quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Será que o PIB pode crescer para sempre?

A maioria das pessoas, finas ou burras, professores ou alunos, homens ou mulheres, novas ou velhas, pensa que o PIB não pode crescer para sempre. Como a quantidade de recursos naturais é limitada então, parece por demais evidente que existe um limite físico para o crescimento do que se produz numa economia.
Mas não. O PIB pode crescer para sempre por causa da forma como é calculado.

Como se calcula o crescimento do PIB?
Pegamos em tudo o que se produziu no ano 2010 e multiplicamos pelos preços de cada bem e serviço de 2010. Obtemos assim o PIB a preços correntes.
     PIB(2010) = Quantidades(2010) x Preços(2010)
O PIB corrente de 2011 é maior que o PIB de 2010 se os preços subirem ou se as quantidades aumentarem.
   PIB(2011) = Quantidades(2011) x Preços(2011)
   PIB(2011)/PIB(2010)  = [Quantidades(2011)/Quantidades(2010)]  x [Preços(2011)/Preços(2010)]
Como a subida dos preços não interessa, temos que calcular o PIB com preços constantes de 2010.
Pegamos em tudo o que se produziu no ano 2011 e multiplicamos pelos preços de 2010.
   PIB(2011) = Quantidades(2011) x Preços(2010)
Temos agora o crescimento em "quantidades" dado por
PIB(2011)/(PIB(2010) = [Quantidades(2011)/Quantidades(2010)]  x [Preços(2010) x Preços(2010)]

Crescimento real do PIB
Subtraindo 1 a cada lado da equação, obtemos a taxa de crescimento do PIB em termos de quantidades.
PIB(2011)/(PIB(2010) -1 = Quantidades(2011)/Quantidades(2010) -1

Como é que pode crescer para sempre?
No ano do nascimento de Jesus no Império Romano o PIB per capita a preços actuais seria na ordem dos 200€/ano.  Em termos actuais corresponde a uma pessoa conseguir viver com 250 kg de trigo por ano mais umas hortaliças. Naturalmente que a principal causa de morte na antiguidade era a fome. Se não matassem o povo nas guerras, ele acabava por morrer de fome.
Assumindo Sabendo que o PIB Supondo Em termos médios, nos últimos 2010 anos, o PIB per capita mundial tem crescido a uma taxa de 0.17%/ano.
Nos últimos 40 anos o PIBpc tem crescido 1.6%/ano estando, em 2010, nos 9200USD e o português em 21500USD€.
Para o PIB crescer sempre basta que apareçam continuamente novos produtos (haja inovação tecnológica) que faça os bens existentes tornarem-se obsoletos com o tempo de forma que os preços de cada bem individual diminua ao longo do tempo.
Neste caso, a forma como se calcula o PIB faz com que possa cresça indefinidamente mesmo sob a restrição da quantidade de recursos naturais ser fixa.

O crescimento da China não prejudica o nosso crescimento
Ao pensar-se que o crescimento total está limitado pelos recursos naturais então, o crescimento dos países asiáticos põe em perigo o nosso crescimento.
Mas tal não acontece porque uma economia globalizada faz com que  apareçam novos bens a uma velocidade maior o que induz uma queda dos preços mais rápida e, consequentemente, um maior crescimento económico.

Fig. 1 - Dedico estas duas mulheres nuas a todas as minhas colegas que se sentem diminuídas pela beleza que costumo apresentar. Estas duas são mesmo boas.

Finalmente o Cavaco e a sua reforma
O Cavaco sofre de Alzheimar. Se repararem ele diz "soube agora quanto ganho de reforma da universidade" quando ele já está reformado há 10 anos. Depois, quando lhe perguntaram pela reforma do Banco de Portugal ele não sabia que estava reformado. Na imagem vê-se que ele é tomado de surpresa e aí recorda-se de qualquer coisa mas não sabe o valor. Vai buscar uma memória retrógrada, "fui do nível 18 com cargo de chefia" mas já não faz ideia do que isso é.
Uma vez vi num filme um maluco que disse "Se aparece uma pessoa cega, todos têm pena. Se aparece um maluco, todos se riem e tentam gozar".
Agora é preciso que protejam o homem e não deixarem que enlouqueça em directo.
Temos que deixar o homem em paz senão não vamos ter Cavaco até ao fim do mandato.
Pessoas com muito mais saúde mental que o Cavaco estão em Lares Séniores.

Pedro Cosme Costa Vieira

1 comentários:

Sérgio_Peter81 disse...

Boa, uma posta um pouco mais provocatoria! Na parte do crescimento do piB claro! Que o P.R. está a cada vez menos lúcido devido a velhice todos já estavam a ver (penso eu). Mas quero refutar a ideia principal de que o pib pode crescer para sempre, bom não vou refutar na totalidade (nem se quer refuto nada pois não vou elaborar razões que apoiem a minha opinião, já imaginou!? para cobrir todas as razões e observações que me levam a raciocinar desta forma teria de fazer o meu próprio blog!!Eu gosto mais é de jogar Playstation e ler as postas de quem sabe elaborar os seus raciocinios melhor que eu). A minha ideia é que mesmo numa sociedade saudavél este crescimento tende para zero no infinito seguindo a mesma curva que vi nas previsões das reservas petroliferas, em subiremos até certo nivel max de crescimento e depois este vai declinando( o crescimento abranda, não pára). Não estou a ver o crescimento do pib Chines a ser o meu problema, antes pelo contrário quero os chinocas gordos e preguiçosos(americanizados pra lhes poder vender produtos e serviços, o problema é o espaço de mercado pelo qual todos competimos, é que este tambem é finito,por mais inovação e produtos que possa produzir tem de haver procura= pessoas não só que queiram comprar mas que paguem ou consigam pagar seu justo valor. Tambem acho que o Prof. está muito optimista se acha que tanta gente assim pensa no pib sequer!

E para quando a russia? tenho curiosidade...

Abraço,
Sérgio

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code