quinta-feira, 4 de junho de 2020

Será que com Obama a polícia matava menos afro-americanos desarmados?

A nossa comunicação social tem avançado que a causa das mortes é do Trump.

Que o Trump é racista e que, por isso, contrariamente ao tempo do universalista Obama, agora há muitos mais afro-americanos assassinados pela polícia.
O problema é que esta afirmação é totalmente falsa.
Nos 3 primeiros anos do Trump foram mortas pela polícia 186 pessoas desarmadas pertencentes a minorias. Por comparação, nos 3 primeiros anos do anterior mandato do Obama foram mortas  304 pessoas desarmadas das minorias.
Assim, no mandato do racista Trump as mortos pela polícia de pessoas desarmadas pertencentes a minorias diminuiu 39% em comparação com o universalista Obama.
Mesmo em termos de mortes totais (incluindo as armadas), nos 3 primeiros anos do Trump foram mortas pela polícia 3309 pessoas enquanto que nos 3 primeiros anos do último mandato do Obama forma mortas 3314.
Os dados estão publicamente disponíveis no site da mappingpoliceviolence pelo que não compreendo o porquê de os nossos jornalistas não se terem dado ao trabalho de consultar os números!
Melhor pensando, não temos jornalistas mas apenas pessoas com uma agenda política que usam a capa do jornalismo para fazerem publicidade ao seu ponto de vista.


Fig. 1 - Tendência da violência policial nos USA (Fonte, mappingpoliceviolence)

Afinal o Trump tinha razão quanto à retenção de informação pela China.
Não sou eu que o digo mas, entre outras, a NBC, CNBC e mesmo a OMS.
A notícia pode ser lida na NBCNews.
Toda a comunicação social disse que o Trump estava a inventar notícias falsas para desculpar-se do fracasso de conter o espalhar do Corona nos USA mas, afinal, tinha razão mas não vi a nossa comunicação social falar disso.
E o facto de o trabalho sobre a perigosidade do hidroxicloroquina ser falso, também não vejo nada nos nossos telejornais.
Como pode um medicamento que é tomado há décadas por centenas de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo sem grandes efeitos nefastos se pode ter tornado perigoso de um dia para o outro?
Ninguém fez esta pergunta?
Fizeram mas ai vem a agenda política dos que se dizem jornalistas.
O que pretendiam é atacar o Trump.

Será que, no longo prazo, o confinamento dá algum resultado?
Estivemos fechados entre o dia 13 de Março e o dia 4 de Maio, uns longos 52 dias.
Nesse tempo, o número de infectados diários diminuiu de uma média de 800 positivos por dia (na semana de 27 Março a  2 de Abril) para 190 infectados por dia (na semana de 8 de Maio a  14 de Maio) com um custo de dezenas de milhar de milhões de euros.
O problema é que esse sacrifício de nada serviu porque, desde meados de Maio os números recomeçaram a crescer (na semana que acaba hoje a média foi de 285 positivos por dia).
No espaço de apenas 20 dias, o número diário de positivos aumentou 52% e ainda não estamos a sentir totalmente o efeito do desconfinamento (que se irá observar na segunda metade do mês de Junho).

O confinamento dá resultado mas apenas no curto-prazo. 
Como não se pode ter as pessoas fechadas em casa o tempo suficiente para o vírus desaparecer, daqui a 5 anos, termos estado confinados 52 dias ou dia nenhum dará exactamente o mesmo resultado, apenas adiou o problema em 52 dias.
Dezenas de milhar de milhões de euros perdidos por 52 dias.

Fig. 2 - Evolução do número de positivos ao Covid-19 (dados, DGS).

O problema agora são os transportes públicos.
Nós somos governados pelas pessoas mais estúpidas que há à face da terra.
Se deveriam favorecer as pessoas que se movem ao ar livre, seja a pé, de bicicleta, trotine ou patíns, um pouco por todo o país, nos últimos anos, gastaram-se milhões e milhões de euros a arrancar o asfalto e a meter paralelo irregular exactamente para que as pessoas não pudessem andar de trotinete.
Essas pessoas deveriam ser presas.
Em vez de se gastarem centenas de milhões de euros em autocarros, comboios e metros públicos todos os anos, seria melhor dar uma patinete M365 a cada um dos 10 milhões de português custaria apenas 3500 milhões de euros.

Fig. 3 - Acabem com as obras faraónicas em transportes públicos e construam vias adequadas à patinete eléctrica.

4 comentários:

Anónimo disse...

A comunicação social em Portugal está dominada pelas esquerda. Não existem jornalistas independentes e os que tentam sê-lo são escorraçados. Os recentes subsídios atribuídos pelo Governo do PS à comunicação social agravaram a situação.
A ordem é abater o Trump e o Bolsonaro. Não estou a defender ninguém, estou a constatar. Num destes dias o telejornal de uma TV nacional abriu com o tema George Floyd e prolongou-se no mínimo por 20 minutos.

Silva disse...

Esse comunista conhecido como Obama, continua a gozar e a humilhar com total impunidade mais de 300 milhões de americanos e tem a cumplicidade do Partido Democrata, das autoridades policiais, autoridades federais, autoridades militares, órgãos da comunicação social, departamento da Justiça, Juízes, FBI, CIA, NSA e sei lá mais quantas agências.

Silva disse...

A utilização dum transporte público é um serviço é deve ser pago o seu custo real.

Só aí surgiriam imensas alternativas e concorrência ao nível dos serviços.

eduardo disse...

Lembrei me daquele pandego que ha uns anos escreveu aquela cena da pretalhada. Pensei que eram umas consideracoes ironicas ou em modo Borat. Afinal é mesmo um imbecil. Basta ler isto:
Como pode um medicamento que é tomado há décadas por centenas de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo sem grandes efeitos nefastos se pode ter tornado perigoso de um dia para o outro? ... caso o professor toto nao saiba,os medicamentos regra geral sao perigosos, por isso nao se recomenda ao publico geral para tomarindiscriminadamente medicamentos dah!

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code