Nas notícias de Portugal, Brasil são novelas e o julgamento do Bolsonaro.
Não sei o que os brasileiros pensam no seu dia a dia sobre a situação, se pensam que o Bolsonaro estar ou não na cadeia se lhes melhora a vida. O que penso, estando muito longe, é que não deve ser o maior problema do brasileiro médio.
Penso que o descontentamento, a existir, e que justifica que hoje nas ruas portuguesas só se ouçam brasileiros, é o facto de nos anos 1970-80 o nível de vida se ter aproximado rapidamente da média mundial, em 1980 atingiu 108%, desde então, está lentamente a afastar-se, para baixo, estando já com apenas 80%.
Com Portugal tem acontecido o mesmo mas desde 2001 e até mais rápido mas a vantagem relativamente ao Brasil é que ainda está 80% acima da média.
Se estivéssemos em 1980, a grande potência em 2025 seria o Brasil.
Nessa altura o Brasil estava com 108% e a China com apenas 7% da média mundial. Mas em 2025 o Brasil está relativamente pior do que estava em 1980 e a economia chinesa explodiu.
O Brasil foi a potência adormecida que parecia ter acordado em 1965. O problema é que decorridos 15 anos, voltou a adormecer, dando a vez à China.
Portugal também estava bem encaminhado até vir o Euro. No meu intender, a nossa política de rendimentos e preços é incompatível com pertencer a uma zona monetária mas quem sou eu!
0 comentários:
Enviar um comentário