Só pode ser por pior gestão.
Reparem que eu não disse que era "má gestão", digo apenas que é pior do que a gestão dos seus concorrentes.
Uma empresa consome inputs (que adquire no mercado) que transforma em outputs (que vende no mercado). Havendo muitos concorrentes a tendência é que o lucro de cada uma das empresas seja zero. Para uma dessas empresas ter lucro terá que tiver melhor gestão que a média das concorrentes e terá prejuízo se fizer pior do que a média.
É esta a razão para as empresas públicas serem monopólios, ao excluírem a oposição, por pior que seja a gestão, podem sempre cobrar um preço que garante não terem prejuízo.
Vamos a umas contas sobre aviação.
Vou pegar no Airbus 320 com 170 lugares.
Tenho que calcular o custo do avião, o custo do combustível e ainda o custo com o pessoal.
Custo de capital e manutenção.
Tem um preço de 90 milhões €. A amortizar em 25 anos com uma taxa de juro de 3,5%/ano. Com 15% para manutenção, teremos um leasing de 120 mil € por semana.
Vamos supor que este avião faz Lisboa / Nova York 3 vezes por semana (33 mil km por semana), dá 3,6€/km, barato.
Custo de combustível.
O consumo é de 440 litros/100 km.
Estado preço do combustível para avião em 2,20USD/galão, dá 0,43€/litro.
Temos então um custo de 1,90€/km, 62 mil € por semana para fazer os 33 mil km.
Custo com Pessoal.
Se tem 2 pilotos (10 mil €/semana) e 8 assistentes (2500€/semana), dá 12500€/semana.
Repartição de custos.
Capital (importado) = 120/(120+62+12,5) = 62%
Combustível (importado) = 62/(120+62+12,5) = 32%
Trabalhadores (nacional) = 12,5/(120+62+12,5) = 6%
Apenas 6% do custo de produção são de incorporação nacional (pensando que os trabalhadores são portugueses)
Em quanto fica a viagem ida e volta Lisboa-Nova York?
Depende da taxa de ocupação. vou considerar duas hipóteses.
100% de ocupação = (120+62+12,5)/3/170 = 381€ / passageiro.
80% de ocupação = (120+62+12,5)/3/170/0,80 = 477€ / passageiro.
60% de ocupação = (120+62+12,5)/3/170/0,60 = 636€ / passageiro.
E quanto está a TAP a cobrar por uma viagem LSB-NY de ida e volta?
São 305€ incluindo taxas!!!!!!!!!!
Não, não é engano, atendendo à concorrência, é este o preço que a TAP consegue cobrar.
Já compreenderam porque a TAP dá prejuízo?
A TAP tem um custo de 477€/passageiro (se conseguir 80% de ocupação) dos quais 446€ são importações de combustível e do avião.
Depois, exporta 305€ (pensando que as taxas são zero).
Estão a ver como a TAP é estratégica para a nossa economia?
Cobrando 305€ e precisando cobrar 477€, alguém imagina que alguma vez poderá ser rentável mesmo que seja muito bem gerida?
É que o custo de produção, sem qualquer intervenção do gestor, é o triplo do preço cobrado.
Cada passageiro que vai a NY e volta é subsidiado pelos contribuintes em 172€.
Faz todo o sentido!!!!!!!!!!!!!!! Na cabeça de uma barata.
Por mais voltas que a gestora dê na cama, a viagem não pode ser rentável, mesmo que o avião vá com lotação de 100%.
Bom Natal.
Mas não podem pensar nisto, nas balelas que o ministro Pedro Nuno Santos, as verdadeiras fake news, vomita nas televisões,
Tinha-me enganado no preço do avião :-(
1 comentários:
Esses numeros de merceeiro não funcionam na vida real. Esse preço não é para todos os passageiros. Apenas alguns que conseguem comprar o bilhete a esse preço. Como sabe há muitas tarifas dentro do mesmo vôo. Os pilotos não ganham 5000€ por semana. O A320 não chega a nova iorque sendo portanto um avião maior com mais passageiros. Esse avião faz mais do que 3 viagens por semana. Além de que leva carga paga. Portanto o seu e exercício é demagogo parvo e irresponsável. Para não falar que a TAP SA, ou seja, o transporte aéreo tem por norma resultados operacionais positivos. A VEM Manutenção e Engenharia é que trouxe em todos estes anos a maior parte do prejuízo à TAP. Um negócio resultado do esquema socialista de entrada da PT no brasil que não deu em nada. Portanto deixe estes devaneios para gente séria que sabe do que fala em vez da parvoíce que acabou de escrever acima. Bons vôos!
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