segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Os aiatólas gastaram o dinheiro a fazer bombas atómicas e esqueceram o abastecimento de água a Teerão.

Teerão está a 30 dias de ficar sem água.

Naturalmente, a nossa comunicação social esquerdistas diz que tal se deve "às alterações climáticas" sem apresentarem qualquer fonte ou dado.


Será que os rios que abastecem Teerão têm diminuído de caudal?

Não.


Então qual é o problema?

Em 1960, no tempo do "Satã" Xá do Irão Reza Pahlavi, foi feita uma barragem no Karaj com 202 milhões de m3 de capacidade de armazenamento. 

Nesse ano, a população de Teerão era de 2.7 milhões de pessoas o que traduz que, pensando um consumo diário por pessoa de 50 litros de água, o embalse tinha água para 4 anos.

Acontece que, no entretanto, a população aumentou para 10 milhões de pessoas, o consumo por pessoa aumentou e as perdas também. Imaginando que hoje cada pessoa precisa de 100 litros de água por dia, o embalse já só tem água para 200 dias.


Acresce a agricultura.

Em 1960 a água fluía para os campos por gravidade. Como a água é gratuita, os agricultores usam moto-bombas para regar cada vez mais terrenos o que esgota rapidamente os aquíferos e a água das barragens.

Por isso, o abastecimento a Teerão tem bastante menos do que 200 dias de segurança.


Vieram os "libertadores" Aiatólas e nada mais se fez que não seja 'bombas atómicas'.

O Irão precisava transformar-se rapidamente num potência mundial para, assim, fazer como Saladino, exterminar o "regímen Sionista". Desta forma, todos os recursos foram destinados ao enriquecimento de Urânio.

O mais interessante é que já ninguém faz bombas atómicas de Urânio!!!!!!! São todas feitas de Plutónio!!!!! porque são muito mais baratas, compactas e com maior potência.

Gastando os recursos do petróleo em coisas que não interessam nem ao Menino Jesus, enriquecimento de urânio e financiamento de grupos terroristas, nunca mais fizeram nada que servisse o povo. 


O caudal do Rio Karaj é 5,5 vezes o do Rio Mira.

O Rio Karaj não é muito grande mas tem um caudal que é 5.5 vezes o do Rio Mira e mais do dobro do do Rio Jordão e ainda existem outros rios nas vizinhanças de Teerão. Mas vou-me concentrar apenas no Karaj.

O caudal anual do Rio Karaj é de 500 hm3 (um hectómetro cúbito é um milhão de metros cúbicos) e a Barragem tem 200 hm3 de capacidade de armazenamento, o correspondente ao armazenamento de 5 meses.

O caudal anual do Rio Mira é de 91 hm3 e a Barragem de Santa Clara tem 485 hm3 de capacidade de armazenamento, o correspondente ao armazenamento de 64 meses de caudal.

O clima do Irão é de transição (como o do nosso sul, Alentejo/Algarve) o que se traduz pela oscilação da quantidade de chuva de ano par ano. Então, havendo reservas para menos de um ano


Teerão vive a pior seca nos últimos 50 anos.

Se é a pior desde 1965, tal traduz que é uma situação normal, isto é, em 1965 tiveram uma seca idêntica à de 2025. Por exemplo, as barragens são construídas para fazer face a fenómenos extremos que acontecem apenas uma vez em cada 1000 anos.

Acresce que a população e o consumo da cidade aumentaram enormemente pelo que não há capacidade para fazer face à actual situação extrema.

Se um avião se arranca de Lisboa para fazer uma viagem até ao Rio de Janeiro com apenas metade do depósito cheio, não é culpa da distância ficar sem combustível a meio da viagem!!!!!

A culpa nunca é da Natureza e, em particular, do clima, a culpa é sempre da falha humana que se não precaveu para as eventualidades extremas.


Para fazer face às oscilações do caudal do Rio Karaj é necessário investir numa nova barragem.

Uma coisa como Santa Clara que armazena a água correspondente a 5 anos. Aumentar o armazenamento 10 vezes, passar dos actuais 200 hm3 para 2000 hm3.

Também é preciso dar prioridade ao abastecimento da cidade em desfavor dos agricultores porque um m3 de água para a agricultura traduz um valor na ordem dos 0,05€/m3 enquanto que para abastecimento urbano tem um valor pelo menos 10 vezes superior. 


E agora?

A situação é desesperada.

Há águapara 30 dias, até fins de Agosto, mas não se prevê que haja chuva em Agosto nem Setembro.

Nem estou a imagina a catástrofe que será se houver um corte total da água a Teerão. Será Gaza a multiplicar por milhares de vezes.

Lá se vão os Aiatólas para Moscovo, viver junto ao Al-Assad :-). 

Sim, o Al-Assad, a bonita família e os generais do regime estão em Moscovo, vivos e de saúde!!!!!!

Dizem as Testemunhas do Senhor Jeová que é um sinal de que o Fim-do-Mundo está próximo.




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code