sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O hotel/mamarracho da Douro Azul

Ok, o trabalho do Mário Ferreira é notável. 

Nos últimos 20 anos, com a Douro Azul, tem feito maravilhas pelo desenvolvimento e promoção do turismo no Douro. Se isto é verdade, também é verdade que é um parolo, com gostos de matarruano.
Se na vertente empresarial é pertinente a construção de um hotel na escarpa da Serra do Pilar, em termos de arquitectura, a proposta da Douro Azul é um mamarracho total.

Mário, repara no Hotel Pestana na Ribeira.
Havia umas casas velhas na Ribeira do Porto, uns arquitectos pegaram naquilo e, sem qualquer alteração das fachadas, fizeram um hotel de 5 estrelas. 
Desafio as pessoas a, quando visitarem a Ribeira do Porto, a observarem a fachada do hotel virada para o Rio Douro. Não nada que diga quando acaba o hotel e começam as outras casas, talvez apenas as janelas estarem mais limpas.
Está um trabalho perfeito

Fig. 1 - Hotel Pestana 5* na Praça da Ribeira, Porto, Portugal

Na margem esquerda há oportunidade para fazer coisas importantes.
Mas nunca um mamarracho, nunca um prédio corrido só porque é um hotel.


 Fig. 2 - Local onde o Mário quer meter o mamarracho

  Fig. 3 - Proposta para a arquitectura do mamarracho

Não haverá arquitectos em Portugal?
Portugal tem mais de 25000 arquitectos, é mesmo o país do Mundo com mais arquitectos per capita. Não haverá nenhum que consiga transformar a Escarpa da Serra do Pilar, metendo lá hotéis e outras coisas, num  atracção turística per se?
Não será de meter lá escadas em pedra, restaurantes, moradas para pessoas pobres que tenham roupa a secar na rua e que possam arrendar um quarto a turistas (pois são essas que dar o ar pitoresco), tascas, praças e cafés?
Penso até que deverá de acabar com o quartel da Serra do Pilar e transformar o terreiro numa praça simétrica à da Sé, integrada na escarpa.


Mário, tu já mostraste que és capaz de fazer muito melhor.
Bem sei que és um parolo, pessoa medonha, feia e desdentada (palavras do grande cantor/letrista José Cid), mas, pelo que já fizeste, sei que consegues fazer muito melhor que esse mamarracho que, alegadamente, se semelhante a Veneza.
Bem, quem nunca foi a Veneza, pode acreditar nisso mas, com certeza, nunca mais quererá ir a Veneza.
 Pensa numa coisa que, daqui a 500 ou 1000 anos, ainda possa ser visitado.

Qual ao Ébola...
É só para dizer que, apesar de eu estar pessimista, acabou mesmo. Houve 28657 infectados, morreram 11325 pessoas, morreram 2 em cada 5 pessoas infectada, mas o processo infeccioso foi dado como extinto no dia 6 de junho de 2016.

Quanto ao défice de 2016.
A minha previsão é de 3,7% e, agora, a Fich vem dar-me razão ao apontar 3,4% para o défice (e 1,2% para o crescimento do PIB).
Não sei como o Costa vai conseguir meter o défice a 2,5% e o crescimento a 1,8%.
Se as gaivotas já são um perigo, vacas voadora, quando lhe dá a volta à tripa, meu Deus, chove merda durante meses.

Fig. 4 - O bom é que a merda de vaca também serve para fazer casas (na Índia!)


Que Deus lhes ilumine o caminho.
Maria Clara

7 comentários:

Fernanda Viegas disse...

Plenamente de acordo consigo!

Mário Ferreira disse...

Vivemos num país livre em que cada um pode expressar a sua opinião, no caso deste blogg ou blogger gostaria de dizer que a sua opinião vale o que vale, não sei quais serão os seus critérios de parolo, mas a ver pelo seu Blogg isso também pouco interessa, na vida existe um certo número de parisitas e até abutres que vão estando por perto e sempre que podem tentam a sua sorte, neste caso ao ver um tema mediático o abutre ou parasita tenta capitalizar, como vivemos num país livre deixo-lhe a si a escolha de se classificar como melhor entender... Tenha um dia feliz.

Económico-Financeiro disse...

Estimado Mário,
Fico muito honrado por ter escrito um comentário neste humilde blog.

O Mário é uma pessoa extraordinária, é mesmo o maior empreendedor português mas, na questão do hotel, mostra ser parolo.
E parolo apenas apenas no sentido de alguém "que é considerado como tendo ou exibindo mau gosto".
http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/parolos

Faço força que o seu hotel avance mas será um erro urbanístico muito grande se o hotel for esse caixote.

Tenho a certeza que o Mário vai conseguir fazer melhor, fazer um edifício que passe a ser um marco de integração das duas margens do Douro numa grande atracção turística, semelhante ao que o Museu Guggenheim fez por Bilbau.
Eu gostaria de o fazer mas sou malandro de mais para isso, gosto do conforto do meu sofá. Mas peço-lhe que arranje um arquitecto bombastico, porque não o Tomás Taveira? e que faça uma obra como deve ser.

Este blog não tem fins lucrativos e apenas tem servido para me causar aborrecimentos pelo que o melhor é que ninguém o leia. Mas, quando há pessoas a morrer por esse mundo fora para defender uma ideia, tenho a obrigação moral de defender o que penso ser o melhor para o colectivo.

Um abraço e boa continuação no procurar do engrandecimento de toda a região do Douro, desde a Foz até ao Salto do Castro.

Don Ruãn disse...

BOM...confirma-se...o homem é um parolo. Pela pequenez da resposta e quando resolveu chamar de abutre ao Pedro. Ou ignorava, ou então mostrava alguma categoria na resposta. Mas é como diz o outro, o dinheiro pode comprar tudo mas nao compra bom gosto! ;)

Carlos TROCADO FERREIRA disse...

... "pelo que já fizeste" fica muito melhor, em bom português, que ..."pelo que já fizestes".

Económico-Financeiro disse...

Olá Carlos,
Escapou mas já tratei disso, obrigado.
Quanto ao mamarracho, o Mário seguiu o conselho e decidiu-se pela Real Companhia Velha.
1ab

Anónimo disse...

É muito engraçado ter-se dado ao trabalho de fazer toda esta publicação sem sequer se informar se as informações que tem são correctas. Esse hotel da Douro Azul, apelidado de hotel veneziano, não é para ser feito nesse local, esse terreno que compromete os armazéns de vinho do Porto do lado direito da ponte e o edifício casino da ponte nem sequer pertence à douro azul.. O projecto do hotel veneziano é bem mais douro acima, quase junto à ponte do comboio..

Informe-se antes de dizer asneiras


Boa tarde

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code