17/35 encerrada desde Há muitos anos que se fala de fazer um novo aeroporto em Lisboa.
Parece que se começou a falar disso em 1973 porque o aeroporto estava a atingir o seu limite de capacidade. Nesse ano o tráfego estava nos 3 milhões de passageiros e, decorridos 50 anos, em 2023 ficará nos 18 milhões, 6 vezes mais, e ainda nos damos ao luxo de não deixarmos que os aviões aterrem durante a noite.
Em termos médios, o tráfego de passageiros aumentou 3,65%/ano.
Parece estranho mas é verdade por causa da inovação tecnológica, cada avião tem mais passageiros, os computadores e radares permitem que os aviões aterrem com menos intervalo e o encaminhamento das bagagens e das pessoas também melhorou. Desta forma, o aeroporto de Lisboa está hoje menos congestionado do que estava em 1973.
O problema está sempre nas previsões do governo.
Os governantes são crianças que querem brincar mas não é com comboinhos ou aviões de lata, querem coisas que custam milhares de milhões aos contribuintes. Para isso, avançam com números estratosféricos.
Isso aconteceu com o Sócrates e os números das SCUTS e repete-se com o TGV e com o aeroporto de Lisboa, milhões e milhões de passageiros que nunca se irão verificar.
A realidade do INE regista 13,2 milhões em 2017 mas as notícias de então já indicavam 26,7 milhões, um exagero de 100%, e que o aeroporto não aguentaria mais de 49 milhões (Expresso).
Peguemos outra vez nos números.
O limite do aeroporto é quantos aviões o aeroporto pode receber num dia. O recorde está em 709 aviões no dia 9 de Agosto de 2019. Com 200 pessoas em cada avião, daria 52 milhões no ano e estamos com 18 milhões.
Fui ver o tráfego para amanhã e, entre as 5:05 e as 23:30 serão 271 aviões, muito longe dos 709.
E o aeroporto está fechado entre as 0:00 e as 5:00 (dizem que é por causa do barulho mas a verdade é que querem fazer crer que o aeroporto está congestionado).
Será que a tendência mudou?
Se olharmos para a Fig. 1, a tendência de crescimento até 2019 parece que acabou, em 2023 há menos 7 milhões de passageiros do que estava previsto em 2019.
Para o tráfego aumentar é necessário que o número de turistas aumente proporcionalmente e será que Lisboa aguenta, como o governo prevê, a triplicação no número de turistas?
Eu seria mais cauteloso nessa obra faraónica, é muito dinheiro para um país relativamente pobre. É preciso avaliar se a estagnação 2019-2023 se vai manter ou não.
Medida 1 - Abria o aeroporto durante a noite
Os passageiros dos voos nocturnos teriam de pagar uma sobretaxa de 2€ a entregar à Câmara de Lisboa para compensar o "ruído dos moradores".
Medida 2 - Fechava "Figo Maduro"
Tirava do aeroporto todo o tráfego militar.
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