segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Lisboa não precisa de um novo aeroporto

17/35 encerrada desde Há muitos anos que se fala de fazer um novo aeroporto em Lisboa.

Parece que se começou a falar disso em 1973 porque o aeroporto estava a atingir o seu limite de capacidade. Nesse ano o tráfego estava nos 3 milhões de passageiros e, decorridos 50 anos, em 2023 ficará nos 18 milhões, 6 vezes mais, e ainda nos damos ao luxo de não deixarmos que os aviões aterrem durante a noite.

Em termos médios, o tráfego de passageiros aumentou 3,65%/ano.

Parece estranho mas é verdade por causa da inovação tecnológica, cada avião tem mais passageiros, os computadores e radares permitem que os aviões aterrem com menos intervalo e o encaminhamento das bagagens e das pessoas também melhorou. Desta forma, o aeroporto de Lisboa está hoje menos congestionado do que estava em 1973.


O problema está sempre nas previsões do governo.

Os governantes são crianças que querem brincar mas não é com comboinhos ou aviões de lata, querem coisas que custam milhares de milhões aos contribuintes. Para isso, avançam com números estratosféricos.

Isso aconteceu com o Sócrates e os números das SCUTS e repete-se com o TGV e com o aeroporto de Lisboa, milhões e milhões de passageiros que nunca se irão verificar.

A realidade do INE regista 13,2 milhões em 2017 mas as notícias de então já indicavam 26,7 milhões, um exagero de 100%, e que o aeroporto não aguentaria mais de 49 milhões (Expresso). 

Se pegarmos nas previsões do governo em 2019, indicavam 25 milhões de passageiros em 2023 mas a realidade é que ficamos nos 18 milhões,  praticamente o mesmo valor observado em 2019.
Há aqui alguém a martelar os números para obter previsões que colocam Lisboa nas nuvens.

Fig. 1 - Número de passageiros no Aeroporto de Lisboa (dados mensais, INE)


Peguemos outra vez nos números.

O limite do aeroporto é quantos aviões o aeroporto pode receber num dia. O recorde está em 709 aviões no dia 9 de Agosto de 2019. Com 200 pessoas em cada avião, daria 52 milhões no ano e estamos com 18 milhões.

Fui ver o tráfego para amanhã e, entre as 5:05 e as 23:30 serão 271 aviões, muito longe dos 709.

E o aeroporto está fechado entre as 0:00 e as 5:00 (dizem que é por causa do barulho mas a verdade é que querem fazer crer que o aeroporto está congestionado). 


Será que a tendência mudou?

Se olharmos para a Fig. 1, a tendência de crescimento até 2019 parece que acabou, em 2023 há menos 7 milhões de passageiros do que estava previsto em 2019.

Para o tráfego aumentar é necessário que o número de turistas aumente proporcionalmente e será que Lisboa aguenta, como o governo prevê, a triplicação no número de turistas?

Eu seria mais cauteloso nessa obra faraónica, é muito dinheiro para um país relativamente pobre. É preciso avaliar se a estagnação 2019-2023 se vai manter ou não.


Medida 1 - Abria o aeroporto durante a noite

Os passageiros dos voos nocturnos teriam de pagar uma sobretaxa de 2€ a entregar à Câmara de Lisboa para compensar o "ruído dos moradores".


Medida 2 - Fechava "Figo Maduro"

Tirava do aeroporto todo o tráfego militar.

E venham os turistas


0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code