Agora, a coisa está outra vez a caminhar para o vermelho.
Começamos o ano de 2021 como os piores do mundo em termos de infectados e mortos com Covid-19 e, por causa disso, o governo avançou com um confinamento geral no dia 14 de Janeiro.
O Rt começou a diminuir rapidamente o que fez anunciar que passamos a ser o país com o Rt mais baixo do mundo. O problema é que estamos outra vez a piorar!
O Rt mede quantas pessoas são infectadas a cada ciclo de vida do vírus (que é de 5 dias).
Tendo hoje sido infectadas 1000 pessoas, se o Rt for de 1,10, daqui a 5 dias haverá 1100 casos, daqui a 10 dias 1221 casos positivos e 1331 positivos daqui a 15 dias. Se o Rt for de 0,9, daqui a 5 dias haverá 900 casos, daqui a 10 dias 810 casos positivos e 729 positivos daqui a 15 dias.
A doença apenas está controlada se o Rt for menor que 1, situação em que o número de novos casos vai diminuir de dia para dia.
Antes do confinamento que começou no dia 14 de Janeiro de 2021, o Rt era de 1,25 e, nas 4 primeiras semanas do confinamento diminuiu rapidamente para 0,55.
O problema é que o Rt começou a subir por volta do dia 12 de Fevereiro, estando próximo de voltar de ultrapassar o valor 1.
Não quero ser pessimista mas, sendo necessário começar a abrir a economia, daqui a uma semana o número de caso vai voltar a subir.
E como se calcula o Rt?
Muito facilmente, nem se compreendende porque existe discussão política em torno do seu valor.
Como o ciclo de vida do Covid-19 é de 5 dias, divide-se o número de casos de hoje pelo número de casos de há 5 dias e já está.
Como existe sazonalidade semanal (há segunda e terça feira são sempre reportados menos casos), calcula-se o valor homologo: divide-se o número de hoje pelo número de há uma semana e potencia-se por 5/7.
Rt = (casos hoje / casos há 7 dias) ^ (5/7)
A média do Rt dos últimos 7 dias é de 0,93,
Calculado com os dados disponibilizados pela DGS referente aos últimos 14 dias, entre 25 de Fevereiro e 11 de Março
1 comentários:
Boa tarde Professor,
perdoe-me a curiosidade, como se sente por ter sido suspenso preventivamente por alegados comentários machistas e xenófobos?
a) Teve oportunidade de se defender ou acha que foi vítima de um processo sumário?
b) Admite e confirma os comentários que surgiram na comunicação social?
c) Dado não ter contestado ou condenado a suspensão, aceita que os seus comentários sejam considerados machistas e xenófobos?
Ou acha que a suspensão é um atentado ao direito de expressão?
Atentamente, Nuno Bento Ribeiro
Enviar um comentário