domingo, 22 de março de 2020

Corona - A imunidade e o que é preciso fazer

A Graça diz que "pensa que ser infectado cria imunidade".
Mas pode ter toda a certeza disso pois, caso contrário, ninguém ficaria curado.
Todos os segundos entram milhares de milhões de vírus e bactérias em nós seja porque caiem na nossa pele, entram com o ar que respiramos ou com a comida e bebida que embocamos. Apenas estamos vivos no fim de cada dia porque acontece sempre uma reacção do nosso sistema imunitário.
Se aquela espécie de vírus já nos atacou anteriormente, existe uma base de dados no nossos organismo que já tem preparada uma estratégia de ataque, é a imunidade. A resposta vai ser instantânea, anulando logo o ataque.
Se aquela espécie de vírus é nova, vai ser preciso "desenhar" uma arma (um anticorpo) capaz de "destruir" o vírus. E isto demora tempo tornando possível o vírus "avançar no terreno".

Como acontece a "destruição" do vírus.
O sistema imunitário só consegue destruir células pelo que, no caso dos vírus, o ataque é indirecto.
Quando o vírus entram numa célula e a escraviza para que esta produza milhões de vírus iguais, a célula coloca na sua membrana uma proteína que funciona como um aviso químico. 
 
O nosso sistema imunitário vai ter que, primeiro, descobrir que aquela proteína é um anuncio de que a célula está escravizada, segundo, que é capaz de produzir uma ferramenta com poder para destruir todas as célula com o aviso e, finalmente, que isto é feito antes que o vírus seja capaz de matar a pessoa.

Todos os vírus criam imunidade.
Se não criarem imunidade, as células, uma a uma, vão ser escravizadas e destruídas pelo que o ser vivo acaba por morrer.
No caso da SIDA o nosso sistema imunitário cria imunidade (são os sero-positivos) mas não é criada uma ferramenta perfeitamente eficaz pelo que o vírus vai-se multiplicando acabando por matar todos os infectados (a menos que morram, no entretanto, de outra coisa qualquer).

Quanto tempo dura a imunidade?
O sistema imunitário guarda na sua base de dados a proteína que as células usam como aviso e como se produz a ferramenta capaz de destruir essas células.

O registo na base de dados pode durar para toda a vida, como é o caso da Gripe.
Neste caso, o vírus nunca mais pode contaminar uma pessoa anteriormente contaminada.
Neste caso, é fácil fazer uma vacina que dura para toda a vida.
Mas nós, ao longo da vida, temos várias vezes gripe!
Sim, porque o vírus muda ligeiramente de forma a que a proteína que as células usam como aviso seja diferente e não existente na sua base de dados.

O registo na base de dados pode durar apenas algum tempo, como é o caso das Herpes.
Milhares de milhões de pessoas já foram contaminados por Herpes labial ou genital.
O nosso sistema imunitário dá cabo dele em poucos dias mas, o FDP esconde-se no cérebro à espera que seja apagado da base de dados.
Passamos a ser portadores sem sintomas e sem capacidade de transmissão (a menos que nos rebentem com a cabeça pois o vírus está lá escondidinho a dormir).
De repente, o registo é apagado da base de dados e o bicho volta a atacar.
Apesar as herpes serem conhecidas há milhares de anos e de milhares de milhões de pessoas sofrerem com isso, ainda não foi possível fazer uma vacina!
E mesmo que um dia seja feita uma vacina, teremos que ser inoculados periodicamente.

Primeiro, a boa notícia.
Em 2002 houve um ataque de outro Corona-SARS e nunca mais ninguém teve essa doença o que pode indicar que é criada imunidade para toda a vida. 
O problema é que também pode indicar que esse vírus apareceu por mutação de outro e extinguiu-se da face da Terra para todo o sempre.

Segundo, a má notícia.
Existem 4 outras espécies de Corona que causam apenas constipação. E a imunidade a esses vírus dura pouco tempo, o máximo de um ano, 
"coronaviruses cause about 10 to 30% of common colds. These coronaviruses seem to be able to sicken people again and again, even though people have been exposed to them since childhood", Matt Frieman (20/3/2020).
Temos na nossa base de dados informação, anticorpos, sobre estes 4 vírus mas que, ao fim de alguns meses, não são suficiente para travar um re-ataque.

Quando o imunidade dura pouco tempo...
Não é possível criar vacinas.
O vírus vai circulando ao longo da Terra (como acontece com a Gripe).
Umas vezes está na Europa, outras na Ásia, depois passa para África ou para a América.
No Inverno está no hemisfério Norte, no Verão está no hemisfério Sul.

Queria ser chegar aos 100 anos mas o Corona não deixou.

Em média, o ciclo de contaminação do vírus são 7 dias.
Uma pessoa infectada hoje vai contaminar outra daqui a 7 dias.
Se houver 100 portadores sem sintomas e cada um deles contaminar em média 200 novas pessoas em que 100 não têm sintomas e os outros 100 têm sintomas (com 15 internados e 5 mortos), a doença pode estar presente na comunidade sempre à espera para explodir quando é relaxado o "fechamento".
Parece que é isso que está a acontecer na Coreia do Sul e na China onde, depois de uma queda acentuada das novas infecções, nos últimos dias o número de casos estabilizou estando mesmo com tendência de subida.
A China consegue um valor mas pequeno mas que está acima de 20 novos casos por dia.

Novos casos diários de infectados com Corona na Coreia do Sul nos últimos 23 dias.
.
Novos casos diários de infectados com Corona na China nos últimos 25 dias.

Eu, por exemplo, penso que tive o Corona e que já estou curado! 
Sim, estou no concelho do "isolamento"  e a senhora do café dava-me batatas fritas que sobravam dos clientes e que eu comi com toda a sofreguidão!
É só fazer contas, muitos clientes, batatas fritas nas mesas do clientes, eu comer as batatas fritas,a probabilidade de ter sido contaminado é enorme.
Quanto a sintomas, só tive uma pequena tosse e uns 2 dias de diarreia.
Pronto, desta já estou safo.

O problema "computacional" que se avizinha.
A Coreia do Sul diz que é possível dominar o vírus isolando 14 dias todas as pessoas que um dado positivo infectado contactou. E que essa informação está no smartphone.
Vamos supor que todos temos smartphone 5G e que este permite saber, retrospectivamente, todas as pessoas de quem estivemos nos últimos 7 dias a menos de 1 metro de distância.
Se olharmos para os nossos dias normais, numa semana uma pessoa contacta centenas de pessoas. São as pessoas dos transportes públicos, do trabalho, do restaurante ou cantina, do hostel, do cinema, do centro comercial, da rua, etc.
Vamos supor que numa semana cada pessoa contacta, em média, com 500 pessoas.
Quando o João aparece contaminado, é preciso identificar essas 500 pessoas mas isso não é suficiente pois, sendo que o João foi contaminado por um "assintomático", é preciso contactar todas as 250000 pessoas que contactaram com uma dessas 500 pessoas para identificar se foi "criado" algum novo assintomático.
Cada novo caso, obriga a meter 250000 pessoas em isolamento durante 14 dias!!!!!!!!!!!!
Se na China aparecerem 100 casos por dia, é preciso mandar todos os dias 2,5 milhões de pessoas para "prisão domiciliária", um total nos 14 dias de 35 milhões de pessoas. 
Será preciso um extraordinário "Big Brother" para garantir que nenhuma dessas 35 milhões de pessoas viola a "prisão domiciliária".

IMPOSSÍVEL.
Só num filme.
Isso traduz que estamos derrotados.

O que vai acontecer?
Está tudo parado o que é insustentável pois, daqui a nada, vai começar a faltar um pouco de tudo.
O Trump tem alguma razão quando diz que não podemos parar.
Nos países pobres já tomaram consciência que não se pode fazer nada e nos países desenvolvidos, daqui por uns dias, os governos vão-se começar a convencer de que não há nada que possa ser feito.

Como na guerra, vejamos o que é preciso.
Não precisamos de subsídios, empréstimos, intervenções do BCE ou de mais despesa pública, precisamos antes de outras coisas
.
Primeiro, fabricar milhões de ventiladores. 
Não é arranjar dinheiro para comprar pois, antes que tudo, é preciso que sejam produzidos.
Não dá para fazer ventiladores com notas.

Às más, usam-se os ventiladores utilizados em África (custa 15€ no UK e 5€ na China)

Segundo, adaptar os hotéis vazios a hospitais. 
Meter ventiladores nos quartos e fazer deles unidades de cuidados intensivos.

Terceiro, formar 100 mil pessoas em enfermagem.
Pega-se em pessoas com jeito e coragem para essas cosias da saúde e ensina-se-lhes coisas básicas sobre como manobrar os ventiladores, virar os acamados e fazer a higiene de quem está em cuidados intensivos.
Apenas estas 3 coisas, não é preciso ter um curso em engenharia aero-espacial para saber manobrar um ventilador e dar banho a uma pessoa é como dar banho a uma ovelha.

Quanto tempo demorava a formar um enfermeiro na guerra do ultramar?
Pegavam num fulano com a 4.a classe e, em 3 meses, faziam dele um enfermeiro.
Com o 12.º ano de escolaridade, bastarão 7 dias.

Não temos oposição.
A democracia não são eleições pois até a Síria tem eleições.
A democracia é um combate de ideias contrárias e, neste momento, não vejo ideias contrárias.
O PSD está em silêncio e, se falasse, do Rio não sairia nada de jeito, apenas mais do menos,
A Iniciativa Liberal mostrou-se tudo menos liberal, um fracasso ideológico.
É preciso alguém dizer que o que o Governo anuncia, este e outros, está completamente errado e que não nos vai levar a mais lado nenhum que o fracasso.





1 comentários:

Silva disse...

O Rui Rio é socialista ferrenho.

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code