sábado, 3 de abril de 2021

Se o Canal do Suez fosse assim tão importante, o Egipto seria um país rico.

Como sabem o Canal do Suez esteve uma semanita fechado.

Logo os comentadores não se cansaram de dizer asneiras.

Vou tentar desfazer todas essas verdades falsas.


Porque não cobra o Egipto um preço exorbitante?

O preço que o Egipto cobra é o máximo possível. Se não houvesse alternativa esse preço seria o de monopólio, exorbitante, o que faria o Egipto um país muito rico.

O problema é que cobra apenas cerca de 50USD, 40€ por contentor de 6 metros (contentor de 20 pés, TFU). Cobrará cerca de 1 milhão USD parra a passagem de um porta-contentores de 20000 TFU.

Cobra este preço porque os navios podem, em alternativa, dar a volta pela África do Sul.


1 = É falso que a viagem pelo Sul de África demora mais 15 dias.

O tempo que um navio demora a fazer a viagem Xangai-Roterdão tem a ver com o custo diário do navio e tripulação (quantos menos dias, melhor) e o custo de combustível.

Actualmente, a velocidade média dos navios anda em cerca de 18 km/h, 430 km/dia e, a esta velocidade, o navio gasta cerca de 0,3 litros de combustível por contentor e por 100 km.

A viagem de Xangai (o maior porto do mundo, na China) até Roterdão ou Londres (os maiores portos europeus) pelo Suez, são cerca de 20 mil km, demora 46 dias e gasta 60 litros de combustível por contentor.

A mesma viagem contornando África, como cortam caminho, aumenta a distância a percorrer para  27 mil km. À mesma velocidade, a mesma viagem demorará 62 dias e gastará 80 litros de combustível por contentor.

Mas a comparação tem que ser feita com igual duração.

Para o navio demorar o mesmo tempo, tem que viajar mais rapidamente. Assim, precisa aumentar a velocidade em 35%, de 18km/h para 24 km/h, o que é totalmente possível (a velocidade máxima é de 44km/h) o problema é que gasta mais combustível, aumentando de 0,3 para 0,3*1,35*1,35 = 0,55. A esta velocidade, o gasto de combustível total será de 150 litros por contentor.

Então, a única diferença entre as duas rotas é que a rota pelo Sul gasta mais 90 litros de combustível.

90 litros a 0,50USD/litro dá 45USD por contentor.


Ficaram a perceber porque cruzar o Suez custa 50USD por contentor?

É que se for mais caro, os navios aceleram e vão todos pela rota do Cabo.

Chama-se a isto o "preço limite".

Para os navios do Japão, Coreia do Sul, China, Singapura, Índia para a Europa é mais económico atravessar o canal do Suez se o preço for 50USD/contentor. Para a costa oriental dos USA já dá ela por ela.

Para navios da Austrália ou para a América do Sul, já é mais rentável fazer a viagem pelo Sul.


É falso ser competitivo fazer a viagem de comboio pelo Irão.

O Irão é governado por "padres". Se nós, que somos governados por Economistas, é como é, com ideias faraónicas de "hidrogénio verde", TGV e outras maluqueiras, imaginem que éramos governados por padres.

O problema do comboio é que nunca pode competir com o consumo de 0,3 litros de combustível por contentores por 100km.Também não pode competir com o facto da "linha marítima" (o mar) já estar feita e não tem custos de manutenção enquanto que uma linha de comboios é caríssima e tem muita manutenção (os comboios dão cabo dos carris).

Para termos uma ideia, mandar um contentor de Leixões até Roterdão por comboio ou camião (2000km) custa cerca de 2000€, enquanto que enviar o mesmo contentor de Roterdão para Xangai por barco (uma distância 10 vezes maior) custa cerca de 700€, um terço do preço.

Pode-se dizer que é mais rápido mas, por km, o comboio é 30 vezes mais caro.

E as pessoas não querem saber da velocidade e prova disso é que os navios viajam a 18km/h quando podem viajar a 44km/h.


Os velhos pensam na juventude, quando eram felizes a ver os comboios passar.

Os comboios é uma coisa dos velhos, lembrarem-se das horas passadas a ver os comboios a passar ou das miniaturas que receberam quando eram crianças.

Os transportes dos jovens, dos tempos futuros não serão so comboios mas antes as e-scooters, as e-bikes e as e-skates.

Em vez de enterrar milhares de milhões de euros em TGV, o que é preciso é tirar os empedrados das estradas e fazer vias  especialmente desenhadas para estes novos veículos, longe dos carros.


Este e-skate todo-terreno pesa 13,5 kg, atinge 30km/h, tem autonomia para 25 km e custa 435€

1 comentários:

Anónimo disse...

Bom post! Carris não só é caro como não é door-to-door. Só acrescentava a possibilidade de no futuro termos cargo airship , depois existiria major Hubs perto de cada continente e entrega do contentor diretamente no destino, sem necessidade de fazer transporte através de carris/camião!
CC

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