quinta-feira, 30 de abril de 2020

Será a máscara social capaz de controlar o Covid-19?

Hoje o António Costa anunciou o inevitável.
As limitações às nossas liberdades individuais vão começar a ser, lentamente, levantadas.
Apesar de estarmos fechados em casa e tudo parado ser capaz de controlar o Covid-19 mas não é viável ficarmos meses e meses fechados dentro de casa.

Qual o efeito de estarmos fechados em Casa?
Olhando para a evolução do número de positivos por dia, antes do confinamento, de dia para dia, aumentava o número de casos em 28,5% (aproximadamente, duplicava de 3 em 3 dias) e, depois do confinamento, há uma diminuição de 2,3% por dia.
Supondo que a infecção acontece, em média, ao fim de 5 dias, obtemos o factor de multiplicação (que a ministra chama o r) simplesmente fazendo:
   r = (1+28,5%)^5 = 3,5 (um infectado vai infectar 3,5 pessoas)
   r = (1-2,3%)^5 = 0,9 (um infectado vai infectar 0,9 pessoas) 
Não compreendo as dúvidas e oscilações das estimativas para o r que a avozinha Graça vai apresentando porque a tendência é clara mesmo com as oscilações diárias.

Fig 1- Evolução do número de positivos por dia em Portugal desde 13 de Março

Se se mantivesse o r = 0,9 para sempre.
Se não entrasse em Portugal mais nenhum contaminado, de dia para dia iria continuar a descer 2,25% e atingiríamos o dia com zero positivos daqui a 5 meses.

Mas qual será a evolução quando acabar o confinamento?
Podem dizer que afirmar qualquer coisa será tão válido como afirmar uma coisa qualquer mas não é bem assim porque o Japão já esteve em confinamento parcial com uso de máscara.
Sendo vizinho da China, o Japão preparou-se desde que foi anunciado o primeiro caso na China. Quando o primeiro caso de Covid-19 apareceu no dia 16 de Janeiro de 2020, toda a gente meteu máscara na fuça mas o número de positivos continuou a aumentar 4,7% (o número de casos duplicava a cada 15 dias) o que traduz um r de 1,25 (cada pessoa infectava 1,25 pessoas).

Fig 1- Evolução do número de positivos por dia no Japão desde 21 de Fevereiro

Agora, o grande problema.
Até poderia dizer que, se abrirmos totalmente a economia e usarmos máscara em toda a parte como fazem os japoneses, o número de novos casos positivos vai recomeçar a crescer, duplicando a cada 15 dias.
Isto já seria muito mau mas há uma quebra na série japonesa no dia 25 de Março, a partir desse dia, sem haver qualquer alteração nos hábitos dos japoneses, a taxa de crescimento triplicou passando para 14,7%/dia (duplicando o número de casos a cada 5,5 dias), um r de 1,9.

Porque será que aconteceu esse aumento da taxa de crescimento?
Foram detectados contaminados vindos da Europa!!!!!!
Isto traduz que o vírus vindo da Europa propaga-se muito mais rapidamente que o vírus vindo da China.
Aconteceu uma mutação que o tornou mais transmissível.
E como o nosso vírus é o europeu, estamos com um problema muito mais grave.

Vou então a uma conta.
Se a economia abrir e usarmos todos máscara como fazem no Japão, voltaremos a ter crescimento no número de positivos, o mais certo será 13,5%/dia, o mesmo valor observado no Japão.
Se quisermos manter o r menor do que 1, vamos supor uma diminuição de 0,2%/dia (que traduz um r de 0,99), a economia apenas poderá abrir 13% do que está fechado.

Hoje vi uma coisa interessante.
Fui ao "grémio da lavoura" comprar umas luvas para as minhas actividades agroflorestais e o senhor estava com luvas e viseira de acrílico.
Acontece que, de 5 em 5 segundos, o senhor metia a mão dentro da viseira para coças o olho.
As pessoas devem pensar que se usa luvas porque o vírus entra pelas mãos! e que a viseira é para ver melhor!

Conclusão?
Deixo ao Messias.

Vai morrer gente? Eu nunca disse que não ia morrer montes de gente!
E, faça-se o que se fizer, vai acabar por infectar 70% da população.

4 comentários:

Anónimo disse...

Para quando um feriado nacional em honra ao nosso ilustre Cosme ???????

jimijhonbrow disse...

Wow! this is Amazing! Do you know your hidden name meaning ? Scratch here to find your hidden name meaning …████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████

Unknown disse...

Wow! this is Amazing! Do you know your hidden name meaning ? Scratch here to find your hidden name meaning …████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████

Unknown disse...

Wow! this is Amazing! Do you know your hidden name meaning ? Scratch here to find your hidden name meaning …████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████████

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code