quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Brasil - Será que Lula tirou mesmo milhões da pobreza?

O Brasil é de "renda média" e muito desigual. 
O Brasil tem um PIB per capita ligeiramente superior à média mundial, mais cerca de 20% (ver, Fig. 1).

Se o crescimento no PIB pc de 6,3%/ano verificado entre 1965 e 1975 criou nos brasileiros a esperança de que o Brasil se iria guindar ao clube das grandes potência mundiais, a estagnação que se instalou depois de 1975, com crescimento de apenas 0,7%/ano, pedia há muito um salvador da pátria (ver, Fig. 2). 
O Brasil tem grandes desigualdades. O coeficiente de Gini para o período [1975:2002] de 59 pontos traduz que 25% da população mais rica se apropriava de 70% do PIB enquanto que 25% da população mais pobre só se apropriava de apenas 3% do PIB. Assim, no meio dos seus 200 milhões de cidadãos, havia 50 milhões com um nível de vida semelhante ao do dos países mais ricos e 100 milhões a viver uma pobreza semelhante à observada nos países mais pobres de África.
Lula foi eleito prometendo voltar ao crescimento dos anos 1965:1975 e para que iria diminuir significativamente as desigualdades.

Fig. 1 - Relação entre o PIB per capita brasileiro e mundial (Dados: Banco Mundial)

Fig. 2 - Evolução do PIB per capita brasileiro, 1960:2017 (Dados: Banco Mundial)

Será que Lula cumpriu com alguma das duas promessas?
Infelizmente para o povo brasileiro que depositou tantas esperanças no salvador da pátria, não,
No crescimento económico, houve uma duplicação relativamente à tendência de 1975:2002 (ver, Fig. 2) mas isso esteve apenas ligado ao crescimento mundial a ponto de, em termos relativos, o Brasil se ter tornado mais pobre. Se em 2002 o PIB pc brasileiro estava 22% acima da média mundial, em 2016 já só estava  17% acima (Ver, Fig. 1).
A desigualdade medida pelo coeficiente de Gini diminuiu de 58 pontos para 52 pontos mas essa diminuição, mais uma vez, esteve ligada à evolução mundial (que reduziu de 77 pontos para 65 pontos) e não às políticas progressistas do mandato Lula+Dilma.

Será fácil resolver os 2 problemas do Brasil?
Não mas, o que defende Bolsonado, é seguir o Consenso de Washington (liberalização, desregulamentação, privatização, diminuição do peso do Estado na economia), adoptado pelo Chile.
O Chile, depois do golpe de Pinochet parecer estar a perder a corrida contra o Brasil onde o PIB pc relativo passou de 90% para 160%, depois de 1988 a tendência inverteu-se e hoje o PIB pc brasileiro está quase 20 pontos abaixo dos valores de 1960. E esta tendência de perda relativa não foi alterada com Lula+Dilma.
Será que vai dar resultado?
A Ciência Económica diz que sim, que já deu bons resultados em muitos países e que também dará bpons resultados no Brasil. 
Mas teremos que ver se as especificidades do Brasil não prejudicam o que diz a Ciência Económica.
E isto se o Bolsonado ganhar.

Fig. 1 - Relação entre o PIB per capita brasileiro e chileno (Dados: Banco Mundial)

E não há nada a dizer sobre a corrupção e a violência?
São complicações que resultam mais das desigualdades.
A China resolveu esses problemas com um sistema penal muito pesado, com campos de trabalho forçado e execuções à força toda que é o que defende Bolsonado.

Concluo sem nada dizer sobre os candidatos.
Não em compete a mim dizer que candidato será melhor para os brasileiros.
E, no meio de todas as transformação, há sempre milhões que saem prejudicados.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code