terça-feira, 25 de agosto de 2020

Covid-19 = Uma única re-infecção prova que nunca haverá vacina

Já há muito que se desconfiava disto.
Existem 7 Corona-vírus que atacam os humanos sendo que 4 deles são vulgares e causam a constipação/resfriado (outras constipações são causadas por adeno-vírus).
Acontece que as pessoas são repetidamente, ano após ano, infectadas por esses 4 corona-vírus, não sendo assim possível fazer uma vacina.

O Dr. Paulo Paixão (OMS) acaba de dizer na SIC Notícias uma barbaridade.
Disse desvalorizou a re-infectação porque "apenas duas ou três pessoas foram re-infectadas num total de 25 milhões pelo que a probabilidade de uma pessoa ser re-infetada é muito baixa."
Esta afirmação está errada por diversas razões.

Uma só pessoa prova que nenhum humano desenvolve imunidade de longo prazo.
Basta uma só pessoa porque somos todos humanos, todos geneticamente razoavelmente iguais. Se uma re-adoeceu, qualquer humano pode re-adoecer.
E a re-infecção foi ao fim de 4 meses o que traduz que temos que nos re-vacinar, pelo menos 4 vezes por ano.

As pessoas re-infectadas são assintomáticas.
Mas, cada vez mais, se pensa que a maior parte das pessoas são assintomáticas.
Se a pessoa, da primeira vez teve sintomas e da segunda não, nada garante que não tem agora sintomas por ser uma re-infecção.

A probabilidade foi mal calculada.
Imaginemos que, no Mundo (que tem 7800 milhões de pessoas), já foram contaminadas 25 milhões de pessoas. Isto quer dizer, escolhendo uma humano aleatoriamente, a probabilidade de ter sido infectados é de 25/7800 = 0,32%.
Se a probabilidade de uma pessoa ter sido infectada uma vez é de 0,32%, a probabilidade de ser infectada duas vezes é de 0,32% * 0,32% = 0,0010%, uma pessoa em cada 100 mil terráqueos.

Mas a probabilidade é ainda menor.
Temos que pegar nos que estavam infectados há 4 meses atrás (apenas 2,5 milhões) o que dá uma probabilidade de 0,032%. Depois, temos que ver quantas pessoas foram contaminadas nos últimos 30 dias  (potencias já sem imunidade) que foram 15 milhões (0,019%).
A probabilidade de encontrarmos uma pessoa re-infectada será de 0,032%*0,019% = 0,00006% o que traduz que a probabilidade será encontrar 1 pessoa re-infectada em 1,6 milhões de pessoas.

Talvez os privados tenham uma solução diferente.
O progresso acontece fazendo-se coisas mesmo que ligeiramente piores se se usarem muito menos recursos.
Vamos imaginar que o actual teste à Covid-19 tem um taxa de sucesso de 99% (só 1% são falsos negativos) e que que custa 100€ e demora 12 horas a dar resultados.
Comparemos com outro teste à saliva que tem apenas uma taxa de sucesso de 50% (falha em metade das análises) mas custa 1€ e demora apenas 2 minuto a obter o resultado.
O menor preço e a rapidez do teste vão compensar a menor taxa de sucesso dando, globalmente, melhores resultados no controlo da pandemia.
Com o teste rápido, será possível testar todos os dias, todos os alunos à entrada da escola.

Voltemos outra vez à estatística.
Vamos que entram 1000 alunos numa escola e que são todos testados e, passados uns 5 minutos, recebem  o resultado no telemóvel.
Se alguém der positivo, essa pessoa sai e vai para quarentena e todos os mais próximos passam a ter cuidados especiais.
Dando todos negativo, o comportamento pode ser ligeiramente relaxado.
Notar que terá que haver sempre cuidado porque, mesmo com todos negativos, ainda é possível haver contaminados. Por exemplo, com uma taxa de sucesso de 50%, havendo 10 contaminados, a probabilidade  de serem todos erradamente classificados como negativos é de apenas 0,1%.

Parece que estão todos preocupados com os USA porque o número de casos está a diminuir.
Para retirar o efeito do fim de semana e do tamanho da população, a comparação entre países faz-se pelo  número de novos positivos nos últimos 7 dias.
Nos USA, esta estatística atingiu na semana 20/ 27 de Julho um máximo de 141.
Decorrido cerca de um mês, este número caiu na semana 17/24 de Agosto para 89,15.
É uma redução de 37% em 32 dias.
Continuando a cair, lá se vai a ideia dos esquerdistas de que o Trump é um negacionista desmiolado e que não sabe o que está a fazer.

Evolução de novos positivos nos USA nos últimos 3 meses (casos por semana por 100mil habitantes)


6 comentários:

J disse...

Com uma taxa de sucesso de 50% fazerem o teste ou atirarem moeda ao ar para saber quem está infectado é exactamente a mesma coisa e atirarem moeda ao ar ainda fica mais barato.

Jaa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaa disse...

Estou convencido de que irá haver uma vacina ainda este ano e a funcionar bem. Mesmo que não confira muito tempo de imunidade o organismo humano aprende a reagir a este vírus. Não estou pessimista. Em Março está tudo normal.

JL disse...

Nunca mais nada vai ser igual ao que era antes desta pandemia... Este vai ser mais um vírus com que teremos que aprender a conviver tal como aprendemos e já consideramos normal para o vírus da gripe. Com o tempo passará a ser a nova normalidade, mas nunca igual ao que era antes.

Portuendes disse...

No worries mate

Afonso de Portugal disse...

Este vírus foi criado precisamente para agir desta forma. Para ir matando os mais fracos e enfraquecendo os mais fortes, mas de uma forma gradual. É uma forma genial que a superclasse mundialista encontrou para acabar com os velhotes e evitar ter de lhes pagar as reformas, ganhando, em simultâneo, muito dinheiro com as vacinas. E o “espectáculo” ainda mal começou...

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code