Estiva a "ler" o programa do governo.
Coloquei aspas no ler porque aquilo cansa, é muito superficial, fala muito nos 50 anos do 25-de-abril-de-1974, tem muito "procurar resolver" e pouco de como se resolve.
Vou dar um pequeno exemplo que é grande. Um processo num tribunal administrativo e fiscal pode demorar 20 anos a ser resolvido, não por causa de prazos de contestação nem acções dilatórias das partes mas, pura e simplesmente, porque os tribunais estão anos e anos para marcar o julgamento.
Dizem os tribunais (e toda agente sabe) que não há juízes nem escrivães suficientes para darem tramitação aos processos mas não vejo uma única referência a este problema tão fácil de resolver. Em Portugal há cerca de 1700 juízes, meter mais 500 tem um custo de 30 milhões € por ano, o que resolveria prejuízos de muitas centenas de milhões de euros causados pelo atraso nos julgamentos. Dar os 6 anos aos professores, o subsídio de risco aos polícias, a taxa de 15% de IRS jovem, novo aeroporto, TGV, e tantas merdas têm um custo muito superior e não resolvem nada.
(Ver o caso de um GNR despedido com 55 anos e com sentença que o reintegra quando já tem 76 anos)
Sobre a habitação, falam de direitos a habitação digna mas o que vão fazer?
Será que vão acabar com as milhares de proibições, reserva agrícola. reserva florestal, reserva ecológica, zona de protecção a tudo e mais não sei quê, zona de cheia?
Será que vão facilitar o licenciamento das "habitações em alvenaria e madeira (sem betão armado)"? Não, nada.
O governo programa acabar com as guerras e a fome no mundo, o sofrimento e a pobreza das crianças, a discriminação e a xenofobia.
Até lá fala na "promoção do bem estar dos animais" mas não diz como, será que o Montenegro vai proibir os mata moscas, mosquitos, baratas e formigas?
Vai promover os transportes públicos e os comboios (coisas do Nuninho) mas "esqueceu-se" das bicicletas, trotinetes e ciclovias.
"Li" até ao fim pensando que, no índice se tinham esquecido do capítulo 11
E este capítulo é o mais importante, será onde o Montenegro diz quem vai pagar todos os desvarios que estão nas anteriores 184 páginas.
Mas o capítulo não está lá!
O que deveria fazer o governo já?
Repor as taxas moderadoras na saúde.
Repor as propinas do ensino superior a 2.4 IAS (valor em 2018) o que são 100€/mês e, quem não puder pagar por carências económicas, perdoa-se.
Entregar o processo de escolha do novo aeroporto à ANA, porque é a única que, em Portugal, percebe alguma coisa de aeroportos.
Suspender o TGV que é um buraco sem fundo.
Mas assim, não consegue apoio parlamentar.
O Montenegro diz que a maioria do povo português votou na AD mas é uma total mentira. 71% dos eleitores votaram num partido que não a AD.
Sim, 7 em cada 10 pessoas que foram votar, votaram num partido que não a AD.
Se não têm condições de governar, se é mais do mesmo, mais vale irem-se embora e dar o lugar ao PS.
O António Costa não governou assim tão mal.
0 comentários:
Enviar um comentário