sexta-feira, 21 de março de 2025

Comprei uma trotinete Xiaomi 2 Pro

Há 3 anos comprei uma trotinente "marca branca".

Depois de percorrer cerca de 5000 km, a parte mecânica está impecável, o travão está perfeito, as rodas não mostram desgaste e tudo funciona perfeitamente mas a parte eléctrica pifou.

Começou rapidamente a perdeu autonomia e acabou mesmo por morrer de vez.

Penso que qualquer trotinete que se compra na Internet de marca desconhecida, por exemplo, na Temu tem hoje um preço de 216.75€, é produzida na mesma fábrica e tem as mesmas características.

No meu caso anunciavam uma bateria de 36V-10.5 Ah,  378 Wh, mas, de facto, confirmei quando abri a bateria que tinha apenas 6 Ah. Também prometiam 300 cargas e aguentou umas 100.

Se dividir o preço que paguei, 280€, pela quilometragem, deu cerca de 0,06€/km o que acho ser um valor razoável.


Agora, comprei uma Xiaomi 2 pro usada.

Há muito tempo que andava a namorar uma Xiami 2 Pro mas estava muito cara, 526€ na Worten. Mas fiz umas pesquisas na Net e encontrei uma nas Astúria na BlackMarket.

Pediam 302.99€ (299+3.99) e diziam que era refurbiched. Sendo um desconto de 40%, decidi arriscar.

Comprei na segunda-feira e chegou a minha casa na sexta-feita seguinte.


Recebi a trotinete numa caixa original mas reutilizada.

Estava tudo impecavelmente novo, tudo com os plásticos de origem e zero quilómetros mas tinha dois problemas relativamente a uma nova: 

1 - Faltava o pneu sobresselente (que vale 16€)

2 - A bateria é usada marcando como data de fabrico Março de 2021 e que já fez 29 cargas.

No big deal já que as baterias de lítio dizem que as baterias usadas pela Xiaomi duram 10 anos e que, durante esse tempo, aguentam 500 cargas.


Fui testar a autonomia e comparar com os 45 km prometisos.

Na outra trotinete, anunciavam 35km e consegui fazer 21 km à velocidade de 16km/h. Agora que prometiam 45 km, já me contentava se fizesse uns 30 km à mesma velocidade.

Estranhamente, consegui fazer 43.5 km! e ainda apanhei um bocado de vento !!!!!!!!!!!!

Foi o primeiro teste mas penso que se não apanhar vento, em plano e uma pessoa com um peso na ordem do meu, isto é entre 70kg e 75kg, vai conseguir fazer os 45 km prometidos.

Fiquei muito contente.

Esta imagem é para o leitor/comentador que acha que nunca acerto. Se calhar, é o mesmo que, quando eu disse que nunca haveria cessar fogo em Gaza, me mandou mudar de vida :-)
E que a guerra na Ucrânia só acaba quando o Putin for derrotado?


A aplicação Xiaomi, parece impossível, mas é muito pior do que a da marca branca!

Na trotinete foleira, podia fixar a velocidade máxima num número certo, cruise control, por exemplo, 16 km/h, e nesta tenho de andar a tentar acertar. Além disso, fixava muito mais facilmente a velocidade (basta uma pequena tremideira para ser difícil fixar a velocidade).

A Xiaomi não permite começar de parado exigindo que a trotinete esteja a mais 5km/h antes de carregar no acelerador (se o acelerador estiver carregado, não arranca).

Ainda tentei alterar isto com uma aplicação pirata mas bloqueou a instalação dos drivers e a app da Xiaomi deixou mesmo de reconhecer a trotinete (mas em segundos arranjei uma app com display muito melhor e com mais informação)


Pneumáticos é muito melhor que pneus maciços!

A Xiaomi tem pneus de ar e a minha anterior tinha pneus sólidos.

Nunca tive qualquer problema com os pneus sólidos e, ao fim de 5000 km, estão como novos mas tremem muito, sendo impossível andar em peso que não seja totalmente liso como, por exemplo, a calçada portuguesa (é preciso dobrar os joelhos e, mesmo assim, descola o cérebro).

Com pneumáticos, a condução é melhor mas há o risco de ter um furo.


Contas sobre a energia gasta.

A 16km/h gasta aproximadamente 8.6 calorias por km, 1.0 KWh por 100 km. Por comparação, um carro electrifico gasta cerca de 10KWh (mas a uma velocidade 5 vezes maior).

Comparando com uma pessoa a correr a essa velocidade, vi fontes que indicam 16 METS - Metabolic Equivalents que, aplicado a mim, é cerca de 1.04 Kcal/min. 



Então, em termos energético, a trotinete é cerca de 7 vezes mais eficiente que eu a correr a 16km/h (em peso liso pois em terreno com buracos, eu ganho :-).


Não posso dizer mais nada.

Ainda só fiz 75 km porque tem estado a chover e estou com dores de costas. 

Apesar de ainda ter pouca informação, estou contente com a autonomia mas triste com o cruise control,

Mas, vendo que a autonomia prometida está próxima da realidade, tenho um pouco de confiança que a bateria aguente as 500 cargas prometidas, isto é, que a coisa aguente 20000 km antes de pifar.







  



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