Vou pegar apenas em 3 gráficos que mostram a evolução de Portugal nos últimos 52 anos.
No primeiro gráfico mostro a evolução do PIB (o que traduz o nível de vida de cada português, em média) e localizar no tempo a entrada na UE-União Europeia e na ZE-Zona Euro. Os dados são do Banco Mundial.
Entre 1970 e 1999, o crescimento português foi de 3,5%/ano, o que sonha a SEDES. Mas de 2000 em diante, o crescimento reduziu-se para 0,6%/ano.
O que a SEDES está a pedir que voltemos a crescer entre 1970 e 1999. Pegar no que aconteceu entre 1970 e 1999, isto é, chamar de volta o Marcelo Caetano, a emigração massiva para a França. o período revolucionário e os 10 anos de Cavaquismo.
Parece-me difícil!
Fig. 1 - PIB português e evolução pedida pela SEDES
Mas mais grave é o que se acontece em comparação com os a Zona Euro.Entre 1970 o nosso PIB per capita convergiu com a média da Zona Euro 0,4 pontos percentuais por ano mas, a partir de 2000, está a divergir 0,1 ponto percentual por ano com a média da ZE.
O que a SEDES diz ser capaz de ensinar os governos e os portugueses a fazer aé a forma de passarmos a ter uma convergência de 1,8 pontos percentuais por ano.
Fig. 2 - PIB per capita português relativamente ao da ZE
Ainda estamos abaixo do PIB potencial de 2008.
Se ampliarmos com dados trimestrais do Banco de Portugal a evolução do PIB, vemos que a tendência de evolução do PIB potencial no período posterior à entrada na Zona Euro é de 1%/ano mas que, decorridos 14 anos da Crise do Sub-prime de 2008, ainda estamos abaixo da tendência de longo prazo.
Se em 14 anos ainda não retornamos à tendência de +1,0%/ano, como podemos sonhar em termos nos próximos 20 anos uma tendência de crescer 3,5%/ano.
Fig. 3 - Evolução do PIB trimestral entre 1995 e 2022 (dados, BP)
É impossível duplicar o nosso PIB nos próximos 20 anos.
É um discurso de candidata a miss mundo, terminar com o sofrimento na Terra, as alterações climáticas, a fome e a guerra, especialmente na parte que afecta as crianças e os lgbtqia+.
Atendendo a que a nossa economia está intimamente ligada às economias dos nossos parceiros da Zona Euro, não se prevê nos próximos anos descobertas de petróleo e gás natural, é impossível Portugal passar, de uma divergência de 0,1pp/ano para uma convergência de 1,8pp/ano com a ZE.
Nem que cá volte a Nossa Senhora de Fátima acompanhada pelo seu filho Jesus Cristo, ambos em corpo e alma.
Digamos que este livro da SEDES é um fair divers, uma anestesia para retirar o holofote da desgovernação do Costa que mais não faz do que encaminhar-nos para a pobreza.
Vamos duplicar o PIB mas, em vez dos 20 anos de vida sonhados, vai demorar 70 anos de vida vividos.
O que diz o irmão rico ao irmão pobre?
- És tão rico, dá-me cem euros para me ajudar na prestação da barraca.
- Se começares hoje a trabalhar 12 horas por dias, daqui por 20 já não precisas dos meus cem euros porque já terás a casa mais do que paga.
Fig. 4 - Pai, eu gostava tanto que a Marisa fosse minha namorada! - Meu filho, se fores médico e trabalhares muito, daqui a 20 anos vais ter dinheiro suficiente para a conquistar. - Mas nessa altura, a Marisa vai estar velha e gorda!
quarta-feira, agosto 31, 2022






1 comentários:
4881066C16
Takipçi Satın Al
UC Hilesi
Minecraft Premium
En İyi Yabancı Diziler
Yabancı Film İzleme Siteleri
YT Ücretsiz Beğeni
SEO Paketleri
MLBB Elmas Satın Al
En İyi Takipçi Satın Alma Sitesi
Enviar um comentário