Tal como as ideias esquerdistas, na comunicação social querem dizer que os carros eléctricos são mais baratos que os a gasolina, o que é falso porque não contabilizam a bateria nem o ISP.
O primeiro erro é comparar a gasolina com imposto com a electricidade sem imposto. Bem sei que argumentam que "para o consumidor, o que interessa é o que paga" mas é falso porque, se não pagarmos imposto no combustível, vamos ter que o pagar noutro sítio qualquer.
O segundo erro é que consideram que a bateria dura tanto tempo como o motor a gasolina, que dura para sempre, o que é totalmente falso.
Vou então às contas verdadeiras.
O custo e a duração da bateria.
Tenho um irmão que trabalha na Toyota e, há uns meses, perguntou-me a forma de calcular um preço mensal de uma garantia de 8 anos para a bateria do autocarro eléctrico.
A ideia é que o autocarro tenha pouca autonomia, uma bateria do tamanho da de um autocarro, com uma autonomia de 80 km (em média, um autocarro urbano faz 15km/h). Depois, a bateria carrega durante a noite (para fazer a hora de ponta da manhã) e entre as 10h e as 17h (para fazer a hora de ponta do fim da tarde), todos os dias.
Claro que eu respondi: A BATERIA NÃO DURA NEM UM ANO.
- Não pode ser, o fabricante diz que dura 8 anos e que se pode carregar 6000 vezes.
- É MENTIRA. ELES QUE MOSTREM OS DADOS DOS ENSAIOS.
- Eles dizem que é segredo profissional.
-ENTÃO, ELES QUE DÊEM A GARANTIA DAS 6000 CARGAS.
- Não dão.
- AI ESTÁ A PROVA DE QUE ELES MENTEM.
Quanto durará a bateria de um carro eléctrico?
Os fabricantes prometem grande duração, pelo menos 1200 cargas, mas, pegando nas garantias, é fácil de calcular que a promessa é enganosa. Peguei em 3 modelos da Tesla e a garantia cobre apenas 400 cargas!!!!!!
Basta dividir a garantia pela autonomia:
Modelo | Autonomia | Garantia (70%) | Cargas |
3 Standard Range | 423 | 160000 | 378 |
3 Long Range | 504 | 192000 | 381 |
X | 576 | 240000 | 417 |
Média | 392 |
Afinal, ainda é pior do que eu pensava!
A carregar a bateria do autocarro eléctrico duas vezes por dia, a garantia vai-se esgotar em menos de 4 meses.
Quanto custa substituir a bateria por 100km?
Para um Tesla 3, alegadamente a mais barata e eficiente bateria do mercado, o preço da substituição anda à volta dos 16 mil €.
Se dividirmos os 16 000 € pelos 160000 km (quando a capacidade está em 70%), o custo da bateria fica em 10€/100km.
É discutível se a bateria se mantém estável a partir de 70%. Basta ver os telemóveis que a bateria perde rapidamente a capacidade de carga. Mas vamos supor que a bateria se mantém, se aceitarmos uma redução da autonomia para metade, o preço da bateria fica em 6€/100 km.
O carro eléctrico tem um custo sem impostos que é 240% mais elevado que o carro a gasolina.
Se a electricidade for 15kwh/100km; se, sem IVA nem ISP, custar 0,16€/kwh e se o rendimento for de 85%, temos um custo em electricidade de 2,8€/100km.
O custo total da electricidade sem impostos é de 12,8€/100kmh.
Nos postos de carregamentos, a electricidade tem um preço de 0,325€/kwh, sem IVA pelo que fica um custo total de 15,7€/100km. Se consideremos a tarifa nocturna de 0,08€/kwh, o preço total fica em 11,4€/100km.
O preço da gasolina antes de impostos é de 0,633€/litro. Um veículo a gasolina que gasta 6litros/100 km terá um custo de 3,8€/100 km. O custo do depósito é praticamente zero.
O custo total da gasolina sem impostos é de 3,8€/100kmh.
Concluindo, o carro eléctrico tem um custo sem impostos que é 240% mais elevado que o carro a gasolina.
Para os carros eléctricos ficarem competitivos em termos de custo!
A bateria tem que ficar muito mais barata e durar muitas mais cargas.
"Basta" que as cargas aumentem das 400 efectivas para as 1200 anunciadas.
E se isso nunca acontecer?
Não sei se isso vai acontecer mas eu sou pessimista por natureza.
O meu pessimismo vem de a velhinha bateria de chumbo, nada sofisticada, aguentar 200 cargas.
Tantos anos e milhares de milhões em investigação para uma duplicação na duração e ainda é preciso multiplicar por 3!
Não sei.
E é difícil diminuir o custo de produção das baterias porque o preço das matérias primas tende a aumentar com o aumento da procura.
Parece água no deserto mas é uma miragem!!
0 comentários:
Enviar um comentário