segunda-feira, 8 de maio de 2023

Amiga Margarida, bicicletas e trotinetes não são ideologia de esquerda

A Margarida Bentes Penedo escreveu no Observador.
A tese da Margarida é de que as bicicletas, trotinetes e skates não são meios de transporte de passageiros e, muito menos, são bons para a mobilidade. São muito perigosos mas a comunicação social não fala disso.
Não sendo meios de transporte, assume serem uma ideologia de esquerda woke.
Em alternativa, defende os transportes colectivos principalmente comboios e metropolitano.
Vou mostrar que não pode estar mais errada.


Nem a CMTV usa esse filão.
Eu já tive um acidente de trotinete (porque tirei as mãos do guiador).
Mas vamos supor que era verdade que havia muitos acidentes com cabeças esborrachadas.
A CMTV que passa horas e horas à procura da cabeça da vítima do Cadaval, não iria perder cabeças esborrachadas e corpos desmembrados se os houvesse.
Há uns acidentesitos mas nada de grave, levei 3 pontos no sobrolho e fiquei logo como novo.


Margarida, sabe o que é uma ideologia de esquerda?
Existe um espaço público que que é um recurso escasso que tem de ser  partilhado, em condições de igualdade, por todas as pessoas. 
Todos os portugueses têm direito a utilizar esse espaço público, andem a pé, de carro, bicicleta, trotinete, patins ou skate. 
O problema é que o uso é concorrente, isto é, uma pessoa usá-lo prejudica em parte que outra pessoa o use.

A esquerda proíbe, a direita regula.
A esquerda, proíbe a acção individual com o argumento de que se está a defender o colectivo.
As pessoas que se dizem de direita têm sempre de promover a liberdade individual.
Como o uso do espaço público é concorrente, a direita desenha regras que tornem a utilização eficiência, isto é, que a "qualidade de vida" das pessoas seja o mais elevada possível.
A primeira regra é a divisão entre as estradas (para os veículos com rodas) e os passeios (para os peões). 
A segunda regra é a regulamentação dos veículos (velocidade máxima, locais de estacionamento e regras de convivência) e dos peões (passadeiras).


O objectivo estratégico da direita é maximizar a qualidade de vida das pessoas.
Não nos podemos nunca esquecer disto.


Um carro transporte uma pessoa, uma trotinete transporta uma pessoa.
Se todos os portugueses têm o mesmo direito a usar a estrada, uma pessoa que se desloca num monstruoso Jeep Grand Cherokee  tem o mesmo direito que outra pessoa que circula numa trotinete.
Como o Jeep ocupa 10 m2 e a trotinete apenas 0,5m2, a trotinete traduz um uso vinte vezes mais eficiente do espaço público escasso. 


Serão os transportes colectivos eléctricos mais amigos do ambiente?
A Margarida deveria pegar em valores e fazer umas contas.
O Metropolitano de Lisboa gasta, por quilómetro e passageiro, 10x mais energia do que uma trotinete eléctrica e 20x mais energia do que uma bicicleta elétrica.

O metropolitano de Lisboa gasta 0,12kwh/km/passageiro (em 2018/2019).
Peguei no Relatório e Contas do Metropolitano de Lisboa e fui ver quanta energia gasta por quilometro percorrido por passageiro. 
Como o número de passageiros caiu a metade em 2020/2021, vou usar os valores de 2018/2019. O consumo médio de energia é de 102 milhões de KWh por ano para transportar 176 milhões de passageiros num percurso médio de 4,83km. Dá uma média de 0,12kwh/km por passageiro.
Em 2020/2021 gastou 0,17knh/km/passageiro.

Uma trotinete gasta 0,012Kwh/km/passageiro.
O consumo médio retirado da bateria, a uma velocidade entre os 15km/h e os 20km/h, é de 1kwh/100 km. A este consumo, é preciso somar as perdas no carregador (cerca de 20%).
Temos então um consumo que é 1/10 do consumo do metrolisboa.
E as bicicletas elétricas, por causa do pedalar, gastam metade da trotinete. 

E em termos de eficiência (económica)?
Mais uma vez, a Margarida deveria pegar em valores e fazer umas contas.
O Metropolitano de Lisboa tem um custo por km e passageiro de quase 6x o custo da trotinete eléctrica.

O metropolitano tem um custo de 0,24€/km/passageiro.
Em termos de gastos operacionais, são 0,14€/km/passageiro (120M€/ano) e em termos de custos de capital são mais 0,10€/km/passageiro (90M€/ano).
Isto é muito mais caro do que andar de automóvel.

A trotinete tem um custo de 0,043€/km/passageiro.
Vamos a uma trotinete cara, 500€ e somemos 100 euros para pneus e afinações).
Como a trotinete é capaz de fazer 15 mil km, somando as duas parcelas, dá 0,04€/km por passageiro.
A electricidade são 0,012*0,20 = 0,03€/lm/passageiro.
Somando tudo, dá 0,043€/km/passageiro.


Margarida, deixe de ser esquerdista e afirme-se como direitista.
Os transportes de passageiros colectivos públicos apenas existem porque recebem enormes subsídios públicos.
A Margarida deveria defender que essa mamadeira acabasse.
Depois, se os automóveis causam acidentes nas bicicletas e nas trotinetes, tem de se condicionar a movimentação dos automóveis e não o contrário pois ambos transportam um passageiro.

O futuro são as trotinetes pelo que proponho um algoritmo:
Actualmente, a velocidade máxima dos automóveis dentro das localidades é de 50km/h.

A) Meter radares dentro das cidades.
Não interessa ter um limite de 50km/h que ninguém cumpre. É preciso colocar radares dentro das cidades para multar os excessos de velocidade, doa a quem doer.

B) Sempre que as colisões de carros com trotinetes aumentar, diminui-se a velocidade máxima.
Quando um carro colide com uma trotinete, é um choque entre duas pessoas mas quem sofre é quem não tem chaparia para o defender.
Eu já tive um problema com um condutor de um automóvel que não parou numa passadeira e que me  agrediu (Tentou, saiu do carro, avançou para mim e apliquei-lhe logo um morote gari, deve ter ficado mal do cóccis!).
É preciso combater a cobardia de quem tem chaparia.

Enganei-me na Margarida!


1 comentários:

Anónimo disse...

Grande porco a bater punhetas com miudas deves ter batido tanta punhetinha com as tuas alunas antes de ser expulso da faculdade. Otario

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code