sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Nas e-bicicletas, os pedais não fazem sentido económico

Nos micro-veículos existem dois tipos, as scooters e as bicicletas.

A scooter é um veículo muito antigo, talvez já existindo na idade da pedra que, ainda hoje é muito utilizado em África, feito de madeira, usado para transportar cargas pesadas (com a pessoa a caminhar ao seu lado).

A roda tem uma maior eficiência energética do que arrastar a carga porque o "arrastar" entre o eixo e a "cama" é inferior à distância percorrida. Por exemplo, usando um eixo de 5cm uma roda de 50 cm de diâmetro, a energia necessária na scooter reduz-se 90%.

O termo inglês "scooter" (a tradução literal é 'um pessoa que anda a grande velocidade') resulta de os jovens conseguirem andar de pé, a grande velocidade, na scooter primitiva.

A tradução para francês é "vélocipède" que deu origem ao termo velocípede. 

Em português, a scooter mais simples chama-se trotinete (em Portugal) ou patinete (no Brasil), ficando o termos scooter reservado para uma espécie de motorizada (em que a pessoa viaja com os pés juntos).

grupo de quatro rapazes com scooters em madeira no Congo
Fig. 1 - Grupo de jovens com as suas scooters de madeira no Congo.


Fig. 2 - Aí vai o jovem, a espanar. Se a GNR de lá tiver radar, ...


A bicicleta é uma evolução da scooter onde o "pau" horizontal se transforma num quadro triangular metálico. Esta inovação diminui o peso do veículo, permite que a pessoa viaje sentada mas impossibilita que a pessoa "dê à perna".

O termos "bi" não se refere a haver duas rodas (a scooter já tem duas rodas) mas por ter sido acrescentada a "roda dos pedais". 


Então, porque não faz sentido, em termos económicos, a bicicleta eléctrica ter pedais?

Porque a energia "humana" é muito mais cara que a energia eléctrica.

Um ciclista, a 20km/h em terreno plano debita cerca de 150W de potência mecânica. Por causa do rendimento da máquina humana ser na ordem dos 20%, para percorrer os 20 km a pedalar será preciso comer 250g de pão o que tem um preço na ordem dos 0,50€.

Em comparação, os 150W eléctricos, considerando que a bateria custa 200€/kwh, aceita 500 cargas e o preço da electricidade são 0,20€/kwh, têm um custo na ordem dos 0,10€.

Fig. 3 - Veículo com capacidade para 5 adultos. Este tipo de transporte colectivo de passageiros é muito eficiente mas não é aconselhável que viajem homens juntos com mulheres ou gays!


Os pedais acrescentam complexidade à bicicleta.

A pessoa pensa que, ao pedalar, está a ser "amigo do ambiente" mas, por um lado, produzir 250g de pão gasta muita energia e, por outro lado, torna a bicicleta complexa, o que aumenta os custos (e a energia) de produção.

Além disso, a electricidade já é, na maior parte, produzida por fontes renováveis, com tendência para aumentar.


Custos.

Fiz uma pesquisa de e-sccoters e encontrei a Xiaomi Mi Electric Scooter Essential (Velocidade Máx: 20 km/h | Autonomia: 20 km) por 239€ (na  Gteche a mais robusta Trotinete Eléctrica Xiaomi Mi Electric Scooter 1S (Velocidade Máx: 25 km/h | Autonomia: 30 km) por 339€.

São fáceis de arrumar (no transportes público, no elevador, no carro ou em casa).

Como a pessoa viaja de pé, não precisa de vestuário especial (por exemplo, as meninas podem conduzir de mini-saia). É uma desvantagem para viagens longas.

Fig. 4 - Por 239€, consegue-se um veículo eléctrico descapotável de dois lugares.


Já há bicicletas sem pedais! 

O nosso governo ainda anda a investir em comboios que são uma solução, em termos económicos, completamente obsoleta. A iniciativa privada, vendo uma vantagem, aproveita-a logo em seu favor e do cliente.

A e-bike Storex Urbanglide 140 (Velocidade Máxima: 25 km/h, Autonomia: 18 km) está à venda na Radio Popular por 360 €, uns 100€  mais cara que uma e-scooter comparável.

E a Urbanglide C4, com pedais e mais robusta (Velocidade Máxima: 25 km/h, Autonomia: 33 km) está à venda na Radio Popular por 850 €, mais do dobro de uma trotinete comparável.


0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code