Se o Biden ganhasse a presidência e ficasse incapacitado, a Kamala passava a presidente.
Como todos nós temos a certeza absoluta que o Cristiano Ronaldo não vai jogar no Europeu 2028, é evidente para todos que o Biden não aguenta mais 4 anos de presidência americana.
Apesar de as Tábuas de Sobrevivência do INE indicarem que uma pessoa no dia que faz 81 anos tem uma esperança de vida de 7 anos e 8 meses, uma percentagem grande desse tempo é passado acamado, em estado demencial e lutando contra doenças graves, incuráveis e incapacitantes.
Se hoje o Biden está como se vê, ainda que com mais momentos de lucidez do que de confusão, alguém acredita que aguente mais 4 anos a dirigir a maior potência militar e económica do Mundo?
Ninguém acredita excepto o Biden.
Vamos supor que o Biden era eleito em Novembro.
No momento em que ficasse incapacitado, a Kamala Harris subia automaticamente a presidente.
Como todos sabemos que o Biden não aguenta, podia ser em Dezembro ou em Março, quem disse nas sondagens que votava no Biden, estava a dizer que votava na Kamala.
E as sondagens dizem que o Biden+Kamala perdem por muitos para o Trump.
Em 2020, as sondagens era fortemente favoráveis ao Biden.
Pegando em todas as sondagens de Outubro 2020 (na wikipedia), foram inquiridas 768 mil pessoa e o Trump tinha 44% de intenções de voto e o Biden 52% e o Trump ganhou nas eleições em urna, tendo o Biden sido salvo pelos votos por correspondência.
Acontece que agora as sondagens são favoráveis ao Trump e não vai haver voto por correspondência para salvar o candidato democrata.
Se eu fosse Democrata, escolheria outro candidato.
Não vivo nos USA nem tenho grande informação sobre os potenciais candidatos com mais força mas escolher a Kamala é aceitar já a derrota.
Também nas circunstâncias actuais, com enorme probabilidade de perder e a menos de 4 meses das eleições, os bons candidatos vão querer ficar numa posição segura à espera de 2028.
A Michelle Obama é uma mulher com força, inteligente, bonita e simpática mas não tem perfil político, será sempre vista como a "primeira dama".
Vai ser difícil dar a volta ao Trump.
1 comentários:
Bonita eh eh eh
Enviar um comentário