segunda-feira, 20 de maio de 2024

Afinal, descer o IRC obriga a subir o IRS.

Governar um país é como governar uma casa, há as despesas, as receitas, o défice e o endividamento.

A diferença é que, no Estado, a receita são os impostos pagos pelos contribuintes seja IRS, IRC, IVA, ISP, IC, IMI, IMT, TSU, .............

As contas do Estado estão equilibradas apenas quando a despesa pública não é superior à receita pública, caso contrário, há deficit e aumento do endividamento público que vai ter de se pagar mais tarde (com os impostos pagos no futuro pelos contribuintes) e com juros.

Ao descer um imposto, whatever, tem de diminuir a despesa pública ou aumentar a receita de outro imposto qualquer, whatever.

Não pode ser de outra maneira, se metemos menos gasolina no depósito (a receita fiscal) temos de diminuir os quilómetros percorridos (a despesa pública).

Por exemplo, o António Costa quando entrou, para poder diminuir o IRS sem reduzir a despesa pública, teve de, em simultâneo, aumentou o ISP.

Penso que não é preciso ser sábio professor doutor catedrático em economia para compreender isto. Ninguém, incluindo o Estado, pode dar o que não recebe.


Vejamos um exemplo ilustrativo de como pensam os esquerdistas.

Uma companhia de aviação tem um avião Boing 777-300 capaz de transportar 500 passageiros entre Lisboa e Rio de Janeiro em 8h30m.

O avião carregadinho faz a viagem gastando 10 litros/km o que custa 6€/km (um total de 45000€ por viagem).


A companhia de aviação quer saber como pode aumentar o lucro.

Os esquerdistas dizem-lhe que "O avião tem de viajar mais devagar, se reduzir a velocidade em 10%, vai poupar 10% no combustível, uma poupança total de 4500€ por viagem".


Mas viajar mais devagar obriga a reduzir o preço do bilhete e a pagar mais horas à tripulação.

Os esquerdistas concentraram-se na poupança do combustível mas esqueceram-se do impacto nas outras variáveis do problema.

Se a velocidade diminuir 10%, a viagem passa a demorar mais uma hora o que faz com que os passageiros prefiram viajar noutras companhias. Para evitar a debandada, a companhia tem de reduzir o preço dos bilhetes. Se for obrigada a reduzir 10€/passageiro (que corresponde a uma redução de apenas 3.5% no preço do bilhete mais barato que encontrei), passa a ter um lucro menor.


O IRC aumenta o crescimento do PIB.

Mas, para reduzir o IRC é necessário aumentar o IRS!!!!!

Aumento no IVA para 24% e "canalizando" a receita adicional para a redução do IRC, tem um impacto muito muito pequenino no PIB, um total de 1,4% o que, considerando um período de 3 legislaturas, dá um mísero aumento de 0,1% no crescimento do PIB (0.1 pontos percentuais).

Impacto de reduzir o IRC e aumentar outro imposto para compensar a perda de receita (cf)


Por comparação, qual será o impacto de facilitar o Alojamento Local?

Muito maior.

O turismo está a crescer acima dos 5%/ano pelo que o governo de deve concentrar nas medidas "não fiscais" em vez de começar a mexer no vespeiro dos impostos.


Alguém se lembra porque o Gasparzinho subiu o IRS e não o IVA?

É que o povinho tem mais facilidade em fugir ao pagamento do IVA.

O IRS não dá muito para fugir porque é a entidade patronal que o recolhe.


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