segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Lutar pela relação e Jujitsu (Casados à 1.a Vista)

Num episódio qualquer, foram a uma aula de Jujitsu.
Nesse episódio, um especialista disse, mais ou menos, "o Jujitsu ensina-nos a lutar, coisa que precisam fazer nas nossas vidas e nas vossas relações".
Tudo isto está errado e vou tentar explicar porquê.

Primeiro, o Jujitsu.
O Jujitsu é formado por dois caracteres japoneses, Ju que traduz Suavidade e Jitsu que traduz Conhecimento. 
Foi criado pelo Mestre Jigoro Kano na década de 1880 e, apesar de ser uma evolução a partir da milenar arte japonesa de combate corpo a corpo, não foi pensada como uma arte marcial mas apenas como uma actividade para a juventude.
A Suavidade vem exactamente em oposição à dureza do treino militar "aplicado" aos jovens japoneses  de então que os transformava em pessoas duras, sérias, rígida, inflexível, conflituosas e beligerantes. Basta ver os "treinos com bastão flexível" da GNR para verem como ainda hoje os jovens estão a ser formados na brutalidade e sem respeito pelo outro ser humano.
Jigoro Kano transforma a brutalidade numa actividade física com raízes tradicionais mas que forma jovens suaves, alegres, livres, criativos, pacíficos e tolerantes para com os outros.

De Ju-Jítsu a Ju-Do.
Pegando na filosofia socrática de que o sábio é aquele que procura e não o que o sabe, a palavra Jitsu (o Conhecimento) foi substituída pela palavra Do (o Caminho).
Assim, o "Saber da Suavidade" transformou-se no "Caminho para a Suavidade".
Desta forma, o Judo / Jujitsu é um exercício físico no qual uma pessoa, o Tori, executa rotinas físicas complexas, o Gokyo, com a ajuda de outra pessoa, o Uke, de forma mais ou menos colaborativa. 
Sendo um desporto de contacto entre duas pessoas, o Uke serve sempre para podermos  melhorar (em termos físicos e mentais) e nunca para a piorarmos (causando-lhe ferimentos ou vergonha).
No caso de o Uke desenvolver em nós raiva, pensamentos negativos, risco de lesão física e a tendência para a violência, temos que dizer "Desculpa mas isto está-se a tornar desagradável para mim pelo que tenho que interromper o treino". Depois, dizemos ao mestre "Por favor, dispense-me de 'jogar' com o fulano porque é negativo para a minha formação".
Só muito mais tarde é que surgiu o "combate" no qual não existe colaboração entre os atletas mas, ainda assim, cheio de regras para reduzir ao mínimo a possibilidade de haver lesões físicas ou mentais.

A ideia do Judo é evitar o conflito.
E não transformar a nossa vida numa guerra que temos que ganhar.
Quando, na vida, nos aparece uma pessoa pela frente, temos que a "utilizar" para nos tornarmos melhorares pessoas, isto é, mais compreensivos, pacientes, calmos e respeitadores da individualidade do outro.
No entanto, sempre que a pessoa despertar em nós pensamentos destrutivo e violentos, nos causar mal estar, nos está a tornar uma pessoa pior ou mesmo acharmos que a estamos a prejudicar, temos que riscar essa pessoa do nosso convívio.

E quando precisamos dessa pessoa?
Há situações em que, para termos acesso a umas coisas, temos que lidar com pessoas difíceis.
Por exemplo, para mantermos o nosso emprego, temos que lidar com chefes e colegas que nos rebaixam, nos tratam injustamente e nos causam mal-estar. Nesta situação, devemos evitar totalmente o conflito e a luta "externa" e fazer essa luta "internamente" (contra o nosso amor-próprio).
Há um pensamento oriental que diz que "Apenas o muito forte é capaz de pedir desculpa quando tem razão".
A força do Judo serve para pedirmos desculpa a uma pessoa que nos insultou sem razão sabendo que a conseguíamos matar.

Devemos sempre, desinvestir emocionalmente.
Se no nosso emprego nos sentimos mal, nada de lutar por aquilo mas antes desinvestir emocionalmente.
Temos que lutar contra nós, contra o pensamento "Eu sou boa pessoa, vou provar a essa pessoa que está enganada" pois quem não gosta de nós não está aberto a argumentação.
Desinvestir nesses chefes e colegas que nos causam desconforto, evitando falar com eles e reduzindo as conversas ao mínimo possível.
Como há muitas pessoas no Mundo, temos que desinvestir de quem não gosta de nós e canalizar o nosso esforço para as pessoas desconhecidas e de que, no futuro, uma percentagem vai gostar de nós.
Temos que excluir o emprego da nossa vida passando a pensá-lo como "a coisa que deposita dinheiro na nossa conta para o papá poder comprar brinquedos."
Sempre que possível, devemos começar a procurar outro emprego.

Actualmente, os do Jujitsu são arruaceiro.
Pessoas que discordam da filosofia pacifista do Ju-Do, retomaram o Ju-Jitsu esqueceram o Ju.
Aí, o Dave teve toda a razão.
Na aula de demonstração nunca poderia haver um combate como uma "aplicação prática". A aplicação prática foi o que fez o Dave: sendo que até poderia vencer o combate, excluiu-se porque isso iria desenvolver nele a raiva. Pelo contrário, desenvolveu a humildade de dizer à gaja, "estou doente do joelho."
A gaja apenas viu ali uma oportunidade de o humilhar, de lhe chamar cobarde.

Segundo, as relações amorosas e a vida.
Nunca ninguém deve lutar por uma relação amorosa (como fez o Hugo) pois esta deve ser simétrica e harmoniosa (como defende o Dave).
Uma relação amorosa é entre duas pessoas e ambas têm que entender isso como uma partilha e não um contra o outro em que o homem tem que lutar e conquistas o amor da mulher.
Isso é Sec. XIX e só leva a violência doméstica.
Não quer, a andar, haverá mais quem queira.
Vendo o Dave que a Eliane não gosta dele (caso contrário, não faria uma discussão por causa do frango, teria ido à rua comprar outro e nem falaria no assunto), vendo o Cláudio que a Isabel não gosta dele (caso contrário, não estava sempre a falar "quero ver acção e não palavras" quando nada faz e não consegue ver qualquer qualidade no Cláudio, uma pessoa extraordinária), só têm que desinvestir e abandonar a relação.
Claro que, sendo manipuladoras, essas mulheres vão chorar e deitar ranho, mas é tudo falso.

Não passou de um teste.
O Dave ter avanços sexuais ou humilhar-se foi uma forma de a Eliane se sentir confortável, baixar a guarda e mostrar a verdadeira pessoa que é, conflituosa e sem carácter.
De repente, o Dave tomou consciência de quem tem e disse:

"Faltou-me ao respeito".
Houve um episódio em que o Dave disse desistir da Eliane  "porque faltou-me ao respeito".
Como os antigos dizem do Salazar "Nesse tempo havia respeito", perguntei à minha mãe que está totalmente chonézinha da cabecinha "O que será que o Dave quer dizer com 'faltou-me ao respeito'?".
- Meu filho, quer dizer que a rapariga lhe meteu os cornos.
Os episódios de agora foram gravados no princípio de Novembro e, realmente, nessa altura, as revistas anunciaram que "Eliane corneou o Dave."

Figura 1 - Eu sou easy-going mas também é demais, o gajo a meter-lhe a bandarilha e eu a fazer gaiolas. Será que aquilo não dava para dois? Será que se rompe com o uso?

No dia 20 de Outubro, quando foi visitar o pai doente(desejo-lhe as melhoras), meteu a bandarilha do Tiago em sítio proibido ao Dave.
Como é que uma gaja não quer brincadeira com o marido e vai brincar a torto e a direito com outro?
"Se querias brincadeira, era comigo que sempre estive disponível -  disse o Dave - Agora, acabou e não vale a penas choro e ranho pois não nasci para ser corno e fazer gaiolas".
A mesma pergunta fez o Hugo!

Sobre o PAN e os ditados populares.
O Dave confessou que "Como não consigo dormir, tenho que abater o bicho, fazer uma gaiola".
Isto de "abater o bicho" e "fazer uma gaiola" vai passar a ser crime porque é a promoção da violência contra os animais. Diz o PAN que tem que um tem que ser mudado para "abater o guincho" e o outro para "desentupir a viola".
"Meter-lhe os cornos" também terá que ser mudado pois atenta contra a dignidade dos touros. Terá que ser "Meter-lhe as bandarilhas".

Figura 2 - Abater o guincho

No próximo poste vou dizer porque a França anunciou que vai encerrar 14 reactores nucleares até 2035 (ver, TVI24).

4 comentários:

Unknown disse...

Excelente explicação do que é o Jujitsu e o Ju Do. Pergunta -existem escolas no Porto que praticam de facto essa filosofia. Agradeço resposta

JPB disse...

Post interessante... A França vai fechar centrais porque o menino Macron quer ser mais lindo que o senhor Trump, mas é pior a emenda que o soneto. Catastrofe ambiental-economica-e-social para a europa.

Anónimo disse...

essas teorias são muito bonitas, mas a realidade é que continuas solteiro

Anónimo disse...

ao Unknown de 17 de dezembro de 2018 às 19:37, sugere-se o site www.clubejudoporto.weebly.com, https://www.facebook.com/clubejudo.doporto/ . ou melhor: visite o Dojo, de 2ª a 6ª, a partir das 17h00.

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code