Eu tenho sido um critico dos carros eléctricos.
E a minha crítica tem a ver com o preço que é muito mais elevado que os carros a gasolina.
Para avaliarmos o custo de um veículo eléctrico, comparemos o ZOE e o Twingo que são dois carros equivalentes, o primeiro eléctrico e o segundo a gasolina.
O Twingo é um nadinha mais pequeno que o ZOE mas atinge uma velocidade máxima maior.
ZOE Limited Flex Z.E. 40
Preço (sem bateria) = 28992€ (ver)
Leasing da bateria = 38€/mês + 0,05€*km, mínimo de 69€/mês (ver)
Consumo de 19kwh/100km (revista Autoesporte)
15000km/ano, amortização em 15 anos, carga na hora de vazio (0,12€/kwh), taxa de juro de 2%/ano.
Amortização do carro -> 0,15€/km
Leasing da bateria -> 0,08€/km
Energia -> 0,02€/km
Total = 0,015 + 0,08 + 0,02 = 0,25€/km.
Preço da electricidade (bateria + energia na tarifa média) = 0,80€/kwh
Twingo Limited
Preço = 11240€
Leasing da bateria = 0€, bola, batata
Consumo = 4,2 l/100km
15000km/ano, amortização em 15 anos, Gasolina (1,60€/l), taxa de juro de 2%/ano.
Amortização do carro -> 0,06€/km
Leasing da bateria -> 0
Gasolina -> 0,07€/km
Total = 0,06 + 0,0 + 0,07 = 0,13€/km.
Comparação
Por quilómetro percorrido, o preço do Twingo Limited é metade do preço do ZOE.
E a gasolina do Twingo Limited ainda paga 0,03€/km em ISP (com IVA) e a tarifa dos 0,12€/kwh é insustentável quando houver um número significativo de veículos eléctricos.
Quem não acreditar nestas contas só pode querer viver enganado.
Em 2017, cada português pagou 525€ em impostos relacionados com os automóveis a combustíveis fósseis.
Se andássemos todos em automóveis eléctricos, onde iria o Costa buscar os 5500 milhões de euros?
Quadro 1 - Evolução dos impostos sobre os veículos a combustíveis fósseis (www.dgo.pt)
Ano | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 |
ISP | 3169 | 2530 | 2434 | 2409 | 2306 | 2116 | 2102 | 2093 | 2117 |
ISV | 1187 | 918 | 693 | 809 | 627 | 362 | 352 | 466 | 573 |
IUC | 150 | 150 | 128,4 | 146 | 173,6 | 197,3 | 255,6 | 276,4 | 285 |
IVA* | 1002 | 793 | 719 | 740 | 674 | 570 | 565 | 589 | 619 |
Total | 5507 | 4391 | 3975 | 4105 | 3780 | 3245 | 3275 | 3424 | 3595 |
Ano | 2016 | 2017 | |||||||
ISP | 3259 | 3364 | |||||||
ISV | 672 | 757 | |||||||
IUC | 310 | 334 | |||||||
IVA* | 904 | 948 | |||||||
Total | 5145 | 5403 |
Será que os veículos eléctricos têm futuro?
Prevejo que terão um grande futuro mas em pequenino!
Veio o motor a explosão e já foi possível construir automóveis e, mais tarde, motorizadas.
Estando as baterias cada vez mais económicas e leves, fica aberto o caminho para a miniaturização dos meios de transporte.
Os mini, micro e nano meios de transporte.
O Tesla está a fazer carros electricos semelhantes ao que de melhor há em carros a gasolina. Caros confortáveis, enormes, potentes, bonitos mas também estão a aparecer novos veículos que não têm nada a ver com esse design.
Serão veículos de baixo peso (inferior a 50kg), baixa potência (inferior a 1500W), baixa capacidade de armazenamento (inferior a 1 kwh) e pequena autonomia (inferior a 50km).
Os mini-veículos.
Scooters, bicicletas, cadeiras de rodas e caixões motorizados!
Por exemplo, uma bicicleta com uma potência de 250W e uma bateria de 0,4 kwh (1% da do ZOE 40), tem uma autonomia de 40km para uma velocidade média de 20km/h. Terá um preço na ordem dos 500€ e um custo na ordem dos 0,10€ numa viagem de 10km que, na cidade do Porto, custa 1,60€ de autocarro (bilhete Z2).
O site da CP diz que "são permitidas bicicletas elétricas (com potência máxima contínua de 0,25 kW), desde que em dimensão/espaço ocupado, não considerando a bateria, se assemelhem a uma bicicleta tradicional." (ver)
Fig. 4 - Este veículo tipo caixão (bicicleta a pedal Arion1) anda a 120km/h com 750w de potência, 1 cavalo. Tem câmaras em vez de janelas.
Os micro-veículos.
Patinetes/trotinetas
Os nano-veículos.
Também vão aparecer skates, patins e mesmo sapatos eléctricos!
Sapatos? Estarão a pensar, "Que absurdo, o bloguista enlouqueceu de vez"
Mas é nos sapatos eléctricos que eu vejo mais futuro.
O que vai ser pedido ao Estado.
Não é subsídios nem isenções fiscais mas vias onde os micro-veículos e as pessoas com sapatos a motor possam circular em segurança. Se se construíram auto-estradas especialmente para os carros, também vai ser preciso construir vias de circulação para os micro-veículos que não umas pinturas amarelas a dizer "via para bicicletas".
Também é preciso construir locais de aparcamento seguros, de onde seja difícil roubar os micro-veículos e onde possam ser recarregados.
5 comentários:
Se usar como exemplo o novo Leaf 40, o meu ficou por 28.000€, novo, nacional e já com baterias.
O meu consumo é de 15kWh/100km, o que dá 1,50€/100km já com IVA.
Resumindo, as contas com o meu VE são mais favoráveis aos VEs.
https://observador.pt/2018/11/21/estas-baterias-fazem-os-carros-andar-mais-e-custar-menos/?utm_source=Newsletters+Observador&utm_campaign=1c8b372eac-EMAIL_CAMPAIGN_2018_11_21_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_4e99f7d1e5-1c8b372eac-183807313
Prof. o que acha destas novidades?
Pedro Figueiredo
Olá Anónimo.
Também vi essa notícia e penso que as baterias vão ficar cada vez mais baratas mas, prevejo, essa redução de preço vai ser mais utilizada em novos meios de transporte totalmente revolucionários que já estamos a ver (as patinetes como lhes chama os brasileiros)e os "caixões motorizados" quando vierem os carros autónomos.
Não é possível continuar a abastecer os carros com electricidade a 0.10€/kwh (e, muito menos, gratuitamente como acontece actualmente ainda nos "postos lentos").
Excelente analise. Muita da tecnologia já existe: https://www.razor.com/products/skates-trikes/turbo-jetts/
Basta a UP e CMP criar uma via para estes meios entre o IPO/HSJ/FMUP/FEUP/FEP/Areaosa/ULusiada/estaçãoNáuVitoria/Estaçãocontumil, para o conceito atingir masa crítica
Softball bat possibly disparaged some sort of racehorse what individuals received your bad luck, on his or her enjoy, to be branded Otto Floto. https://imgur.com/a/SllR6TM https://imgur.com/a/QPUtcwr http://le68hkt1bf.dip.jp https://imgur.com/a/KF2jDpz http://cg9yp43sl9.dip.jp https://imgur.com/a/GcFLDkR https://imgur.com/a/5KQ2j0V
Enviar um comentário