segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Será que o Costa nos preparou para as nuvens negras que vejo no horizonte?

Há várias verdades na vida e uma delas é que as crises se repetem.

Por mais que se contestem os avanços da ciência económica, há algo que não pode ser colocado em questão. É que a economia tem tendência para crescer ao longo do tempo mas sofre de ciclos económicos, isto é, em metade dos anos o crescimento económico é maior do que a média e em outra metade dos anos a economia cresce menos que a média. Em particular, há anos em que a economia regride.

Olhando para os dados desde 1960 do PIB per capita, Portugal cresceu 2,76%/ano e os USA 1,93%. Em média, por cada 5 anos em que houve crescimento económico, houve um ano em que houve contracção da economia, crise.

O crescimento económico permite que produção média de cada português seja cerca de 5,3 vezes o que produzia em 1960€.


Se alguém gritar "Abriguem-se que vem ai uma crise económica" vai sempre acertar.

As crises económicas são como a morte, é certa mas a hora é incerta. Alguém dizer, "a crise é para o ano" está sujeito a erro mas "vem ai uma crise" acerta sempre.

A questão que coloco é se, tendo havido uma crise em 2008 a que tivemos muita dificuldade em responder por causa da fragilidade das contas públicas, havendo hoje uma crise, estamos mais preparados.


Pois parece que não!!!!

No início da crise de 2002 (de que já ninguém se lembra, quando o Durão Barroso disse "estamos de tanga") a dívida pública era 60% do PIB.

No início da crise do sub-prime (quando o Sócrates disse "o PEC 4 vai resolver tudo"), a dívida pública estava aumentada para 73% do PIB.

Actualmente, a dívida pública está em 118% do PIB. Deveria ter diminuído de acordo com a seta a vermelho para estarmos hoje na mesma situação que tínhamos em 2008!!!!!!!!!

Dívida pública portuguesa em % do PIB (Pordata)


A dívida aumenta a cada crise até explodir-nos.

Em 2011 o Passos Coelho, com muitos sacrifícios, conseguiu safar-nos da bancarrota.

Imagino que agora já não haverá quem nos salve, vai mesmo acontecer a banca rota.

Se compararmos o que aconteceu durante o Passos Coelho (queda do PIB per capita de 6,8%) com o aconteceu com os esquerdistas gregos (queda de 25%) podemos prever o que vem aí.

Evolução do PIB per capita português e grego relativamente a 2007


0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code