quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Sempre que nos aproximamos da bancarrota, surge o TGV

Os socialistas têm um fetiche com ir do Porto a Lisboa por terra em 1h15.

Portugal tem muitos problemas de que resulta que praticamente não crescemos há mais de 20 anos. Se no tempo do Cavaco Silva a nossa economia cresceu 3,7% por ano, desde 1999, tem crescido apenas 0,7%/ano. 

A principal razão para não crescermos é os governos socialistas serem populistas, ganhando eleições com promessas de políticas de rendimentos (aumento desenfreado do salário mínimo nacional) sem tomar em consideração que temos câmbios fixos relativamente aos nossos principais parceiros comerciais.

Este modelo é copiado a partir da Venezuela onde, apenas em Agosto de 2018, o Desgoverno aumentou o salário mínimo em 3300%.

Evolução do PIB português entre 1980 e 2022 (dados, Worldbank)

O nosso crescimento anémico tem feito com que nos atrasemos relativamente aos parceiros mais pobres da Europa que, um após outro, nos têm ultrapassado em termos de nível de vida.

Sendo os socialistas populistas, endividam cada vez mais o país para cumprir com as suas políticas desastrosas.


Portugal deve 275 mil milhões de euros.

Quando a taxa de juro estava nos 4%, Portugal gastava cerca de 10000 milhões € por ano em pagamento de juros. Quando as taxas de juro desceram para zero, era tempo para Portugal usar a poupança em juros para amortizar a dívida mas não, gastou ainda mais. 

Agora, como os juros estão a explodir, vamos cair novamente na bancarrota.


Já alguém fez um estudo sobre a necessidade de haver TGV?

Já alguém perguntou se alguém está disponível a pagar mais do dobro do actual preço de uma viagem de comboio para reduzir o tempo da viagem para metade?

Não.

Na década de 1980, viajaram de comboio em todas as "ligações nacionais" (excluindo os comboios suburbanos) uma média de 36 mil pessoa por dia. Na década de 2010, já só viajaram 20 mil pessoas por dia, uma queda de quase 2%/ano.

Essa tendência de queda mantém-se hoje, com uma diminuição de ano para ano no número de passageiros.

O projecto para o TGV vai ter 64 comboios de 634 assentos o que dá 40 mil lugares por dia, mais do dobro de todos os passageiros que actualmente circulam em todos os comboios nacionais. 


No nossa sorte é que, como em 2011, vem aí a bancarrota.

Em 2020-2021 a taxa de juro a 10 anos estava nos 0,25%/ano. Em poucos meses, disparou para 3,3%/ano. Mais um pouco, caímos outra vez nos míticos 7%/ano do tempo do Sócrates+Teixeira dos Santos.

Vamos ouvir gritar "Perdoa-nos Passos que não sabíamos o que fazíamos".




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code