sexta-feira, 1 de abril de 2016

Será verdade que o emprego está a cair?

Lembram-se que a geringonça prometeu emprego e crescimento do PIB?

Diziam eles os esquerdistas que o Passos Coelho fez tudo mal. Que, em 2011, Portugal estava muito bem mas que, depois, o Passos Coelho, por opção ideológica, começou com a austeridade (quando deveria ter feito o contrário) que foi a causa da crise do nosso país. Assim, a austeridade causou a crise e não o contrário. 
No dia 26 de Novembro de 2015, com a tomada de posse da geringonça, a austeridade acabou o que se materializou pela reposição dos salários dos funcionários públicos, pelo aumento do salário Mínimo Nacional e pelo fim dos exames dos putos. 
Já lá vão 127 dias pelo que já devemos estar a ver resultados.

O emprego está a ser destruido 4 vezes mais rápidamente que no mandato do Passos Coelho!
Não pode ser!
Mas então a geringonça não tinha prometido que o emprego ia aumentar? Que o Passos Coelho com a sua agenda neoliberal destruiu centenas de milhar de empregos que a geringonça ia reverter?
Não, é mesmo verdade que o emprego diminuiu. Em Novembro de 2015 havia 4495200 pessoas empregadas e em Fevereiro de 2016 já só havia 4430500 pessoas empregadas, uma destriução de 21500 empregos por mês!
Se corrigirmos da sazonalidade (uma conta que o INE faz para tentar corrigir o emrpego sazonal), nos 53 meses de governo do Passos Coelho houve uma destruição de 3750 empregos por mês enquanto que nos 3 meses até fevereiro que leva a gerigonça houve uma destruição de 12400 empregos por mês.
Com a política de "crescimento e empeego" o Costa está a destruir quatro vezes mais empregos que o Passos Coelho destruiu!

Fig. 1 - Evolução do emprego, Nov 2015 - Fev 2016, corrigido da sazonalidade (fonte: www.ine.pt)


As previsões para o crescimento estão em queda.
Tirando os 12 sábios da geringonça, toda a gente com pelo menos um neuroneo indicam que o crescimento em 2016 vai ficar abaixo ao crescimento de 2015 (o FMI 1,4% e Banco de Portugal 1,5%).

 Fig. 2 - Estou a ver que vou ter que deixar a boa vida e voltar a trabalhar em joelharia.


É uma vergonha.
Claro que os esquerdistas, na tentativa de se manterem a flutuar mais um ou dois mesitos, vão dizer que os números ainda não permitem dizer nada e que precisam ser lidos com olhos de quem sabe. O Louçã (que se diz defensor das liberdades de expressão em Angola) vai mesmo propôr "a troca bloggista mais racista e odiado do Mundo pelos lutadores pela liberdade de expressão angolanos e lá que o esfolem vivo e entreguem aos pedaços como comida para as hienas e abutres."
 Mas é uma vergonha tantos anos de retórica esquerdista a falar no "outro caminho" e, agora que começaram o "outro caminho", a economia engasga.


O que será joelharia?
Não é erro ortográfico mas sim um regionalismo de Gondomar. Trabalhar em joelharia é trabalhar de joelhos! O trabalho tanto pode ser feito na admissão do ar ou às quatro rodas.



2 comentários:

Judge Dredd disse...

Não foi a mundança de Governo que fez a queda do emprego mas sim o aumento do SMN(como todos sabemos aumentos de SMN tem tendencia para abrandar o emprego).
E com o abrandamento das economias emergentes(em especial da China) é natural que tambem as exportações abrandem(aliás já estavam a abrandar desde o 3º trimestre).

Queria deixar lhe 2 questões professor:
A primeira é a problematica da resolução dos bancos que continua a castigar o erario publico(a conta de 3 bancos já ascende a 20 mil milhoes).
Como é que se pode arranjar uma solução á escala europeia sem castigar os contribuintes?

A segunda é sobre a recente "leak" sobre uma conversa entre 2 membros do FMI em que quer forçar os boches a restruturar a divida da Grecia.
Não acha que a possivel restruturação da divida é a machadada final nos programas de ajustamento totalmente desenquadrados e cegos que foram impostos nos paises com defices excessivos?

Carlos Miguel Praxedes disse...

Este artigo é um hino às melhores comédias! Só podia ter sido escrito no dia em que foi escrito.

Parabéns ao autor! Viva o dia das mentiras.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code