Hoje saiu a sondagem da ICS-ISCTE onde o CHEGA parece estar em crescendo.
Mas como já repeti 11 vezes, temos de ver se esta última sondagem altera, com significância estatística, os resultados. Olhando para o gráfico com as 12 sondagens, anda tudo a oscilar mas parece tudo na mesma (com excepção do CHEGA que parece estar a subir).
Evolução das intenções de voto no 8 partidos mais votados (dividindo a abstenção)
Em termos médios, o PS está 1.3 pontos à frente da AD
Como está a evoluir a AD relativamente ao PS?
Com 12 sondagens continua a parecer que a AD se está a fundar relativamente ao PS mas continuam a ser apenas oscilação estatística (Tendência= -0.005743; t-stat =-1.665; Pr(>|t|)=0.127). Neste momento a AD está 1.3 pontos abaixo do PS quando estava a 1.4 pontos.
Evolução da diferença das intenções de voto entra a AD e o PS
Como está a evolução do CHEGA?Com 12 sondagens a subida do CHEGA já está quase significativo a 5% (Tendência= 0.004087 ; t-stat =2.173 ; Pr(>|t|)=0.0549) mas ainda falta um bocadinho para podermos ter a certeza.
Mas mesmo sem tendência clara, o CHEGA está com 17.5% de intenções de voto o que é uma enormidade.
Evolução das intenções de voto no CHEGA
Vamos agora aos deputadosO PSD vai eleger 75 deputados, ainda menos 2 deputados que os que foram eleitos no mandato do Rio e que já foi o pior resultado de sempre do PSD.
O PS está com mais 2 deputados que a AD (e mais 4 que o PSD) mas muito abaixo dos 120 que tem actualmente.
O CHEGA está com potencial para eleger 45 deputados.
Nos pequenos partidos, o Livre vai perder o deputado, o PAN é provável que o mantenha e o PCP vai ficar reduzido a um garfo de três dentes.
Análise dos resultados
O PS vai ganhar com uma probabilidade de 82%.
A probabilidade de o Montenegro ser o próximo primeiro-ministro é ZZZEEERRROOOO (a AD ficar à frente do PS e a AD+IL+PAN ter mais deputados do que o PS+BE+PCP).
A probabilidade de o Passos Coelho ser o próximo primeiro-ministro é de 98.6% (o PSD+CHEGA ter maioria absoluta).
Fico contente por ser provável o PAN eleger a deputadasita. Já disse muito mal dela mas aquela mulher rija da Madeira deu-me a volta.
Até penso que é justo que a Mónica Freitas seja a substituta do Albuquerque na Presidência da Madeira. Afinal, o PSD apenas pode meter lá novo presidente pela acção sábia da Mónica.
0 comentários:
Enviar um comentário