quinta-feira, 28 de maio de 2020

Corona? "Está tudo bem", dizem o Costa e o Marcelo.

O Galileu introduziu na ciência um axioma interessante.
No contexto da discussão entre "A Terra anda à volta do Sol" e "O Sol anda à volta da Terra", o Galileu confirmou sobe juramento que "O Sol anda à volta da Terra" mas também disse que "por mais que eu o afirme como verdade, isso não altera a realidade."
Essa verdade aplica-se como uma luva à actual situação do Corona-19.
Por mais que digam que o Trump e o Bolsonaro são umas bestas que poderiam ter salvo dezenas de milhar de pessoas se tivessem feito um confinamento mais violento, mais cedo e durante mais tempo e que nós, comandados pela dupla Costa + Marcelo com a ajuda do Rio, conseguimos um milagre porque atacamos o problema como deveria ser atacado, isso não altera em nada que o confinamento não pode durar para sempre e que, quando acabar, o vírus re-ataca.

Olhemos para a Coreia do Sul.
A KS é a democracia que tem há mais tempo o Corona. O primeiro caso apareceu no dia 20 de Janeiro e passados um mês tinha apenas 100 casos positivos. Se compararmos com Portugal, ao fim de um mês tínhamos 9000 casos positivos.
O o número de casos foi aumentando mas, considerado de forma unânime, depois de a KS ter implementado a melhor política de prevenção e combate à propagação do Corona-19, com sistemas informáticos de "perseguição" de todas as pessoas, toda a gente com máscara em toda a parte e distanciamento social,o número de contaminados foi lentamente diminuindo até, ao fim de 105 dias, ter havido num dia apenas 2 novos casos.

Aleluia - O Corona foi derrotado!
Disseram todos "Se fizermos como a KS, também vamos conseguir derrotar o Corona-19".
O Costa+Marcelo fizeram como a KS e salvaram-nos da morte certa.
Pelo contrários, as bestas negacionistas Trump e Bolsonaro (e os Suecos) condenaram os seus povos à morte mais do que certa.

Mas a realidade não se altera com anúncios nem por decreto.
O Corona-19 é como um incêndio em que o rescaldo é dificílimo.
Os vírus andam por aí há milhares de milhões de anos e não vai ser agora o Costa nem o Marcelo que vão decretar que, com uns panitos na boca, este bicho vai desaparecer.

O problema é a dinâmica ter "duplo regime".
Há pessoas infectadas, as toupeiras, em que o vírus não se reproduz abundantemente, mantém-se quase imperceptível e a pessoa não tem sintomas. Estas pessoas conseguem contaminar outras mas é poucas, talvez 10 toupeiras contaminem 7 novas pessoas. Chamo-lhes toupeiras porque quase que ninguém as vê.
Depois, há infectados, as gaivotas, em que o vírus reproduz abundantemente e a pessoa é altamente contagiosa.Chamo-lhes gaivotas porque fazem muito barulho e largam coisas desagradáveis que corroem os carros.
Podemos ter um longo período sem novos positivos e o vírus continuar vivo transmitindo-se entre toupeiras até que aparece uma gaivota na cadeia de transmissão.
Assim que se baixa o nível de confinamento, uma simples gaivota inicia um surto que faz ressurgir o problema.

É o que vemos na Coreia do Sul.
Na KS,  depois de mais de uma semana com uma média de 5 novos casos por dia, surgiu um surto num bar gay que, numa semana, multiplicou por 9 mo número de novos casos. , no espaço de 4 semanas, surgiram dois "especiais" que deram origem a 2 surtos com um r próximo de 9 (cada infectado infectou 8,9 pessoas).
Apesar de cada surto apenas durar cerca de uma semana, rapidamente, os números passaram de quase zero para 100 novos infectados por dia.

Fig. 1 - Evolução do número de novos positivos por dia na Coreia do Sul (dia 1 é 20 Jan)

E como estamos em Portugal?
Depois do desconfinamento envergonhado de 4 de Maio, o número de novos casos começou a aumentar.
Se, durante o confinamento total, cada 100 infectado contaminavam 86 novas pessoas, depois de 4 de Maio, esses 100 infectados passaram a infectar 104 pessoas.
Recordo que o efeito do desconfinamento demora 14 dias a fazer efeito.

Fig. 2 - Evolução do número de novos positivos por dia em Portugal (dia 1 é 4 Março)

Conclusão?
Apesar de estando tudo fechado o número de novos casos de Corona diminuir, como o confinamento não pode durar para sempre sobe pena de morrermos todos de fome, temos apenas estado a perder tempo e dinheiro.
O que precisamos implementar é a Sociedade do Corona.
Da mesma forma que em África vivem com a Malária, Sida, Dengue, Cólera, fome e miséria, temos que redesenhar a nossa sociedade de forma a podermos conviver com o Corona-19.

Quanto à vacina.
Num inquérito, metade dos Norte-Americanos responderam que, mesmo que seja criada uma vacina anunciada como 100% eficaz contra o Corona-19, não se vão vacinar porque têm medo que os curtos prazos de desenvolvimento e teste não garantam a segurança da mesma.
Se vemos em Portugal que as pessoas deixaram de ir às urgências do hospital com medo de serem contaminadas, aceita-se o medo dos Americanos.
E recordo que há muitos pais que não querem vacinar as suas crianças por causa do mito de que as ditas podem causar o autismo (parece que, antes de haver vacinas não havia autismo:-) mas também não havia telemóveis).

2 comentários:

ADM disse...

Caro Pedro, vc esta cada vez mais com pensamento feminino. Recomendo no twitter Henry Makow, David Icke, Rollo Tomassi, Dr Shiva. Voce está a ser uma desilusão.

Silva disse...

Caro PCV

Certamente conhece a palavra sabotagem

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code