quarta-feira, 10 de abril de 2024

No programa do governo falta o "Capítulo 11. Quem vai pagar isto tudo."

Estiva a "ler" o programa do governo.

Coloquei aspas no ler porque aquilo cansa, é muito superficial, fala muito nos 50 anos do 25-de-abril-de-1974, tem muito "procurar resolver" e pouco de como se resolve.

Vou dar um pequeno exemplo que é grande. Um processo num tribunal administrativo e fiscal pode demorar 20 anos a ser resolvido, não por causa de prazos de contestação nem acções dilatórias das partes mas, pura e simplesmente, porque os tribunais estão anos e anos para marcar o julgamento.

Dizem os tribunais (e toda agente sabe) que não há juízes nem escrivães suficientes para darem tramitação aos processos mas não vejo uma única referência a este problema tão fácil de resolver. Em Portugal há cerca de 1700 juízes, meter mais 500 tem um custo de 30 milhões € por ano, o que resolveria prejuízos de muitas centenas de milhões de euros causados pelo atraso nos julgamentos. Dar os 6 anos aos professores, o subsídio de risco aos polícias, a taxa de 15% de IRS jovem, novo aeroporto, TGV, e tantas merdas têm um custo muito superior e não resolvem nada.

(Ver o caso de um GNR despedido com 55 anos e com sentença que o reintegra quando já tem 76 anos)

Sobre a habitação, falam de direitos a habitação digna mas o que vão fazer? 

Será que vão acabar com as milhares de proibições, reserva agrícola. reserva florestal, reserva ecológica, zona de protecção a tudo e mais não sei quê, zona de cheia? 

Será que vão facilitar o licenciamento das "habitações em alvenaria e madeira (sem betão armado)"?  Não, nada.


O governo programa acabar com as guerras e a fome no mundo, o sofrimento e a pobreza das crianças, a discriminação e a xenofobia.

Até lá fala na "promoção do bem estar dos animais" mas não diz como, será que o Montenegro vai proibir os mata moscas, mosquitos, baratas e formigas?

Vai promover os transportes públicos e os comboios (coisas do Nuninho) mas "esqueceu-se" das bicicletas, trotinetes e ciclovias.


"Li" até ao fim pensando que, no índice se tinham esquecido do capítulo 11

 E este capítulo é o mais importante, será onde o Montenegro diz quem vai pagar todos os desvarios que estão nas anteriores 184 páginas.

Mas o capítulo não está lá!


O que deveria fazer o governo já?

Repor as taxas moderadoras na saúde.

Repor as propinas do ensino superior a 2.4 IAS (valor em 2018) o que são 100€/mês e, quem não puder pagar por carências económicas, perdoa-se.

Entregar o processo de escolha do novo aeroporto à ANA, porque é a única que, em Portugal, percebe alguma coisa de aeroportos.

Suspender o TGV que é um buraco sem fundo.


Mas assim, não consegue apoio parlamentar.

O Montenegro diz que a maioria do povo português votou na AD mas é uma total mentira. 71% dos eleitores votaram num partido que não a AD.

Sim, 7 em cada 10 pessoas que foram votar, votaram num partido que não a AD.

Se não têm condições de governar, se é mais do mesmo, mais vale irem-se embora e dar o lugar ao PS.

O António Costa não governou assim tão mal.


0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code