sexta-feira, 14 de abril de 2023

Onde para o crescimento da produtividade que o Costa anunciava?

Quando lá estava o Passos Coelho, o Costa falava muito de produtividade.

Como já não se devem lembrar, o Passos Coelho formou governo em 2011, depois de 11 anos em que o crescimento da produtividade esteve em 0,5%/ano, muito pouco comparando com o resto dos países europeus do nosso campeonato. Essa década foi quase toda governo socialista (do Engenheiro Mestre Sócrates).

Durante todo o mandato do Passos Coelho, o Costa anunciou a boca cheia que precisávamos de crescer a produtividade.

Mais ninguém falou disso.

O Rio era um nódoa a fazer oposição e pagamos com uma maioria absoluta do Costa. Mas o Montenegro parece ir pelo mesmo caminho, foge das televisões o mais que pode, aparecendo aqui ou ali cheio de medo e apenas quando não tem um buraco onde se enfiar. 

Pois a produtividade está em 0,7%/ano e era o triplo disto antes de 2000 (por "coincidência", quando entramos na Zona Euro).


Evolução da produtividade (PIB por trabalhador) portuguesa (dados, Banco Mundial). Assumi 100 na década 2000-2010

 

O Montenegro já tomou consciência de que nunca vai ser primeiro ministro.

É engraçado que a estratégia política do Rio era, quando o Costa tinha problemas graves de governação, enfiar-se num buraco qualquer falando de coisas que não interessavam a ninguém. O que mais gostava de falar era da "revisão constitucional" e da "reforma dos tribunais".

O Montenegro deveria pegar no anúncio do Costa de que iria começar um período de grande crescimento da produtividade comparando o nosso desempenho (com boa vontade, uns 0,7%/ano) com o desempenho da Polónia que é 5 vezes maior do que o nosso

A Polónia cresce 5 vezes mais do que Portugal!!!!

E rematava "Em Portugal vive-se cada vez pior pelas politicas erradas da esquerda, se o Costa em vez de meter o dinheiro dos contribuintes em empresas falidas que ele nacionalizou por questões ideológicas o investisse em sectores produtivos, se em vez de anestesiar o povinho com 30€ resolvesse os bloqueios da nossa economia, poderíamos estar a crescer como a Polónia que em 2000 era mais pobre do que nós e hoje vêmo-la a grande distância à nossa frente."

Mas o Montenegro está igualzinho ao Rio, quando o Costa está enfiado em lama até ao pescoço com as nacionalizações que fez, a TAP e a EFACEC, com milhares de milhões de prejuízo para o Zé Contribuinte, lembra-se de dizer que não terá no governo "racistas nem xenófobos", com meias palavras, pois poderia explicitar "nunca elementos do CHEGA estarão no meu governo".

E a TAP? E a EFACEC? Não, o importante para o povo português, aquilo que nos aflige a todos não é a desgovernação dos esquerdistas, é falar do que o Costa mais gosta, do ataque vil da esquerda ao CHEGA que apelidam de "racistas e os xenófobos".

Não seria melhor dizer que não vai ter extraterrestres no seu governo ou, de forma mais séria, que ele  Montenegro não vai estar no próximo governo?

Eu, com as minhas amigas, em Berlim e acusaram-me de ser xenófobo e misógino!!!!!!
Estão a perceber como os esquerdistas usam esses ataques para destruir quem se lhe opõe?
A mim!!!!!!!!!!!!!!! Que sou única na academia que é mulher e parece um homem.
Enquanto isso, os esquerdistas vão pondo as mãozinhas no joelho das alunas e nada lhes acontece.
Aconteceu alguma coisa aos de Direito de Lisboa? Nada.

1 comentários:

Silva disse...

Melhorar, rapidamente e em força, a produtividade é extremamente simples.

Basta começar por implementar, rapidamente e m força, reformas estruturais:

- Abolição do SMN
- Liberalização dos despedimentos
- Abolição dos descontos

seguindo-se depois outras reformas estruturais.

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code