O presidente Marcelo diz que lá fora dizem que conseguimos um milagre.
Naturalmente, não diz que diz que a evolução do Corona em Portugal é um milagre porque é uma total invenção para não lhe chamar mentira.
Quando o Passos Coelho ou Cavaco Silva diziam coisas para "aumentar a moral das tropas", os esquerdistas caiam-lhes em cima a dizer "trafulhas, mentirosos, ladrões." Esses mesmos quando diziam a verdade, os mesmos esquerdistas diziam que "estão a destruir a moral e a esperança do povo português."
Agora, quando mentem com os dentes todos está tudo bem.
É mais fácil arranjar dados sobre a Espanha que sobre Portugal.
Pura e simplesmente, não há dados sobre o Corona em Portugal.
Na Espanha, disponibilizam diariamente um relatório detalhado. Em Portugal a informação disponibilizada é ainda menor que na China.
A informação é necessária estar pública.
Toda a informação e ainda que se recolha mais informação.
É preciso informação sobre TODAS as pessoas que fizeram o teste, independentemente de ter dado positivo ou negativo.
É preciso perguntar porque fizeram o teste, se tinham sintomas, onde e quando pensam ter sido contaminadas, se estiveram em contacto com alguém que deu positivo, uma escala de contacto, que vacinas tomaram, se têm alguma doença, se tomam algum medicamento, a idade, sexo, escolaridade, onde trabalham, ...
Só assim é que é possível saber a potencial percentagem de população que está susceptível ao vírus e se algum medicamento ou vacina é profilático.
Os que desenvolveram sintomas, tambémé preciso saber quem foi hospitalizado, que medicação lhes foi dada, quando morreram ou lhes foi dado alta, quantos dias ficaram em casa com sintomas.
Finalmente, é preciso fazer um acompanhamento dos positivos a ver se passado 1 mês, 3 meses, 6 meses, 1 ano se têm anticorpos no corpo.
Recordo que as pessoas infectadas com outros Coronas (e existem vários a circular), os anticorpos desaparecem ao fim de 3 meses, o que impossibilita a existência de vacina (teremos que ser vacinados todos os meses).
De corridos 40 dias desde o dia em que atingimos 20 positivos, temos 17,4 infectados por cada 10 mil habitantes, exactamente o mesmo valor que tinha a Itália ao fim de 40 dias. E temos mais do dobro dos infectados da Alemanha (8,5) e do Reino Unido (8,3).
Comparando com dois países da nossa dimensão, a Suécia que tem exactamente a nossa população, é mais frio (e dizem que o Corona gosta de frio) e não fizer confinamento obrigatório, eles têm 12500 positivos e nós temos quase 20 mil, e a República Checa tem 6500 positivos!
Se isto é um milagre, mais vale trocar de santo.
Comparação do número de positivos em países europeus com dimensão semelhantes ao nosso.
Falando da mortalidade tenho más notícias.
A China reconheceu hoje mais 1200 mortes que tinham sido "escondidas" o que atira a taxa de mortalidade para os 5,8% dos positivos, um aumento de 40%.
Afinal, em tempos eu escrevi que alguém nos estava a enganar relativamente à mortalidade e estavam mesmo (Quem nos está a mentir?).
Quando a velhotinha Graça diz que a mortalidade é de 3%, está a mentir!
Na Espanha é de 12% e nós não somos diferentes da Espanha.
6 comentários:
O Marcelo é um histérico.
Não se pode comparar número de infectados entre países com diferentes estratégias e números de amostragem. Pode-se comparar óbitos. Penso que o professor já o tinha dito. A Suécia tem muitos infectados mas testa só os casos graves que chegam ao hospital. Nós testamos os que procuram a linha 24 com 2 sintomas e todos os idosos. Para o cálculo da taxa de mortalidade use os dados do barco ou os da Coreia do Sul. Nem a Alemanha tem testado assintomaticos.
Portugal têm 650 óbitos que à escala de Itália e Espanha valem 4000. Ora 4000 é 5x menos que Espanha e Itália. É só fazer as contas. Uma verdade de La Palisse
Sei tão bem como todos que as metodologias de contagem não são comparáveis! Dai, ser altamente abusivo dizer que alguém diz que somos um milagre.
Nós não perdemos o tique salazarento de sermos sempre os melhores do mundo.
O Salazar, ao menos, era um tipo rigoroso nas finanças.
Perguntas que ninguém faz ao Governo nem à DGS:
- Já morreram mais de 700 pessoas em Portugal devido ao Covid. Estas mortes poderiam ter sido evitadas se os 500 ventiladores da China já tivessem chegado a Portugal?
- Temos hoje em Portugal 21 mil casos confirmados, 176 mil casos não confirmados e 5 mil pessoas a aguardar resultado laboratorial. Isto somado dá 202 mil testes. No entanto, a DGS diz que já foram feitos 271 mil testes. O que aconteceu aos restantes 70 mil testes?
Enviar um comentário