segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

O que será ser de esquerda, centro ou direita?

Rui Banana Rio diz que é de centro e do centro esquerda.

E diz isto quando lhe pergunta que soluções propõe para que a nossa economia recomece a convergir com as economias da União Europeia como aconteceu entre 1985 e 199, tempo do Cavaquismo que ele omite porque o odeia, tem inveja de não lhe chegar à sola das sandálias.

Existem muitas formas de imaginar a governação de um país em termos de economia, educação, justiça, liberdade individual, igualdade, ambiente, ... e o que a divisão esquerda/centro/direita procura fazer é agregar todas as diferenças possíveis numa só dimensão, ao longo de linha, em que uns podem ser colocados mais para um lado e outros mais para o outro lado. 

Isto é muito redutor e leva, no limite, a podermos dizer que o Hitler era de esquerda e o Estaline de direita ou o seu contrário.

Mais redutor é pensar que os votantes estão sobre essa linha e que os partidos, anunciando onde estão localizados, vão captar mais ou menos eleitores. Se a esquerda é 100 e a direita 0, um eleitor que seja 37 vai votar no partido que afirme "Eu sou 50 ou menos".


Se no início era a esquerda e a direita, depois de Hotteling (1929) surgiu o centro. 

O Hotteling(1929) prova que, havendo compradores localizados ao longo de uma rua, por exemplo, um consumidor por cada metro e duas pastelarias, o equilíbrio da concorrência faz com que ambas as pastelarias se localizem a meio da rua, uma encostada à outra. Neste caso, cada pastelaria vai se localizar no "meio" e vai servir metade dos clientes.

Quando entra um novo partido nos extremos, os partidos que se colocaram no centro vão perder eleitores do extremo, os da CDU e BE fogem do PS e aqueles que o Rui Banana Boneco Rombo que Está Sempre em Pé Rio quantifica em meia dúzia, vão votar no CDS, CHEGA e IL.

Como a direita "vale meia dúzia de votos", o PSD tem que se encostar o mais que puder à esquerda, indo buscar ao baú que, em 1975, (no período quente em que o congresso do CDS esteve cercado no Palácio de Cristal), o Sá Carneiro disse que o PPD era de esquerda, tendo o congresso do PPD começado com a Internacional. 

Digamos que é comparável a dizer que "a Terra não anda, quem anda é o Sol" porque Galileu o disse a plenos pulmões, publicamente, perante os cardeais do Santo Ofício.

Acresce que Sá Carneiro era Deus na Terra, só dizia a verdade e o que dissesse, assim se cumpriria para todo o sempre, até à consumação dos tempos e a vinda do segundo Cristo, amém.


Agora, não diz o que pensa.
Digamos que me perguntavam "És a favor das galinhas poedeira viverem em jaulas?" e eu respondia "Sou cristão e cumpridor dos mandamentos de Deus."
Depois perguntavam-me, "És a favor da prisão perpétua como defende o André Ventura?" e eu respondia "Sou cristão e cumpridor dos mandamentos de Deus."
Terminavam perguntando "És a favor da liberdade económica, regulada pelo mercado, em que quem produz mais riqueza tem direito a ser mais rico?" e eu respondia "Sou cristão e cumpridor dos mandamentos de Deus."
Tinha respondido Sim ou Não?
Rui Banana Boneco Rombo que Está Sempre em Pé Rio e o António Costa respondem da mesma forma, "sou do centro".
São do centro de apoio domiciliário às pessoas idosas e incapazes?
Parece-me que sim.

Basta dizer meia dúzia de palavras para "roubar" votos ao António Costa.
Façamos este exercício histórico.
Já algum primeiro ministro de Portugal saiu sem que houvesse agitação na rua, manifestações a dizer "Ladrão", "Está na hora de ir embora", ...?
Têm ouvido ruído desse na rua?
Vai ser desta vez que o Rio vai arrear o Costa sem agitação na rua?
Que é que o Rui Banana Boneco Rombo que Está Sempre em Pé Rio tem de especial para a maioria estar calada e, mesmo assim, odiar o Costa?

Porque razão ma Senhora de Fátima apareceu em Portugal quando queria "converter a Rússia" (não teria sido melhor aparecer lá?).

Não sei responder a estas perguntas. 
Se alguém souber, por favor, deixe nos comentários.

 

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code