sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Não consigo ver como é que o PSD pode ganhar as legislativas de 30 de Janeiro!

Sobre o futuro resultado das eleições, temos as sondagens. 

Bem podem dizer que perguntar a 610 pessoas qual vai ser o resultado das eleições daqui a alguns meses é uma pura perda de tempo. Mas o que as sondagens do passado mostram é que não é bem uma perda de tempo quando essas pessoas são devidamente seleccionadas e as suas respostas ponderadas.

A ponderação atribui um peso a cada pessoa em correspondência com a proporção desse tipo de pessoas nos eleitores. Se, por exemplo, pergunto a uma mulher de 43 anos, licenciada que mora no Porto, vou saber que percentagem dos eleitores têm estas características (por exemplo, 12,7% dos eleitores são mulheres, entre 40 e 50 anos, estudos superiores e vivem numa grande cidade com mais de 100 mil eleitores) e faço essa pessoa a representante dessa população (atribuo-lhe 12,7% de peso).

Em particular, existem Barómetros que são sondagens "repetidas" ao longo do tempo. É seleccionado um grupo de pessoas (por exemplo, 800) e todos os meses telefonam a essas 800 pessoas a saber em quem vão votar (não respondem sempre as mesmas porque há algumas que faltam à chamada).


Fui buscar o Barómetro da Intercampus nos últimos 5 meses.

Peguei nos resultados de Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro e escalei-os de forma a que os partidos que podem eleger deputados somem 100%.

Depois, calculei a média destes 5 resultados, a tendência e a t-statistics para ver se há alguma tendência significativa.

Pois os resultados dizem que nenhum partido mostra tendência de crescimento nem redução nas intenções de votos e que o PS vai ter mais 33 deputados do que o PSD que vai ficar em mínimos históricos. 

A Esquerda (PS+BE+CDU+PAN) vai ficar com 136 deputados e a Direita (PSD+CHEGA+IL+CDS) com 94 deputados, 14 deputados abaixo da PaF de Passos Coelho + Portas.

O PS vai conseguir fazer maioria à esquerda com o BE ou com a CDU+PAN.

O PSD do Banana vai perder 10 deputados relativamente a 2019 (mas na noite de 30 de Janeiro vai dizer "Ganhei").




Fig. 1 - Resultados médios escalados da Intercampus, Agosto a Dezembro 2021


E como foram as sondagens da Intercampus em 2019?

Se pegarmos nas sondagens (peguei daqui) em referência a 2019 (não sei quando foram feitas) e transformando com a mesma metodologia da Fig. 1 em deputados, obtenho que, em média, o erro foi de apenas +-1,29 deputados.

Fig. 2 - O erro do Barómetro da Intercampus nas legislativas de 2019 foi diminuto

Como pode o Rui Banana Rio pensar que vai ganhar?

É que nas eleições do PSD os comentadores da comunicação social diziam que ia perder mas todas as sondagens diziam que ia ganhar e ganhou!

Agora, todas as sondagens dizem que vai perder com mínimos históricos.

O macaco promete "As sondagens valem o que valem pelo que, digam o que disserem as sondagens, não vou comer a banana" mas só a banana é que acredita que não vai ser comida. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code