quarta-feira, 25 de outubro de 2023

O conflito Israel-Palestina resulta da aplicação no tempo do conceito de descolonização.

Como sabem, Portugal tinha colónias que descolonizou.

No Séc. XX a humanidade começou a reconhecer que os povos nativos tinham direito ao seu território e a formarem o seu país.

O problema está no tempo, de saber quando foi a colonização operada.

As pessoas que apoiam Israel acham que o seu país é o território do Reino de Israel do tempo do Rei David, isto é, no ano 1040 AC, quando a grande maioria da população professava o judaísmo. 

Depois, vieram colonizadores que destruíram a cultura do povo judeu, babilónios, gregos, romanos e, por fim, os árabes de forma que, em 1500, só 2% da população de Israel professava o judaísmo.

Apesar de não haver lá judeus, quem hoje apoia Israel acha que esse povo, mesmo vivendo durante gerações e gerações na Europa, são os únicos donos daquele território e todos os outros que lá estão estão são colonizadores que têm de se ir embora dali.

Da mesma forma que vieram milhões de pessoas das colónias de volta para a Europa, os defensores de Israel acham que as fronteiras têm de ser as de há 3000 anos e, quem não se conformar com isso, tem de ser ir embora, para a arábia de onde são originários.

Comparação do Reino de Israel do tempo de David (riscado a preto) com o Israel actual (esverdeado claro)

Até onde no passado vai o conceito de colonização?

Há quem pense que os muçulmanos que vivem no Reino de Israel são nativos de lá porque esse povo já lá vive há 50 gerações mas são árabes invasores, em 636 cercaram Jerusalém que só aguentou 6 meses. 

Bem sei que foi há muito tempo mas o que é muito tempo para um povo?

Este problema também se passa com o Tuaregues do Norte de África que são os verdadeiros nativos que foram ocupados pelos árabes no ano 689 ou para os índios americanos. 

Também nós Portugueses somos mais romanos, colonizadores, do que celtibéricos (o povo colonizado).

Claro que podem dizer que, provavelmente, os muçulmanos que vivem em Israel são geneticamente descendentes de judeus que se converteram mas são outra cultura. E os povos fazem-se de cultura.


Algum dia o conflito terá solução?

Talvez um dia, as pessoas se convençam que primeiro está viver bem e deixem de guerrear porque uns dizem que os nativos são os de há 3000 anos e outros dizem que são os de há 1300 anos.

Mas isso não vai acontecer nos nossos tempos.

O que eu sei é que o PIB per capita na Palestina está nos 3000€/ano, no Líbano, na Jordânia e no Egipto está de 4200USD/ano (na Síria está nos 550USD/ano) e em Israel está nos 55000USD/ano.

Sim, mesmo com enormes problemas de segurança, o PIB per capita de Israel é 13 vezes o PIB per capita dos países vizinhos Líbano, Jordânia e Egipto e é mais do dobro do português.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code