quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Terceira dose da vacina: vejamos o que dizem os dados de Israel

A decisão quanto a duas doses foi arbitrária e teve a ver com a pressa.

O teste de uma vacina demora tempo mas, com os testes às vacinas da Covid-19, não havia tempo.

Num ensaio normal a uma vacina, pega-se em 50000 pessoas e dividem-se em 2 grupos mais ou menos iguais em termos de vivência. Ao grupo A dá-se a vacina e ao grupo B dá-se soro fisiológico (o placebo).

Ao longo dos dias, vai-se vendo quantas pessoas adoecem em cada um dos grupos. Se a vacina for eficaz, vão aparecer menos doentes observar que no grupo vacinado.


Quando se dá a segunda dose?

A partir de determinado dia, o número de doentes no grupo de vacinados deixa, em termos estatísticos, de diminuir (há um teste para isto). No caso da redução não ser aceitável, nessa altura aplica-se a segunda dose.

No exemplo que mostro (uma simulação) ao fim de 30 dias detecta-se que parou de diminuir, com uma eficácia de 80% (acontecem 8 contaminados nos vacinados e 40 nos outros), o que ainda se considera muito.

Depois da segunda dose, espera-se que continue a diminuir o número de doentes no grupo vacinado até que pare novamente de diminuir (acontece por volta do dia 45).

Por exemplo, a segunda dose da BCG só é dada 6 meses depois da primeira dose. 

Fig . 1 - Resultados simulados de um ensaio a uma vacina

E quando vem a terceira dose?

Quando, depois da segunda dose, a diminuição para com um número de doentes nos vacinados ainda elevado.

Mas o mais vulgar é, acompanhando os vacinados ao longo do tempo. Há casos em que o número de doentes vacinados se mantém constante mas, se for detectado esse número começa a aumentar, chegou a hora da terceira dose.

Por exemplo, na BCG, a protecção diminui a partir dos 3 anos.


Não é preciso medir anticorpos nem mostrar a língua.

Não interessa nada saber seja o que for sobre anticorpos ou os mecanismos de funcionamento das vacinas (os pais das vacinas, o Pasteur e o Kock, não sabiam nada disso), interessa é observar o número de casos.


Vamos a Israel.

Israel acreditou desde a primeira hora no poder da vacina e, por isso, pagou caro e vacinou rapidamente a sua população (a primeira dose foi dada no dia 19 de Dezembro de 2020).

Controlou o primeiro grande surto com isolamento (atingiu um máximo de 5370 casos por dia e caiu até 680) mas atacou o segundo grande surto com vacinação.

Vacinou, vacinou, vacinou e o número de casos foi caindo de um máximo de 7600 casos por dia até 21 casos por dia decorridos 5 meses e 11 dias desde a primeira injecção.

Estatisticamente, decorridos esses 5 meses e 11 dias, o número de novos casos recomeçou a aumentar estando hoje próximo dos 8000 casos por dia.

Fig. 2 - Novos casos em Israel
   

Os dados são claros como a água, só não vê quem não quer ver.

E não é vacinar os 100 mil mais vulneráveis, vai ser preciso vacinar TODAS AS PESSOAS ao fim de 6 meses de terem apanhado a segunda dose.

São 50 mil injecções por dia.

E sempre que volte a começar a aumentar, nova injecção.


Até pode acontecer a coisa piorar.

Se entre a primeira e segunda dose, pela urgência, se usaram 28 dias (dizem que deveriam ter sido 60 dias), e agora vai ser dada a terceira dose passados 6 meses, nada indica sobre o futuro, até pode acontecer o caso de passar a ser necessária um injecção todos os meses.

E até pode, mesmo com a actual variante indiana, a eficácia começar a diminuir (como diminui a  protecção da BCG).

Só o futuro o irá revelar!


Fig. 3 - Há 90 anos, quando era uma gaja toda boa, já sabia que, se não morresse nova, ia ficar velha. Quanto à vacina da Covid-19, não se sabe nada.

4 comentários:

Silva disse...

A sabotagem irá continuar, já as farmacêuticas aproveitam para vender vacinas.

Anónimo disse...

vc a defender as vacinas está ao nivel de um esquerdista a falar de economia. alias, abaixo.

J disse...

Cosme, lá da loja mandam-te um abraço.

Anónimo disse...

Ah Cosme, Cosme. Tu e as tuas condices.

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code