segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A Covid-19 é terrível mas não se resolve com paninhos quentes

O pároco da minha terriola morreu de covid-19.

Bem sei que tinha 85 anos mas estava de boa saúde. Deu-lhe a covid-19, desenvolveu pneumonia e, em menos de uma semana, morreu. Fiquei triste mas tive o mesmo pensamento que quando a Dr.a Susana me disse "Tenho uma má notícia para si, a sua mãe acabou de falecer.", já não há nada que possa ser feito a não ser rezar pela sua alma. 

O problema dos problemas da covid-19 é que se espalha como fogo em seara seca, mata e nada pode ser feito para o evitar.

Bem, resolveria o problema se comprássemos comida para 30 dias e ficássemos todos, em todo o mundo, fechados em casa. Mas parece-me que isso não é uma solução que possa ser implementada. 


Se olharmos para a Koreia do Sul, onde todos usam máscara ...

A máscara e mais medidas diminuem a velocidade de aparecimento de novos contaminados mas não consegue derrotar o vírus.

No surto inicial, conseguiram reduzir o número de novos positivos a 7 casos por dia (Ponto A, 3-Maio); no segundo surto, já só conseguiram descer para 17 casos por dia (Ponto B, 18-Maio); no terceiro surto, ficaram-se pelos 29 casos por dia  (Ponto C, 01-Agosto) e; no quarto surto, ficaram-se pelos 71 casos por dia (Ponto D, 03-Outubro). 

Comparando com a nossa média de 5225, os 124 da Koreia do Sul são um número baixo mas o problema é que estão sempre a subir 1%/dia.

 

Evolução de novos positivos por dia (0 é o dia 15/02/2020, dados retirados da wikipédia)

 

A crise económica ainda não começou.

No primeiro confinamento, o impacto nas contas públicas foi na ordem dos 2000 milhões € por mês e, nos meses piores, o PIB caiu mais de 20% e que teria sido ainda mais se não tivessem sido os subsídios do Estado.

Agora, imaginemos que o Governo que que haja "apenas" 5000 novos positivos por dia e que por cada detectado existem outros 2 não detectados. Teremos crise para mais 2 anos.

Arranjará o Estado crédito de 50000 milhões de euros para manter o layoff simplificado mais 2 anos?

Será possível as discotecas, bares, hotéis, barcos turísticos, ginásios, centros comerciais, praias, blá, blá, blá ficarem fechados mais 2 anos?

Será possível a nossa industria de têxteis, vestuário, calçado aguentar com os centros comerciais europeus fechados?


Mas a vacina tem uma eficácia de 90%!

O problema é que o anúncio tem problemas.

Primeiro, decorreu muito pouco tempo. O anúncio refere que apenas na terceira semana de Novembra faz 2 meses que os voluntários levaram a segunda injecção. Assim, não se sabe o que acontecerá ao fim de 6 meses ou um ano.

Segundo, refere que há uma diminuição de 90% nos infectados com sintomas mas não dizem se também diminuiu o número de infectados sem sintomáticos.

Terceiro, em 44 mil vacinados apenas ocorreram 94 infectados com sintomas. Pensando que decorreram 8 semanas, dá uma média de 27 contaminados por 100 mil pessoas por semana o que é exageradamente baixo (Portugal está com 355).

Finalmente, as dúvidas não foram respondidas e ainda ninguém viu os resultados!

Parece-me um anúncio semelhante ao que fizeram os russos e os chineses, é só propaganda.

1 comentários:

Portuendes disse...

Não percebi esta parte: "Terceiro, em 44 mil vacinados apenas ocorreram 94 infectados com sintomas. (...) o que é exageradamente baixo."

Mas não é o que se estava à espera? Que com a vacina o número de infectados com sintomas seja mais reduzido? Ou estou a perceber mal?

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code