domingo, 8 de março de 2020

Estamos preparados! Ha ha ha ha ha.

Deixa-me rir.

O vírus vem de fora, seja de Espanha, Itália ou outro país qualquer, e cai algures cá dentro como se fosse um "bombista suicida" que não sabe que leva uma bomba. 
Depois, o "bombista" explode libertando o vírus que vai transformar as suas vítimas em novos "bombistas ".

Para haver propagação.
Cada "bombista" tem que contaminar mais do que 1 nova pessoa a que se dá o nome de Número Reprodutivo. 
Mas, contrariamente do que dizem os especialistas na comunicação social quando comparam o Corona com a Gripe, não é relevante se esse número é 1,3 ou 5 pois não influencia a percentagem de população que será contaminada mas apenas o dinamismo (juntamente com a duração do Ciclo de Contaminação - o tempo médio que demora uma pessoa a contaminar outra).

Uns números.
Vamos supor que o número reprodutivo é 5 mas a duração do ciclo de contaminação é de 10 dias. Neste caso, o número de contaminados duplica a cada 4,3 dias. Se o número reprodutivo for de "apenas" 1,3 mas a duração do ciclo de contaminação for de 1 dia, teremos um dinamismo maior, com o número de contaminados a duplicar a cada 2,6 dias.
Para reduzir a dinâmica da propagação é preciso reduzir o número de pessoas que o "bombista" arregimenta e também aumentar o tempo entre contaminações.
Mas não é suficiente para parar a propagação que só acontece quando o número reprodutivo ficar abaixo de 1.

Se estivéssemos a semana passada preparados, a nossa dinâmica teria sido melhor que a chinesa.
E não foi.
Se na China, apanhada de surpresa, sem qualquer preparação, inicialmente o número de contaminados duplicou a cada 2 dias, em Portugal está a duplicar a cada 1,7 dias!!!!!!!!
No Domingo passado havia zero casos.
Este Domingo há 30 casos.
Estendendo a sequência, no próximo Domingo já teremos 527 casos dos quais cerca de 120 vão precisar de importantes cuidados médicos.

Evolução dos casos em Portugal (pontos a vermelho) e previsão (linha a tracejado, MMQ)

Não quero estender-me muito!
Porque os mecanismos que o governo tem anunciado que estão preparados devem começar a ser implementados.
Mas se tudo continuar "preparado" como temos visto, daqui a 15 dias já estaremos próximos dos 10000, DEZ MIL, infectados com 2000 a precisar de internamento hospitalar.
E ouvi eu na TV que o hospital de campanha instalado nos jardins do Hospital de São João no Porto tem capacidade para 12 pessoas!!!!!!!!!!

Vamos à mortalidade!!!!!!
As pessoas que morrem hoje fazem parte de um grupo que apresentou sintomas há 14 dias.
Então, para calcular a mortalidade, temos que dividir o número de mortos pelo número de doentes há 14 dias que se obtém como a soma dos recuperados mais os mortos.
Se dividirmos o total de mortos, 3097, pelos total de recuperados, 51091, mais os mortos, na China encontramos uma mortalidade de 5,3%. No caso da Itália, para 366 mortos temos apenas 622 repuperados o que dá uma mortalidade de 37%!!!!!!!

A mortalidade na Itália é astronómica!
Uma em cada 3 pessoas morre!!!!
Será por serem velhos ou porque houve uma mutação?
E o nosso vírus veio de Itália.
E ainda há quem continue a dizer que o Corona é como uma gripe que mata cerca uma pessoa em cada 1800 contaminados mas um bocadinho mais forte?
Eu acho que é preciso entrarmos rapidamente em pânico e começarmos a fazer na Europa as coisas à moda da China.

A Grande e Democrática Coreia do Norte tem zero infectados ... vivos.

3 comentários:

anónimo disse...

Na Coreia do Norte resolvem logo todo e qualquer caso que apareça. Tiro na cabeça... e pronto!

Anónimo disse...

A comunicação social dos especialistas continua a insistir que as máscaras não são eficazes. Mas nenhum especialista explica porque é que em Macau há mais de um mês que não tem novos casos.
https://streamable.com/iwv7t

Anónimo disse...

...E sim, tudo indica que a "nossa" estirpe é a mais agressiva, como a italiana. Se nada de mais radical for feito o tal número reprodutivo só será inferior a 1 quando houver menos gente para infectar do que infectados.

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code