quinta-feira, 9 de junho de 2022

É uma imoralidade subsidiar carros eléctricos

Os carros eléctricos têm "incentivos".

Têm isenção do IUC, do ISV e do IVA sobre o ISV e ainda há 5 milhões € para os primeiros compradores do ano.

Isto é imoral porque, por um lado, só quem tem muito dinheiro é que compra carros eléctricos (o carro eléctrico mais vendido em Portugal, o Tesla Model 3, tem um preço mínimo 55000€) e, por outro lado, existem muitas pessoas com muitas dificuldades económicas a viver em locais, fora dos centros das grandes cidades, com inexistentes ou muito caros transportes públicos.

Sendo assim, o incentivo à compra de veículos eléctricos deveria maior em termos percentuais mas  apenas para quem tem dificuldades económicas e que têm dificuldades de transportes.


A minha ideia de veículo eléctrico é a trotinete!

Os decisores políticos, sejam ministros, presidentes da câmara ou da junta devem começar por dar umas voltas de trotinete pelas suas terras para verem como um meio de transporte tão barato é cómodo e poderoso. As voltas permitiriam rapidamente identificar as políticas erradas que estão a ser tomadas como seja o empedrar nas zonas centrais e de maior densidade das cidades.

Basta meter, no meio do empedrado, uma pista lisa com 40cm de largura, como se fosse uma pista para o eléctrico. A pista deve estar no meio da linha de tráfego de forma a que os carros não a possam utilizar, sob pena de degradação. 

Fig. 1 - As vias empedradas têm de ter uma faixa central lisa para as trotinetes poderem circular


Mas vamos à economia da trotinete.
A minha trotinete custou-me 280€, tem uma autonomia de 20km a 12km/h e de 15km a 24km/h.
O vendedor diz que vai dar para 12000km mas vamos supor que também está errado, que só vai dar para 8000 km, um custo de 280/8000 = 0,035€/km.
A electricidade implica um custo de 0,005€/km.  
Somando as duas parcelas dá 0,04€/km.

Uma pessoa que precise fazer uma viagem de 7,5 km (que é a extensão média das viagens em Lisboa), demorará cerca de uma 30 min e terá um custo de 0,30€. Em comparação, um taxi custa 6,00€ durante o dia e 7,35€ durante a noite e uma viagem ocasional em autocarro custa 2,00€.


Finalmente, o subsídio à aquisição do veículo elétrico.
Eu lavo a roupa a todas as pessoas necessitadas que mo pedem e isso inclui o José Alberto que é esquizofrénico, tem 52 anos e vive sozinho numa pensão muito fraquinha a 100 m da minha casa com uma pequena pensão, disse-me que recebe 297€/mês, para tudo.
O moço, quando precisa ir a algum lado, seja comer na cantina social, ao centro de saúde ou visitar um amigo, tem de ir a pé.
No outro dia, para experimentar se "um maluco" consegue andar de trotinete e porque ele me andava sempre a pedir, disse-lhe. Zé, pega a minha trotinete e vai dar uma volta.
Nos primeiros 10 metros percorridos oscilou mas ao fim de 50 metros já parecia um profissional.
Supondo que o "desgraçado" paga 100€ para dar valor ao equipamento, 5 milhões de euros por ano davam para quase 30 mil trotinetes.

Vejam só a quantidade de pessoa precisadas (incluindo crianças das aldeias que têm muitas dificuldades no deslocamento para a escola) era possível ajudar com um subsídio que é dado apenas a ricos.


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