terça-feira, 30 de outubro de 2018

Porque não baixar a idade para conduzir automóvel?

Hoje fala-se nos veículos autónomos.
Já existe o GPS que ajuda toda a gente quando entra por caminhos desconhecidos mas, dizem que num futuro próximo, os automóveis poderão circular sem condutor, serem chamados pelo smartphone para virem desde o estacionamento até à nossa porta.
Se os sistemas automáticos, tão inteligentes como um mosquito, vão tomar conta dos nossos automóveis, porque não baixar a idade com que é possível conduzir automóveis?

Porquê 18 anos?
Quando, há 100 anos, os automóveis apareceram, eram máquinas difíceis de conduzir.
Era precisa dar à manivela, perceber de remendar pneus, desentupir o carburador e muitos mais coisas.
Sendo uma máquina rara e complexa, era aceitável só ser possível tirar carta na maior-idade, 21 anos.
No entretanto, o automóvel tornou-se tão fácil de conduzir como uma máquina de lavar roupa.
Então, porque continua a regra da "maioridade"?
Haverá algum estudo científico que diga que as pessoas com menos de 18 anos são inadaptadas para conduzir um automóvel?
Não.

Fig. 1 - Por não 13 anos?

Por não 13 anos?
Em Alberta-Canadá os jovens podem conduzir com 14 anos (e, no resto do Canadá, 16 anos).
Nos USA os jovens podem conduzir com 14 anos e 3 meses no South Dakota, 15 anos no Idaho, Montana, Wyoming e North Dakota e 16 anos na maioria dos outros estados.
Na França, a idade mínima são 15 anos, com supervisão.
Não consta que os jovens com menos de 18 anos tenham mais acidentes que os adultos.
Se o livro do Génesis diz num verso qualquer que Levi era homem quando tinha 13 anos (é a festa judaica Bar Mitzvá que marca a maioridade), não há qualquer razão para os jovens não poderem ter carta a partir dos 13 anos.
Vejamos esta notícia em que uma mãe foi detida porque deixou um filho de 10 anos conduzir o carro.
A criança causou algum acidente?
Não.
O que acontece aos adultos que matam pessoas nas passadeiras? 
Nada.

Iria facilitar muito a vida dos pais.
É muito difícil levar as crianças para a escola, o ballet, piano, judo, karaté, piscina, futebol. Se o jovem pudesse conduzir, tudo ficaria facilitado.
E as crianças poderiam ter actividades que não podem ter por dificuldades de transporte, principalmente no interior onde os transportes públicos são muito deficitários e caros.
E até talvez tivessem mais filhos já que o mais velhinho poderia levar o mais novo à escola!

Também defendo que o direito de voto deveria começar aos 13 anos.
É que já há tão poucos jovens com idade compreendida entre os 13 e os 18 anos que, mesmo que votassem aleatoriamente, não viria mal nenhum ao mundo. 
É que só 5% dos portugueses estão neste intervalo de idades (ver, Fig. 2).
Se calhar, a vota a maioria das pessoas vota aleatoriamente.

Fig. 2 - População com mais de 13 anos e menos de 18 anos, Portugal (dados, World Bank; interpolação e grafismo do autor)




1 comentários:

Seriuskiller disse...

É sabido que jovens entre os 18 e os 23 tem mais acidentes. Por alguma razão as marcas de aluguer de carro cobram mais para estas idades.

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