quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Portugal vai duplicar o PIB nos próximos 20 anos é a anedota do século.

Vou pegar apenas em 3 gráficos que mostram a evolução de Portugal nos últimos 52 anos.

No primeiro gráfico mostro a evolução do PIB  (o que traduz o nível de vida de cada português, em média) e localizar no tempo a entrada na UE-União Europeia e na ZE-Zona Euro. Os dados são do Banco Mundial.

Entre 1970 e 1999, o crescimento português foi de 3,5%/ano, o que sonha a SEDES. Mas de 2000 em diante, o crescimento reduziu-se para 0,6%/ano.

O que a SEDES está a pedir que voltemos a crescer entre 1970 e 1999. Pegar no que aconteceu entre 1970 e 1999, isto é, chamar de volta o Marcelo Caetano, a emigração massiva para a França. o período revolucionário e os 10 anos de Cavaquismo.

Parece-me difícil!

Fig. 1 - PIB português e evolução pedida pela SEDES

Mas mais grave é o que se acontece em comparação com os a Zona Euro.Entre 1970 o nosso PIB per capita convergiu com a média da Zona Euro 0,4 pontos percentuais por ano mas, a partir de 2000, está a divergir 0,1 ponto percentual por ano com a média da ZE.
O que a SEDES diz ser capaz de ensinar os governos e os portugueses a fazer aé a forma de passarmos a ter uma convergência de 1,8 pontos percentuais por ano.


Fig. 2 - PIB per capita português relativamente ao da ZE

Ainda estamos abaixo do PIB potencial de 2008.
Se ampliarmos com dados trimestrais do Banco de Portugal a evolução do PIB, vemos que a tendência de evolução do PIB potencial no período posterior à entrada na Zona Euro é de 1%/ano mas que, decorridos 14 anos da Crise do Sub-prime de 2008, ainda estamos abaixo da tendência de longo prazo.
Se em 14 anos ainda não retornamos à tendência de +1,0%/ano, como podemos sonhar em termos nos próximos 20 anos uma tendência de crescer 3,5%/ano.


Fig. 3 - Evolução do PIB trimestral entre 1995 e 2022 (dados, BP)


É impossível duplicar o nosso PIB nos próximos 20 anos.
É um discurso de candidata a miss mundo, terminar com o sofrimento na Terra, as alterações climáticas, a fome e a guerra, especialmente na parte que afecta as crianças e os lgbtqia+.
Atendendo a que a nossa economia está intimamente ligada às economias dos nossos parceiros da Zona Euro, não se prevê nos próximos anos descobertas de petróleo e gás natural, é impossível Portugal passar, de uma divergência de 0,1pp/ano para uma convergência de 1,8pp/ano com a ZE.
Nem que cá volte a Nossa Senhora de Fátima acompanhada pelo seu filho Jesus Cristo, ambos em corpo e alma.
Digamos que este livro da SEDES é um fair divers, uma anestesia para retirar o holofote da desgovernação do Costa que mais não faz do que encaminhar-nos para a pobreza.
Vamos duplicar o PIB mas, em vez dos 20 anos de vida sonhados, vai demorar 70 anos de vida vividos. 

O que diz o irmão rico ao irmão pobre?
- És tão rico, dá-me cem euros para me ajudar na prestação da barraca.
- Se começares hoje a trabalhar 12 horas por dias, daqui por 20 já não precisas dos meus cem euros porque já terás a casa mais do que paga.

Fig. 4 - Pai, eu gostava tanto que a Marisa fosse minha namorada! - Meu filho, se fores médico e trabalhares muito, daqui a 20 anos vais ter dinheiro suficiente para a conquistar. - Mas nessa altura, a Marisa vai estar velha e gorda! 



0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code