sexta-feira, 24 de abril de 2020

Porque não experimentar lavar os pulmões com lixívia?

Sim, o Trump fez esta pergunta.

Como sabem, o Trump é uma espécie de Israel.
Enquanto que o regime sírio já matou centenas de milhares de muçulmanos e ainda não teve nenhuma condenação na ONU ou manif na Europa a pedir justiça, quando o exército israelita mata meia dúzia deles, deles, tem logo a ONU e meio mundo a queimar bandeiras, pneus e a atacar embaixadas.
Vejamos este exemplode como a comunicação social é tendenciosa contra o Trump.
O governador de NY pediu primeiro 30000 ventiladores e depois mais 10000 e o Trump mandou-lhe 5000 alegando que não iria precisar de tanta coisa. 
A comunicação social caiu logo em cima do Trump dizendo que "É um incompetente e não manda para NY por o governador ser democrata".
Acontece que, até hoje, NY ainda não precisou sequer dos 5000 ventiladores mas a comunicação social nãi diz "O Trump estava certo e o governador de NY apenas pediu 40000 porque o queria prejudicar por ser republicano e favorecer o Biden na sua candidatura às presidenciais."

Vamos à lavagem dos pulmões com lixívia.
Eu tenho uma irmã cujo filho está nos cuidados intensivos há mais de 10 anos, em casa.
Tem insuficiência respiratório que o obriga a ventilação mecânica e a ela fazer-lhe coisas terríveis para ele conseguir continuar vivo.
Quando eu lhe falei na "lavagem dos pulmões" porque li num paper uma referência a isso, ela disse-me que existe mesmo (podem verificar aqui).
E há mesmo, fumadores, que façam esta limpeza como terapia contra o alcatrão acumulado nos pulmões.
Os "especialistas" estavam a dizer que a água com umas gotas de lixívia matam o vírus em um minuto.
Ouvindo isto, o Trump que enquanto presidente continua a falar como se estivesse no café, perguntou se não seria viável lavar os pulmões com isso "Mas é preciso fazer estudos".

Mas o Sr. Dr. disse ainda há bocadinho que a lixívia mata o vírus!

O Costa disse que sabe o que nós sabemos.
Quando um jornalista qualquer perguntou ao António Costa sobre os números de mortos e feridos do Corona-19, ele disse "os números que sei são os números que também sabe".
É a mesma coisa que disse o Bolsonaro "Número de mortos? Eu não sou coveiro" mas de forma diferente.
O Trump ouve este, aquele, e aqueloutro e toma um decisão política mas, de facto, não percebe nada de vírus nem lixívia.

Já agora, a lixívia e o detergente não são venenos.
Se a lixívia fosse venenosa, não a usariam para tratar a água que bebemos nem usaríamos pasta dentífrica para escovar os dentes.
A lixívia, em concentração elevada, é corrosiva. Assim, na concentração que compramos no supermercado, podemos pôr na pele para matar fungos mas um máximo de 1 minuto e não podemos beber.
Mas se forem até 20 ou 30 gotas por litro de água, é totalmente seguro tomar banho de imersão nisso e beber.
E o detergente também não é venenoso, podemos beber um copo de detergente da louça que não morremos disso.

Parece que o Corona-19 já passou.
Já ninguém liga a isso, já somos todos Bolsonaros e Trumps.
O trânsito está a aumentar, já se vêem pessoas na rua e até já se vêem pessoas paradas no passeio a conversar.
De maneira nenhuma parece que continuamos em estado de emergência e que hoje há muito mais pessoas infectadas do que havia há 42 dias, no dia do "fechamento".
Digamos que as pessoas já se convenceram que não há nada a fazer.
Quem tiver que morrer, morre e quem tiver que escapar, escapa.

E quantas pessoas irão morrer?
Se calhar, não vão morrer tantas pessoas como eu previ.
É que fizeram um pequeno estudo em Nova York e parece que por cada teste que deu positivo, há 10 pessoas que tiveram a doença mas que não tiveram qualquer sintoma.
O estudo não tem validade estatística porque as pessoas testadas andavam na rua e eram voluntárias e quem anda na rua e se voluntariza tem maior probabilidade de este estado infectado.
Não sei como criticam o Trump por tudo e por nada e gastam dinheiro a fazer um estudo com tantos problemas de representatividade.
Seria semelhante mas em sentido contrário a perguntar às pessoas na rua quantas horas vêem de televisão por dia.
Mas aceitando como bom que cada pessoa positiva tem 9 que não foram testadas nem têm sintomas. que a mortalidade na China foi de 5,6% dos positivos e que os "da rua" tinham a proporção de idades da população, então, a mortalidade será 15% do anteriormente calculado.
Refazendo os meus cálculos, os USA vão ter 3 milhões de mortos e nós ficamos pelos 140 mil mortos. Dividindo este número por 2 anos, teremos 190 mortos por dia a mais, um aumento de 60% relativamente normal.
Dá valores próximo das previsões apresentados por Trump (de que é como uma gripe mais forte), com uma mortalidade a nível mundial na ordem dos 0,5% da população total, apenas 265 milhões de mortos.

Previsão do número de mortos sob o pressuposto de que na China foi de 5,6% dos positivos, que 90% dos infectados nunca são testados e que os não testados se dividem igualmente por todas as idades (milhões).

3 comentários:

Jaa disse...

A taxa é mais plausível. Também não chegaremos a 100% de infectados é impossível mesmo em roda livre teríamos uns 60%.

Portuendes disse...

De certa forma, nada é veneno, acho eu. Até o cianeto, se for em doses minusculas, não mata ninguém. Tudo depende da dose. Como dizia o meu pai, tudo o que é demais é erro! Experimentem beber 40 litros de água (já agora, NÃO EXPERIMENTEM) de uma vez a ver se não o corpo e as células não ficam saturadas e morrem...

Paulo Fonseca disse...

O Trump não é um engravatado pomposo o que faz com que seja popular com o povinho Americano! Uma maneira de dizer ás elites que eles mandam! Não sei meter o Homer Simpson(uma escolha superior) a gerir o pais so para chatear uns ricalhaços é uma ideia sensata! Penso que a imagem dos EUA sofreu um rude e talvez fatal golpe! Mas poso estar errado!

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code