terça-feira, 2 de maio de 2017

O nosso crescimento / O congestionamento nas cidades

Hoje vou falar de dois assuntos relativamente importantes.

Um é o crescimento económico do nosso país que os esquerdistas, agora, apelidam de maravilhoso mesmo sendo metade do que os 12 sábios do PS anunciaram vir a ser.
Outro é a mobilidade nas cidades que um maluco, o Elon Musk da Tesla Inc. e da PayPal, diz ser possível resolver com túneis.

Vamos começar pelo crescimento económico.
O nível de vida das pessoas mede-se (com algumas falhas) pelo PIB per capita.
Nos últimos 60 anos observamos 3 tendências de crescimento económico.
   1960/1973 => +7,0%/ano
   1975/2000 => +3,0%/ano
   2001/2008 => +0,5%/ano
Sendo que no ano 2000 o Salário Mínimo Nacional era de 318,20€/mês, como é possível, ao fim de 20 anos praticamente sem crescimento económico, virmos a ter 600€/mês?

Fig. 1 - Evolução do PIB per capita 1990-2015 (dados: Banco Mundial)

Fig. 2 - A boa notícia é que estamos a convergir com a Grécia (percentagem do PIBpc relativamente ao espanhol, dados: Banco Mundial)

O descongestionamento das cidades não passa por mais infraestruturas.
Ao comparar um computador de hoje com um de 1990, as dimensões são iguais mas o de hoje faz 250000 operações no tempo que o outro demorava a fazer apenas uma.
A inovação tecnológica conseguiu meter 250000 computadores onde antes apenas cabia um e com a vantagem de hoje a caixa estar bastante mais vazia.
Com a mobilidade nas cidades, tem que acontecer o mesmo, com as mesmas infraestruturas terá que ser possível reduzir substancialmente o tempo das deslocações.
Não nos podemos esquecer que, apesar de os veículos nos centros das cidades circularem a uma velocidade média abaixo dos 10km/h, não existem qualquer limite físico nem de segurança para que essa velocidade não possa aumentar para os 50km/h.
Mas esse aumento não pode ser imaginado com milhares de milhões de euros enterrados em túneis e viadutos mas sim em sistemas de transportes "inteligentes" ao ponto de os veículos não precisarem de semáforos ou sinais de STOP nos cruzamentos.
 
São dois assuntos light.
É que, depois de tantos meses em estado de coma, convem começar por algo levezinho.
 
Fig. 3 - Depois de 6 meses de coma, com esta imagem deixa de haver o risco de ter um ataque cardíaco
 

8 comentários:

Mário Valente disse...

"Mas esse aumento não pode ser imaginado com milhares de milhões de euros enterrados em túneis e viadutos"

Excepto se o custo da construção desses tuneis (a solução de Elon Musk/Boring Company não inclui viadutos) for 100 vezes menor do que o custo actual.



"mas sim em sistemas de transportes "inteligentes" ao ponto de os veículos não precisarem de semáforos ou sinais de STOP nos cruzamentos."

É precisamente dessa forma que o sistema proposto por Elon Musk funciona, com o adicional de que nem cruzamentos nem semáforos existem.

Jorge Gaspar disse...

A solução para o congestionamento nas cidades já foi encontrada há muito. São os carros voadores. Depois do desenvolvimento dos carros autónomos, será breve o desenvolvimento da tecnologia para carros voadores . Estoirar dinheiro em túneis quando começam a aparecer os primeiros protótipos de carros voadores não faz qualquer sentido.
O Elon Musk tem estado desde o paypal, sempre atrás de ideias erradas. E atrás de muito subsídio estatal também.
Para além disso, com o desenvolvimento da realidade virtual e com a "revolução digital" que parece ainda estar no seu início parece me que iremos assitir a uma desurbanização. Falta apenas conseguir reduzir o tempo das deslocações e aí mais uma vez os carros voadores parecem ser a solução certa.
As pessoas deixarão de crer estar o mais próximas do centro da cidade, porque cada vez, este terá menos importância.

Para além disso o protótipo lançado pela boring company tinha tantas falhas que nem vale a pena levar aquela ideia em consideração.

Mário Valente disse...

"Elon Musk tem estado sempre atrás de ideias erradas"


15.400.000.000 de dólares dizem que não.

https://www.forbes.com/profile/elon-musk/

Silva disse...


Caro PCV

A solução para o crescimento económico sustentável muito rápido só mesmo através de reformas estruturais a começar pela abolição do salário mínimo, liberalização dos despedimentos e abolição dos descontos.

Obviamente que há outras reformas estruturais que devem ser implementadas (que não menciono, por agora) mas estas já devem causar um grande impacto.

As reformas estruturais, acima referidas apenas dependem exclusivamente da vontade/coragem política para as implementar, caso contrário, lá teremos de esperar pelo aumento da pressão financeira para que se vão ajustando as medidas a tomar.

Curiosamente, seriam estas as reformas estruturais que iriam ajudar a descongestionar as cidades e ajudar a repovoar o interior.

Obviamente também não vou mencionar, por agora, as outras consequências das reformas estruturais para além desta.

Jorge Gaspar disse...

Mário isso não quer dizer nada. A Petrobras também era uma grande empresa ainda há pouco tempo. Os donos do BES eram os donos disto tudo. A Tesla tem um grande valor de mercado mas não o deve a nenhum número concreto. Deve-o sobretudo á imagem que criaram do Musk. Sim á imagem que a comunicação social, um pouco por todo o mundo tem criado do Musk. Fizeram dele um novo Einstein. E deve-o também aos subsídios estatais que tem obtido.
Para todas as suas ideias é sempre preciso um subsídio caso contrário a ideia não será rentável.

A ideia do sistema de túneis teria sido uma boa ideia há alguns anos atrás, mas muito difícil de colocar em prática. Hoje existem evidências que a tecnologia que irá permitir existirem carros voadores já está a ser desenvolvida. Mesmo que isso só aconteça daqui por 100 anos (o que duvido muito), que sentido fará construir-se uma infraestrutura rodoviária complicadíssima e caríssima que será construída ao longo de várias dezenas de anos quando sabemos que em breve essa infraestrutura será completamente inútil. Será apenas um fardo.

Enfim. Não sei de que forma o Musk poderá estar certo mas ele é que é o grande genio do momento.

Fernando Gonçalves disse...


Não é sequer necessário haver crescimento económico,basta a inflação.A questão do salário minimo entendida pela Direita ultra liberal é uma fraude,pois o que nos diz é uma das coisas:

- que o proprio crescimento económico vai conduzir a todos prosperarem e por isso o salário mínimo não é necessário,mas nesse caso porquê se preocuparem com a imposição dum salário que é miserável face àquilo que consideram que a economia iria atingir de qq forma com as suas politicas,onde é que o salário minimo causa algum obstaculo?

- ou então que apesar do crescimento económico devemos aceitar o crescimento sem freios da desigualdade,isto é,para o cosme o trabalho ter caido de 60 para 52% no pib não chega,devia-se ir logo para os 40%.

Mário Valente disse...

Jorge, não vou contrapôr. É obvio que você tem uma agenda ideologia e um ódio arreigado ao dinheiro, ao capitalismo e ao capitalismo, como qualquer bom nazi de esquerda. Nao vale a pena.

Jorge Gaspar disse...

Que conversa Mário. Não sou de esquerda, sou liberal/libertário. Aliás o Musk até tem muitos admiradores que são de esquerda. Nem sei como chegou a conclusão que eu sou um nazi de esquerda. Será por ser contra o Musk ser o maior subsidiário de todos os tempos. Será isso? Se calhar ser contra subsídios estatais é ser de esquerda agora.

Se calhar é isso que a malta do breitbart é http://www.breitbart.com/2016-presidential-race/2016/06/29/elon-musk-wins-by-gaming-the-subsidy-game/
Ou o Ben Shapiro https://mobile.twitter.com/benshapiro/status/809095862068465664
Ou mesmo o professor Cosme por não considerar que a ideia do Musk seja realmente uma solução a ter em conta. Ou então é o Mário Valente que se comporta como qualquer bom nazi de esquerda, que há mínima opinião contrária não apresenta argumentos e limita-se a tentar atacar a pessoa.
Seja como for, depois do seu comentário anterior não me parece que faça sentido continuarmos esta conversa.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code