sexta-feira, 17 de abril de 2020

O milagrete português

O presidente Marcelo diz que lá fora dizem que conseguimos um milagre.

Naturalmente, não diz que diz que a evolução do Corona em Portugal é um milagre porque é uma total invenção para não lhe chamar mentira.
Quando o Passos Coelho ou Cavaco Silva diziam coisas para "aumentar a moral das tropas", os esquerdistas caiam-lhes em cima a dizer "trafulhas, mentirosos, ladrões." Esses mesmos quando diziam a verdade, os mesmos esquerdistas diziam que "estão a destruir a moral e a esperança do povo português."
Agora, quando mentem com os dentes todos está tudo bem.

É mais fácil arranjar dados sobre a Espanha que sobre Portugal.
Pura e simplesmente, não há dados sobre o Corona em Portugal.
Na Espanha, disponibilizam diariamente um relatório detalhado. Em Portugal a informação disponibilizada é ainda menor que na China.

A informação é necessária estar pública.
Toda a informação e ainda que se recolha mais informação.
É preciso informação sobre TODAS as pessoas que fizeram o teste, independentemente de ter dado positivo ou negativo.
É preciso perguntar porque fizeram o teste, se tinham sintomas, onde e quando pensam ter sido contaminadas, se estiveram em contacto com alguém que deu positivo, uma escala de contacto, que vacinas tomaram, se têm alguma doença, se tomam algum medicamento, a idade, sexo, escolaridade, onde trabalham, ... 
Só assim é que é possível saber a potencial percentagem de população que está susceptível ao vírus e se algum medicamento ou vacina é profilático.
Os que desenvolveram sintomas, tambémé preciso saber quem foi hospitalizado, que medicação lhes foi dada, quando morreram ou lhes foi dado alta, quantos dias ficaram em casa com sintomas.
Finalmente, é preciso fazer um acompanhamento dos positivos a ver se passado 1 mês, 3 meses, 6 meses, 1 ano se têm anticorpos no corpo.
Recordo que as pessoas infectadas com outros Coronas (e existem vários a circular), os anticorpos desaparecem ao fim de 3 meses, o que impossibilita a existência de vacina (teremos que ser vacinados todos os meses).
De corridos 40 dias desde o dia em que atingimos 20 positivos, temos 17,4 infectados por cada 10 mil habitantes, exactamente o mesmo valor que tinha a Itália ao fim de 40 dias. E temos mais do dobro dos infectados da Alemanha (8,5) e do Reino Unido (8,3).
Comparando com  dois países da nossa dimensão, a Suécia que tem exactamente a nossa população, é mais frio (e dizem que o Corona gosta de frio) e não fizer confinamento obrigatório, eles têm 12500 positivos e nós temos quase 20 mil, e a República Checa tem 6500 positivos!
Se isto é um milagre, mais vale trocar de santo.

Comparação do número de positivos em países europeus com dimensão semelhantes ao nosso.

Falando da mortalidade tenho más notícias.
A China reconheceu hoje mais 1200 mortes que tinham sido "escondidas" o que atira a taxa de mortalidade para os 5,8% dos positivos, um aumento de 40%.
Afinal, em tempos eu escrevi que alguém nos estava a enganar relativamente à mortalidade e estavam mesmo (Quem nos está a mentir?).
Quando a velhotinha Graça diz que a mortalidade é de 3%, está a mentir!
Na Espanha é de 12% e nós não somos diferentes da Espanha.





6 comentários:

Silva disse...

O Marcelo é um histérico.

Jaa disse...

Não se pode comparar número de infectados entre países com diferentes estratégias e números de amostragem. Pode-se comparar óbitos. Penso que o professor já o tinha dito. A Suécia tem muitos infectados mas testa só os casos graves que chegam ao hospital. Nós testamos os que procuram a linha 24 com 2 sintomas e todos os idosos. Para o cálculo da taxa de mortalidade use os dados do barco ou os da Coreia do Sul. Nem a Alemanha tem testado assintomaticos.

Jaa disse...

Portugal têm 650 óbitos que à escala de Itália e Espanha valem 4000. Ora 4000 é 5x menos que Espanha e Itália. É só fazer as contas. Uma verdade de La Palisse

Económico-Financeiro disse...

Sei tão bem como todos que as metodologias de contagem não são comparáveis! Dai, ser altamente abusivo dizer que alguém diz que somos um milagre.
Nós não perdemos o tique salazarento de sermos sempre os melhores do mundo.

Silva disse...

O Salazar, ao menos, era um tipo rigoroso nas finanças.

Zé Manel disse...

Perguntas que ninguém faz ao Governo nem à DGS:

- Já morreram mais de 700 pessoas em Portugal devido ao Covid. Estas mortes poderiam ter sido evitadas se os 500 ventiladores da China já tivessem chegado a Portugal?

- Temos hoje em Portugal 21 mil casos confirmados, 176 mil casos não confirmados e 5 mil pessoas a aguardar resultado laboratorial. Isto somado dá 202 mil testes. No entanto, a DGS diz que já foram feitos 271 mil testes. O que aconteceu aos restantes 70 mil testes?

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code