Já tinha previsto que a Ucrânia ia ser acusada de ter começado a guerra.
Como referi a semana passada, mal o trump começou a anunciar que a Ucrânia tinha de capitular, começaram a aparecer mais pessoas a dizer que a culpa é da Ucrânia. Mais pessoas porque é esse o discurso oficial dos nossos esquerdistas, onde se inclui o Marechal de Campo Roto Agostinho, os do PC, do BE e de outros grupelhos.
Mas o trump? Vir o presidente dos estados unidos dizer que a culpa da guerra é do Zelensky?
Como pode uma pessoa que diz ser muito mais inteligente do que a média dizer uma coisas destas?
Como é que o Zelensky poderia ter evitado a guerra?
Fazendo como o lukashenko faz na bielorússia tornando a Ucrânia num estado fantoche onde o putin fizesse o que lhe bem apetecesse?
Na Arábia Saudita, Coreia do Norte e China nunca houve eleições.
E na rússia, as eleições foram tão transparentes como no tempo da união soviética, o putin não tem pudor em matar todos os seus opositores políticos incluindo o Navalny.
E o trump não diz que os presidentes desses países são ditadores, não, são estadistas.
A minha mãe sofria de demência mas nada comparada com a do trump.
Disse o médico do hospital da Feira, um brasileiro extraordinário que esteve com ela nas urgências desde que entrou às 9h da manhã até à meia-noite, altura em que foi transferida para o hospital SS de Gaia, que o TAC mostrava um cérebro reduzido ao tamanho de uma noz.
Eu avisava as pessoas porque não aceitam a degradação do cérebro.
As pessoas aceitam que haja doenças do coração, rins ou fígado mas não aceitam que haja doenças do cérebro. Pensam que o pensamento vem da alma e não de um bocado de massa orgânica que se degrada com o tempo.
Com a degradação orgânica do cérebro, os pensamentos tornam-se confusos, o discurso torna-se incoerente e, por vezes, parece ofensivo porque a pessoa perdeu a parte do cérebro onde estavam as rotinas do "politicamente correcto".
Dei sempre à minha mãe a liberdade de dizer o que bem entendesse, nunca lhe disse "Shiu" mas, quando chegava a um sítio, avisava as pessoas "Preparem-se para o pior porque a minha mãe está choné".
A minha mãe dizia "Ó Maria Clara, estás a tratar-me mal" (a minha mãe pensava que eu ira a sua irmã mais velha) e eu dizia, "não Dulcinha, não é choné, é lélé."
No judo vejo a mesma incompreensão.
Chegam lá crianças com 'problemas' e estão sempre a sofrer 'Ouve o que eu digo, não olhes para o tecto, não olhes para o chão, está quieto, mantém-te atento' quando o cérebro não o permite.
E diz o fulano que a sua especialidade é ensinar crianças "menos válidas", como se eu me acreditasse.
A minha mãe nunca chegou ao estado de alucinação do trump.
No Sábado passado, como já acontece há muitos anos, fui caminhar no passadiço junto ao mar com o meu amigo Paulo, um génio preditivo.
Interessante que ele disse o que eu achava impossível de acontecer: "Tenho receio que o trump passe a apoiar o putin, a atacar a Ucrânia e a fornecer armamento à rússia."
Em poucos dias, o impensável tornou-se provável.
O Gigante Jorge Nuno Pinto da Costa estava muito doente mas nunca alucinou neste grau de magnitude.
O trump está-se a mostrar uma pessoa rancorosa e vingativa.
Eu até gostava do bicho e achava que, em muitos pontos, tinha razão. Por exemplo, acho que a Europa gasta muito pouco em defesa e em ajudas à Ucrânia.
Eu queria ver era o trump em Kiev no dia 24 de Fevereiro de 2022 quando a Rússia atacou por terra, ar e mar com o exército que durante 80 anos fez tremer o mundo de medo.
Queria ver se a fanfarronice dele o aguentava em Kiev ou se fugia com o rabo entre as pernas "Para acabar com a guerra".
Afinal, o trump retomou o discurso dos comunistas europeus dos anos 1960, 1970 e 1980: Antes vermelhos do que mortos.
Mas lembrei-me dos verdadeiros estadistas, de quem ficou na História quando o putin se chamava hitler.
"Mais vale morrer de pé do que viver de joelhos", Roosevelt.
A Europa Ocidental tem de dar corda aos atacadores.
A União Europeia tem de pedir a ajuda do Reino Unido e, juntamente com a França, aumentar o arsenal estratégico, isto é, as bombas atómicas, para o nível do arsenal russo.
A França tem 300 ogivas nucleares, o Reino Unido 215 e o putin 6850. Há muito trabalho a fazer.
É que o discurso do montenegro está a começar a ser "Se desafiarmos o putin, ele ataca-nos com bombas atómicas e o trump não vai fazer nada."
Será que vai ser o trump a ditar a vitória da urss e a derrota da europa ocidental?
Haja coragem e vergonha pois a Ucrânia, com a ajuda europeia reforçada, já provou ser capaz de derrotar o putin.
0 comentários:
Enviar um comentário