quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Covid-19 USA - Terá razão o Trump ou a Comunicação Social?

O Trump diz que a Covid-19 está controlado.
Mas a comunicação social, incluindo a nossa, diz que nos USA a situação está totalmente descontrolada com o Trump a ser diariamente desmentido pelos "especialistas".
Vou então apresentar umas estatísticas para que cada um possa "votar" a favor ou contra o que diz o Trump.
Para a análise vou calcular o número de novos positivos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes (que os ingleses dizem que tem que ser menor de 40 para o país ser "seguro"), a taxa de aumento diário dos novos positivos e a taxa de mortalidade medida como o número de mortos na última semana pelo o número de novos positivos na penúltima semana (os contaminados demoram uns 7 dias a morrer).

Primeiro, temos que definir o conceito de "controlado".
Controlado traduz que existem camas suficientes para internar os casos piores, que ninguém morre por impossibilidade de lhe serem prestados cuidados médicos, que o aparecimento de novos casos não é explosivo e que a mortalidade é relativamente baixa.

Digamos que é como um carro controlado.
Não quer dizer que está a andar devagar e muito menos parado mas traduz que conseguimos mantê-lo na estrada e com velocidade compatível com a visibilidade e as condições da via de circulação.
A SIDA está controlada, a tuberculose está controlada, a criminalidade está controlada, mas não traduz que não existe ou que não morre ninguém.

Todos os dias morrem pessoas em acidentes automóveis mas não é por isso que vamos deixar de andar de carro.

 Para a comunicação social e seus apoiados esquerdista, o Trump é o palhaço mau.

Número de novos positivos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.


Os dados indicam que o confinamento conseguiu controlar o "primeiro surto" mas que, com a abertura pedida pelo Trump, em meados de Junho os positivos voltaram a crescer.
Mas os dados também dizem que, apesar de o número de novos positivos dos últimos 14 dias estar elevado (270 nas últimas 3 semanas), o número de novos positivos está estável ou a diminuir mesmo sem haver confinamento.
Se compararmos com o nosso vizinho Espanha, depois de o confinamento ter permitido, em meados de Junho, atingir 10 novos positivos os últimos 14 dias por 100 mil habitantes, com o fim do confinamento, este número aumentou em menos de 2 meses para 100. Apesar de este número ainda ser menor que os 270 dos USA, o número de novos positivos está a aumentar rapidamente.
Talvez não se fale da culpa do governo espanhol por serem esquerdistas.

Crescimentos no número de positivos.


Os dados indicam que o confinamento diminuiu a taxa de crescimento de novos positivos de quase 20%/dia para 1%/dia e que, com o fim do confinamento de meados de Junho, essa taxa aumentou mas está estável em torno dos 1,4%/dia e com tendência para reduzir.

Taxa de mortalidade nos positivos.


Os dados indicam que a taxa de mortalidade diminuiu de cerca de 6,5% para cerca de 1,5% dos casos positivos.
Estes dados indicam que o "saber fazer" dos médicos aumentou com a experiência e que alguns medicamentos e terapêuticas , mesmo sem validação científica, estão a reduzir a mortalidade.
Também pode apenas indicar que estão a ser detectados cada vez mais positivos que não têm sintomas (os casos menos graves).

Mortos nos últimos 14 dias.


Os dados indicam que a mortalidade dos últimos 14 dias por 100 mil habitantes diminuiu de 8 para cerca de 2 para, no último mês, aumentar para 4.
Com o fim do confinamento, os número de novos positivos quadriplicou (aumentou de 90 para 270) enquanto que o número de novos mortos apenas duplicou (de 2 para 4) o que traduz que a taxa de mortalidade diminuiu para metade.
Este número 4 compara com a taxa de mortalidade relativamente a todas as causas de 33 pessoas por 100 mil habitantes.
Como as pessoas que morrem com Covid-19 são maioritariamente velhas já em risco de vida, a Covid-19 estará a reduzir a esperança de vida dos americanos em apenas alguns dias (estatística que apenas será possível calcular no fim do ano).

Concluindo.
A Covid-19 é uma doença infecciosa perigosa e mortal mas que, apesar de atacar tanto países governados por esquerdistas como governados pelo Trump ou Bolsonaro, a comunicação social apenas fala dos USA e do Brasil esquecendo-se de outros como a Espanha.
Os números para os USA estão elevados em termos de novos positivos e de mortalidade mas a situação está controlada, isto é, o número de novos positivos está estável ou a diminuir (mesmo sem confinamento) e não há notícias de que alguém esteja a morrer por falta de capacidade hospitalar.
Dou razão ao Trump.

1 comentários:

Henrique Silva disse...

Também concordo consigo. Claro que nada sei acerca das ferramentas que o Prof. usa. Mas consultando outras informações, que não estejam enviesadas por propaganda esquerdista, fácilmente temos a noção que o Trump está no caminho certo. Aliás, estou a torcer pela sua reeleição

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code