domingo, 5 de dezembro de 2021

Olhando para a vitória de Lisboa, o PSD nunca ganhará as eleições legislativas

Em Lisboa houve uma imprevista vitória autárquica do PSD+CDS+PPM em Lisboa.

Por causa dessa vitória, o Rui Banana Rio pensa (talvez) que seja possível ganhar as eleições legislativas do próximo dia 30 de Janeiro de 2022

Mas se analisarmos os resultados de Lisboa, vemos que a vitória foi pequenina não tendo gasolina suficiente para construir a "mudança de ciclo".


Vamos às mudanças dos votos entre 2017 e 2021.

Direita     / PSD+CDS+PPM     = de 80320 passou para 83163     = mais 2843 votos (+3,5%)

Esquerda / PS+CDU+BE+PAN = de 155830 passou para 128068  = menos 27772 votos.

Podemos verificar que a coligação de direita, com o PSD à cabeça, que ganhou tem muitos menos votos que os partidos da esquerda, razão porque a esquerda tem 10 vereadores e a direita apenas 7.

Mas acontece que a câmara não vai buscar a sua legitimidade ao colégio dos vereadores mas é directamente eleito o cabeça da lista mais votada.

Contrariamente, se estes fossem os resultados das legislativas, seriam ainda piores que os do Passos Coelho em 2015 (ano em que o Costa formou governo minoritário). Em Lisboa a direita teve 35,4% em 2021 e o Passos Coelho teve 38,36% (elegendo 108 deputados).


Como foi a transferência de votos em Lisboa?

Já vimos que o PSD+... teve mais 2843 e o PS+... teve menos 27772 pelo que há que explicar para onde foram estes 24919 votos. 

3968 foram para pessoas que deixaram de votar ou que votarem menos em pequenos partidos.


Os restantes 20951 votos foram + para a IL e para o CHEGA!!!!!!

Não quero dizer que a transferência dos votos foi directamente da esquerda para estes partidos mas, no final, foi isso que aconteceu.


Quanto precisa o PSD aumentar para ganhar as legislativas?

Em 2019 o PSD + CDS + PPM tiveram 32,14%, uma queda dos 38,36% que não deram para formar governo. 

Nunca o PS apoia um governo minoritário do PSD e, um aumento de votação no PSD+CDS+PPM apenas acontece se conseguirem esmagar a IL (o CHEGA vai resistir mais ao eventual voto útil).

E para o PSD+CDS+PPM terem maioria absoluta, têm que ter à volta dos 43% o que traduz que por cada 3 voto que tiveram em 2019, precisam aumentar agora para 4 votos, um aumento percentual que é 10 vezes o aumento verificado em Lisboa.


O que diz a melhor sondagem?

Aquela sondagem muito fraquinha (só tem 600 respostas) em que o Rui Banana Rio mandou por SMS (e que é uma encomenda  do PS) indica que o PSD pode ter entre 23% e 31%, ainda muito longe da vitoria/derrota de 2015 do Passos Coelho e extraordinariamente longe dos necessários 43%.


Vamos ter mais do mesmo.

Como não há oposição que se veja, não se vê qualquer contestação à volta do governo.

Se o PSD não consegue identificar e tornar público de forma convincente onde o governo está a falhar e como poderia ser feito diferente, o povo que votou PS em 2019 não vai mudar só porque sim.

Também é muito difícil o PS ter maioria absoluta pelo que vai ficar tudo na mesma.

Arrisco a dizer que o PS vai ficar entre 100 e 110 deputados, o PSD+CDS vão ficar entre 70 e 90 deputados. O BE, CDU, PAN e Livre vão perder deputados para o CHEGA e a IL.

Dou muita margem no limite inferior do PSD+CDS porque pode acontecer o "terramoto CHEGA" (eleger 20 deputados) o que fará o PSD+CDS afundar para 70 deputados.


Na noite de 30 de Janeiro de 2022, Rui Banana Rio vai anunciar a sua grande vitória eleitoral.

Daquelas que o Cunhal anunciou repetidamente. 

"Eu nunca perdi na vida e hoje tive mais uma grande vitória, contra as sondagens que me davam uma derrota estrondosa, contra o Rangel, contra os incêndios florestais, contra o carro do Cabrita, fui eleito deputado".

 

É impossível ganhar com uma oposição de manços.


0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code