sábado, 8 de fevereiro de 2020

Como está a evoluir o vírus Corona

As notícias falam muito mas dizem pouco.
Olhando para as notícias a toda a hora, o número de infectados e de mortos cresce de dia para dia, parecendo que o vírus Corona está totalmente fora de controlo o que é um problema grave porque vem ai o Carnaval.

Fig 1 - Juju Salimeni

Mas não é bem assim porque o importante não é o número de casos que aparecem todos os dias mas sim a taxa diária de propagação (percentagem de novos casos relativamente aos anteriores).
Se a taxa de crescimento é de 50%/dia, traduz que de hoje para amanhã, 10 pessoas "conseguem" contaminar 5 pessoas novas.
Uma infecção descontrolada tem uma taxa de propagação constante (ou crescente) enquanto que uma infecção controlada tem uma taxa de propagação decrescente.
Para avaliar a situação, peguei nos dados disponíveis dos últimos 23 dias, calculei a taxa de propagação diária e fiz um gráfico.

Boas notícias.
Se no dia 30 de Janeiro, a tendência mostrava que poderíamos atingir 50 milhões de mortos, passados apenas 9 dias, o gráfico já mostra uma realidade totalmente diferente. Assim, o número de casos começou-se a afastar da linha de "explosão" (a linha a vermelho da Fig. 2).

Fig. 2 - Aumento do número total de infectados com vírus Corona (escala semi-log)

Em termos de taxa de propagação, existe uma tendência consistente de diminuição que indica que o problema vai ficar resolvido dentro de 3 ou 4 dias (na Fig. 2ve-se que a epidemia vai acabar no dia 11 de Fevereiro).

Fig. 3 - Taxa de propagação do vírus Corona

Não nos precisamos de preocupar.
Isto já praticamente passou, agora é pensar na folia do Carnaval que a morte é certa.

1 comentários:

Anónimo disse...

Há um site interessante (não só relativamente ao corona virus) com informação da evolução do coronavirus: https://www.worldometers.info/coronavirus/

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code