quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

A pseudociência das alterações climáticas

As alterações climáticas são a religião dos nossos dias.
Existe um mp3 repetido vezes sem conta de que o clima está a mudar no sentido do aquecimento global e que isso é causado pela humanidade.
Por trás desta ideia está uma religião cientologica porque não se baseia na revelação divina mas, diz, baseia-se em provas científicas irrefutáveis, que todos os cientistas que são sérios confirmam que o aquecimento global existe e é causado pela humanidade.
E, actualmente, o papa desta religião é aquela rapariguinha escandinava.
Quem não aceitar esta verdade, é apelidado dos mais variados nomes e mesmo vítima de bullying. 

Será verdade que o clima está a mudar?
Talvez sim, talvez não.
O que sabemos a partir dos registos fósseis é que o clima da Terra tem fases.
Há escala das centenas de milhões de anos, há períodos quentes e períodos frios.
Os períodos frios chamam-se "idades do gelo" e nos últimos 800 milhões de anos estão registadas 3 idades do gelo, uma há 450 milhões de anos (Andean-Saharan), outra há 300 milhões de anos (Karoo) e a actual ( Late Cenozoic)!.
Por mais estranho que pareça, actualmente vivemos numa idade do gelo que começou há 33,9 milhões de anos!!!!!!!
Há 74 milhões de anos a temperatura estava muito alta e, desde ai, tem diminuído estando hoje ao nível mínimo dos últimos 450 milhões de anos.
É interessante nenhum pregador do Apocalipse climático dizer que a evidência cientifica mostra que o planeta Terra tem hoje a menor temperatura dos últimos 450 milhões de anos.

Dentro de cada idade do gelo, temos glaciações.
Todos aprendemos na escola que existe na Serra da Estrema um vale em U porque aquilo era um glaciar.
Esse glaciar deveu-se ao Last Glacial Period que durou cerca de 100 mil anos e que acabou há 12 mil anos.
Se há 12 mil anos a Serra da Estrela estava coberta de gelo e quando o D. Afonso Henriques lá passou, muito antes de a humanidade queimar combustíveis fósseis, já não estava, então, a temperatura em Portugal aumentou durante esses 11 mil anos.
Nos últimos 800 mil anos houve 8 glaciações mais a "meia glaciação" do Sec XVII
Interessante notar que o gelo que cobre o Ártico (e que agora está a derreter) só se formou há 2,58 milhões de anos (Quaternary glaciation) e há apenas 34 milhões de anos não havia gelo a cobrir a Antárctica (Late Cenozoic Ice Age).
.
Será a humanidade a culpada?
No passado não havia humanidade nem se queimavam combustíveis fósseis e houve períodos muito quente e períodos muito frios.

Resumindo e concluindo.
O clima da Terra oscila muito ao longo dos milhões de anos, havendo períodos muito frios em que o gele cobre quase tudo e períodos quentes em que chega a haver floresta tropical em quase toda a parte, mesmo próximo dos pólos.
Actualmente, vivemos num período frio, a glaciação do quaternário, que é sabido ter períodos de maior frio e de maior calor.
Sendo que, historicamente, o clima oscila muito, não se pode excluir que a temperatura global esteja a aumentar.
Mas também nenhum cientista pode afirmar que a causa desse aquecimento é a acção da humanidade e. menos ainda, a queima de combustíveis fósseis.
É tudo uma questão de fé.







1 comentários:

Anónimo disse...

As alterações climáticas poderão ser uma questão de fé, mas a poluição provocada pelo Homem é um facto. Assim, para não melindrar os infiéis, e mobilizar judeus e gentios, deixemos de falar em aquecimento global e, todos juntos, arregacemos as mangas para trabalhar a sério em prol da vida humana no planeta azul, que está a ser destruída pela poluição provocada pelo Homem!

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code