Portugal não é um dos países mais ricos da União Europeia.
Na primeira metade da década de 1960 tínhamos um PIB per capita de 39% da média da UE e atingimos um máximo de 70% em 1999 (quando entramos no Euro). Desde então, temos estado a divergir da UE, estando actualmente nos 63% (uma queda de 0.3 ponto por ano).
Estranhamente, ou talvez não, Portugal apenas melhorou durante a ditadura do Estado Novo e a "ditadura" do Cavaco Silva.
Como estamos na década da Ideologia da Igualdade, sendo os portugueses tão pessoas como as restantes pessoas da União Europeia, pensamos que temos direito a ser tão ricos como a média dos demais.
Todos os governos anunciam que "Vamos crescer mais do que a UE".
Mas no fim, olhamos para os dados do Banco Mundial, e estamos cada vez mais distantes (tirando o tempo das "ditaduras").
Nesta campanha eleitoral não é diferente.
A AD acredita que vamos crescer 3.4%/ano porque "Precisamos crescer 3.4%/ano para nos tornarmos mais ricos" (mas não diz como é possível que esse desejo se possa concretizar, é apenas uma necessidade).
O PS é mais conservador e acredita que o crescimento vai ser 2.0%/ano (nos 8 anos de Costa, o crescimento do PIB per capita foi de 2.1%/ano).
Mas a questão que coloco é:
Porque razão estamos "condenados" a crescer mais do que a UE?
A ideologia da igualdade diz que os países mais pobres têm tendência a crescer mais do que os países mais ricos porque há transferência de tecnologia. É a teoria do Catch-up.
O problema desta teoria é que, apesar de ter lógica, não tem correspondência visível com a realidade. Olhando para a figura seguinte, há muita oscilação em torno do valor médio mundial que é 2.9%/ano.
Mesmo que haja convergência para cima, devemo-nos comparar com os semelhantes.
E se compararmos o nosso crescimento do PIB pc de 1.8%/ano (ponto vermelho) com o dos países semelhantes do nosso (PIB pc entre 18000 e 24000 USD), estes têm um crescimento médio de 1,2%/ano (traço a preto), abaixo do nosso.
Então, como o nosso crescimento de 1.8%/ao está acima da média para o nosso nível de desenvolvimento, é muito difícil que passe para o ambicionado pela AD de 3.4%/ano.
Mas é campanha eleitoral e ninguém leva a mal.
Eu apostava mais nos 2.0%/ano do PS mas eu não estou ao nível dos génios, professores catedráticos de economia que avançaram com esse 3.4%/ano.
0 comentários:
Enviar um comentário