sexta-feira, 14 de maio de 2021

O carro eléctrico fica 240% mais caro que o carro a gasolina

Tal como as ideias esquerdistas, na comunicação social querem dizer que os carros eléctricos são mais baratos que os a gasolina, o que é falso porque não contabilizam a bateria nem o ISP.

O primeiro erro é comparar a gasolina com imposto com a electricidade sem imposto. Bem sei que argumentam que "para o consumidor, o que interessa é o que paga" mas é falso porque, se não pagarmos imposto no combustível, vamos ter que o pagar noutro sítio qualquer.

O segundo erro é que consideram que a bateria dura tanto tempo como o motor a gasolina, que dura para sempre, o que é totalmente falso.

Vou então às contas verdadeiras.


O custo e a duração da bateria.

Tenho um irmão que trabalha na Toyota e, há uns meses, perguntou-me a forma de calcular um preço mensal de uma garantia de 8 anos para a bateria do autocarro eléctrico.

A ideia é que o autocarro tenha pouca autonomia, uma bateria do tamanho da de um autocarro, com uma autonomia de 80 km (em média, um autocarro urbano faz 15km/h). Depois, a bateria carrega  durante a noite (para fazer a hora de ponta da manhã) e entre as 10h e as 17h (para fazer a hora de ponta do fim da tarde), todos os dias.

Claro que eu respondi: A BATERIA NÃO DURA NEM UM ANO.

- Não pode ser, o fabricante diz que dura 8 anos e que se pode carregar 6000 vezes.

- É MENTIRA. ELES QUE MOSTREM OS DADOS DOS ENSAIOS.

- Eles dizem que é segredo profissional.

-ENTÃO, ELES QUE DÊEM A GARANTIA DAS 6000 CARGAS.

- Não dão.

- AI ESTÁ A PROVA DE QUE ELES MENTEM.

 

Quanto durará a bateria de um carro eléctrico?

Os fabricantes prometem grande duração, pelo menos 1200 cargas, mas, pegando nas garantias, é fácil de calcular que a promessa é enganosa. Peguei em 3 modelos da Tesla e a garantia cobre apenas 400 cargas!!!!!!

Basta dividir a garantia pela autonomia:

Modelo Autonomia Garantia (70%) Cargas
3 Standard Range 423 160000 378
3 Long Range 504 192000 381
X 576 240000 417
Média     392

Afinal, ainda é pior do que eu pensava!

A carregar a bateria do autocarro eléctrico duas vezes por dia, a garantia vai-se esgotar em menos de 4 meses.

 

Quanto custa substituir a bateria por 100km?

Para um Tesla 3, alegadamente a mais barata e eficiente bateria do mercado, o preço da substituição anda à volta dos 16 mil €.

Se dividirmos os 16 000 € pelos 160000 km (quando a capacidade está em 70%), o custo da bateria fica em 10€/100km.

É discutível se a bateria se mantém estável a partir de 70%. Basta ver os telemóveis que a bateria perde rapidamente a capacidade de carga. Mas vamos supor que a bateria se mantém, se aceitarmos uma redução da autonomia para metade, o preço da bateria fica em 6€/100 km.

 

O carro eléctrico tem um custo sem impostos que é 240% mais elevado que o carro a gasolina.

Se a electricidade for 15kwh/100km; se, sem IVA nem ISP, custar 0,16€/kwh e se o rendimento for de 85%, temos um custo em electricidade de 2,8€/100km. 

O custo total da electricidade sem impostos é de 12,8€/100kmh.

Nos postos de carregamentos, a electricidade tem um preço de 0,325€/kwh, sem IVA pelo que fica um custo total de 15,7€/100km. Se consideremos a tarifa nocturna de 0,08€/kwh, o preço total fica em 11,4€/100km.

O preço da gasolina antes de impostos é de 0,633€/litro. Um veículo a gasolina que gasta 6litros/100 km terá um custo de 3,8€/100 km. O custo do depósito é praticamente zero.

O custo total da gasolina sem impostos é de 3,8€/100kmh.

Concluindo, o carro eléctrico tem um custo sem impostos que é 240% mais elevado que o carro a gasolina.

 

Para os carros eléctricos ficarem competitivos em termos de custo!

A bateria tem que ficar muito mais barata e durar muitas mais cargas.

"Basta" que as cargas aumentem das 400 efectivas para as 1200 anunciadas.


E se isso nunca acontecer?

Não sei se isso vai acontecer mas eu sou pessimista por natureza.

O meu pessimismo vem de a velhinha bateria de chumbo, nada sofisticada, aguentar 200 cargas.

Tantos anos e milhares de milhões em investigação para uma duplicação na duração e ainda é preciso multiplicar por 3!

 

Não sei.

E é difícil diminuir o custo de produção das baterias porque o preço das matérias primas tende a aumentar com o aumento da procura.

Parece água no deserto mas é uma miragem!!


 

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code